Melhor câmbio: 5 dicas para encontrar dólar mais barato

Saiba quais estratégias colocar em prática para conseguir o melhor câmbio na compra de dólar e outras moedas internacionais!

Vai fazer uma viagem internacional, um curso no exterior ou investir em ações de empresas globais, mas está preocupado em como obter o melhor câmbio? Pois saiba que essa é uma dúvida comum, principalmente quando envolve moedas muito valorizadas na atualidade quanto ao real, como ocorre com o dólar.

Afinal, obter o melhor custo-benefício é importante não só para evitar gastos excessivos, mas também para não comprometer os seus objetivos fora do país. Por isso, neste artigo, listamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer a melhor compra de moeda. Confira!

O que é câmbio?

O câmbio é o processo de troca de uma moeda por outra, por meio de compra e venda. Isso pode acontecer, por exemplo, com a compra de dólar a partir do real, de ienes a partir do dólar e assim por diante. O que define a cotação de cada moeda é o mercado financeiro e o Banco Central. Como o motivo de valorização de uma moeda em relação à outra é externo, existem moedas mais caras e baratas do que outras.

O que é casa de câmbio?

Uma casa de câmbio é uma instituição que trabalha com a comercialização de moedas de diferentes países. Isto é, a corretora de câmbio compra e vende moedas internacionais para civis, empresas e órgãos públicos. As casas de câmbio são regulamentadas pelo Banco Central para promover um sistema financeiro seguro e justo com o poder de compra da moeda brasileira.

Alguns desses estabelecimentos estão vinculados a bancos ou outras instituições financeiras. Já outros operam de forma autônoma, com unidades físicas e/ou virtuais. 

Além da compra e venda de dólar australiano, peso argentino, libra, franco suíço e afins em espécie, muitas delas também oferecem outros serviços. O objetivo por trás disso é não só ampliar a própria clientela, como também o retorno financeiro da organização.

Serviços oferecidos nas casas de câmbio:

  • compra e venda de moedas estrangeiras em espécie;
  • transferências internacionais;
  • seguros de viagem;
  • cartões internacionais pré-pagos;
  • troca de cheques internacionais;
  • programas e passeios turísticos;
  • aluguel de veículos no exterior;
  • passagens aéreas;
  • traslados locais no destino;
  • chips com combos de internet e minutos para ligações internacionais.

Origem do nome casa de câmbio

A expressão casa de câmbio tem origem na língua francesa, “bureau de change”, que significa “mesa de intercâmbio”. Durante séculos na Europa, as moedas internacionais eram trocadas por ouro nas mesas de intercâmbio, que eventualmente deram lugar ao mercado de câmbio. Justamente por isso, é comum encontrar esse termo sendo amplamente usado na Europa, além das regiões do Canadá que falam francês.

Como funcionam as negociações de lances online?

Nas negociações de lances online, o cliente oferece um valor para comprar a moeda. Ele é enviado para as casas de câmbio e a primeira a aceitar a oferta consegue os contratos com o cliente para tratar direto com ele.

Existem sites que informam a cotação da moeda em casas de câmbio e onde os clientes podem participar de leilões virtuais e disputar com consumidores presenciais.

Esse é um processo que já existe há alguns anos no mercado, com foco em dar mais poder de escolha e decisão ao consumidor. É uma possibilidade também de negociar um preço mais acessível para comprar moedas de outras nações.

A contrapartida é que ele demanda mais tempo da sua parte, sendo necessário para acompanhar a evolução da cotação da moeda e as projeções delas para os próximos dias. Isso sem falar nos custos extras envolvidos nessas plataformas e a variedade disponível de alternativas de casas de câmbio.

Esse cenário pode não ser viável para quem vai viajar de última hora ou vai passar muito tempo no exterior. É mais útil fazer remessas para uma conta internacional.

Como conseguir melhor câmbio para dólar?

1. Compre o dólar ainda no Brasil

Comprar dólar no exterior deixa o viajante à mercê de tarifas altas e até mesmo abusivas. Por isso, não deixe para comprar dólar fora do Brasil. Uma vez no exterior, você não terá tempo para pesquisar qual casa de câmbio tem o melhor custo-benefício para o seu bolso.

A urgência de adquirir a moeda local para fazer seus programas, se transportar e comer será um enorme problema. Por isso, compre dólar em território nacional para poder analisar suas alternativas com calma.

2. Verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central

Antes de comprar dólar, verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central. Esse é um processo importante para garantir mais segurança e evitar compras com operadores ilegais. Vale lembrar que a instituição deve ser autorizada pelo BC para operações no mercado de câmbio. 

3. Entenda o valor efetivo total da sua compra

Ao fazer sua cotação, peça para o estabelecimento informar o Valor Efetivo Total (VET) . Ou seja, quanto você realmente vai desembolsar no final da compra. Na operação de câmbio, você não paga só pela moeda em si, mas também por custos internos da empresa, IOF e tarifas cambiais externas.

