Quais são os 4 Ps do Marketing? Conheça 2 exemplos

Os 4 Ps do marketing são: produto, praça, preço e promoção. Saiba mais sobre cada um deles e a origem dessa estratégia!

As estratégias de marketing são muito importantes para que um negócio prospere no mercado. Quando falamos em estratégia, os chamados 4 Ps do marketing são uma das que mais se destacam nesse cenário.

Para quem já conhece o que é marketing, essa é uma técnica antiga. Com a popularização da internet, ela foi sendo adaptada conforme os novos hábitos e comportamentos do cliente.

Dividida em 4 pilares, a técnica ajuda a dar embasamento a estratégias de marketing de pequenas, médias e grandes empresas.

Neste artigo, reunimos algumas informações dos 4 Ps do marketing para colocá-los em prática no seu negócio. Então, continue a leitura para saber tudo!

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4Ps do marketing é um conceito que abrange os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing que começam com a letra “P”. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

Criado em 1960 e popularizado por Philip Kotler, o conceito dos 4Ps do marketing sofreu diversas adaptações conforme os meios de comunicação se transformaram.

Após a chegada da internet, a estratégia precisou ser repensada para adaptar-se ao meio digital e às novas exigências dos usuários. Eles buscam cada vez mais conforto, praticidade e rapidez.

Além disso, o universo digital trouxe uma vastidão de conteúdos, tornando importante também a criação de novas estratégias para que a empresa possa ser notada.

Os 4 Ps do marketing buscam resumir cada conceito básico do marketing, sendo considerados variáveis interdependentes. Ou seja, uma influencia a outra no resultado.

Com os 4 Ps do marketing planejados também em conjunto, é possível ter uma percepção muito maior da sua estratégia.

Mas o que são cada um dos 4 Ps e como eles funcionam na prática? Confira a seguir!

Primeiro P: Preço

A precificação é um fator determinante para a percepção da marca pelo público. Ou seja, ele ajuda a definir a imagem do produto e da empresa, se tornando essencial para realizar a comunicação de forma assertiva com os clientes.

Nesse sentido, é interessante pensar que imagem você quer passar para os seus consumidores por meio da precificação.

Produtos muito baratos podem ser percebidos pelo público como de menor qualidade em relação à concorrência. Por outro lado, tal estratégia também facilita a decisão de compra.

Do mesmo modo, garantir preços baixos demais, mas que não cumpram os prejuízos financeiros da empresa, não é das melhores opções.

É importante considerar o preço mesmo sendo uma empresa iniciante que quer se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Afinal, ele é o único dos 4 Ps do marketing que gera lucro direto para o negócio.

Portanto, tente ao máximo chegar a um preço justo de mercado. Ele precisa cobrir as despesas, mas também atrair novos clientes e facilitar a tomada de decisão deles.

Nesse sentido, também é importante se atentar com a precificação alta demais. Embora essa escolha passe mais sofisticação de marca, oferecer um preço alto com uma qualidade média pode fazer com que seus clientes nunca mais voltem.

Além desses pontos, é importante se atentar a possíveis características que podem causar variações no preço. Por exemplo, condições de pagamento, região e até mesmo a inflação.

Segundo P: Produto

Se o preço é o que você recebe do cliente, o produto faz a direção contrária: ele é o que o cliente investe em troca.

Ele também é a base da criação da sua empresa. Afinal, todo negócio precisa vender alguma coisa. Nesse sentido, a ideia de oferecer um serviço também entra nessa parte dos 4 Ps do marketing.

Por isso, é importante pensar em tudo que envolve o produto, buscando sempre trazer a imagem de marca que mais se assemelha com o público-alvo. Algumas características que devem ser consideradas são:

  • design (fontes, cores