Já em plataformas online, ele deve ser apresentado desde a tela inicial de contratação do serviço, sempre de forma acessível para não gerar dúvidas ou induzir você ao erro. Quanto maior for a transparência da casa de câmbio no processo, melhor para o seu bolso.

4. Avalie os custos adicionais para receber o dinheiro

Ao realizar a compra de moedas estrangeiras pela internet, fique atento aos custos adicionais. Você pode escolher retirar o dinheiro na casa de câmbio ou receber em casa. Para retirada no estabelecimento, é comum que não haja cobranças extras. Porém, a entrega em domicílio pode acarretar taxas e tarifas extras que vão encarecer a sua compra.

5. Use a tecnologia para encontrar o melhor câmbio para dólar

Atualmente, existe uma série de recursos que ajudam os consumidores a conferir os valores correntes das moedas, como aplicativos e sites. Ferramentas que traçam comparações entre elas e, inclusive, oferecem a opção de leilão e compra online. Tudo para otimizar o câmbio. 

Um exemplo disso é a Remessa Online. Por meio da plataforma, você acompanha a cotação do dólar comercial em tempo real. Basta acessar o site para conferir a variação cambial das principais moedas do mundo.

Além disso, por meio da Remessa Online, você realiza transferências internacionais com taxas justas. Aqui, você envia e recebe dinheiro do exterior com segurança, agilidade e economia em relação aos bancos tradicionais.

Principais dúvidas sobre câmbio

Preciso de qual documento para comprar moedas estrangeiras?

Para comprar moedas estrangeiras, você deve apresentar um documento de identificação com foto, como CNH, RG e CPF, ou passaporte. A aquisição não pode ser feita em nome de terceiros, somente pelo próprio portador dos documentos.

No caso de estrangeiros que vivem no Brasil, é necessário a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o CPF. Para aqueles que são do Mercosul, basta apresentar o documento de identificação do país que seja equivalente ao RG. Por fim, aqueles que estão apenas de passagem pelo Brasil terão que apresentar o passaporte.

Preciso declarar algo para a Receita Federal?

Valores abaixo de US$ 10 mil estão isentos de qualquer tipo de declaração. Porém, atenção: se você pretende sair do país com um montante em espécie superior a essa quantia, independentemente do meio de transporte, deverá informar à Receita Federal.

O processo é bem simples, feito pelo portal do próprio órgão. Nele, você preenche a sua Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), informando os seus dados pessoais e da sua viagem. Além disso, é preciso informar quanto de dinheiro você vai levar consigo e qual(is) é (são) a(s) moeda(s) sob sua posse.

Posso comprar outras moedas pelo cartão de crédito?

É possível comprar moedas pelo cartão de crédito tanto em casas de câmbio quanto corretoras de bancos e instituições financeiras. Uma das principais vantagens dessa alternativa é a proteção contra a variação cambial. Isso porque a quantia paga pelo cliente é referente ao valor da moeda na hora da compra.

Antes de comprar dólar ou qualquer outra moeda, faça um levantamento da média de custo de aquisição em plataformas e casas de câmbio da sua região. A partir disso, fique atento a ofertas muito tentadoras, com valores demasiadamente baixos em relação à concorrência. Isso porque o local de compra da moeda pode estar irregular e até aplicar golpes nos clientes.

Encontrar o melhor câmbio para a moeda desejada pode ser uma tarefa complicada para quem não está habituado. Por sorte, há plataformas que descomplicam esse processo. É o caso da Remessa Online que oferece um serviço que te permite acompanhar a cotação do dólar e outras 14 moedas com informações atualizadas em tempo real.

Faça um teste, experimente a praticidade da ferramenta de cotação do dólar e aproveite para conhecer os serviços da Remessa Online que o ajudam a enviar e receber dinheiro do exterior!

Resumindo

O que é casa de câmbio?

A casa de câmbio é um ambiente de comercialização de moedas internacionais. Ela permite que pessoas físicas ou jurídicas que vão sair ou entrar em um território internacional tenham a moeda do país de destino.

Como conseguir melhor câmbio para dólar?

1. Dê preferência à compra em território nacional
2. Desconfie de ofertas excessivamente baixas
3. Compreenda como funciona o valor efetivo total da sua compra
4. Avalie custos adicionais para retirada na casa de câmbio e entrega em casa
5. Use a tecnologia para encontrar o melhor câmbio para dólar

Qual a melhor empresa de câmbio?

As principais empresas de câmbio do Brasil são:
1. Levycam
2. Confidence Câmbio
3. Treviso
4. Boa Taxa
5. Câmbio Online
6. Cotação

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático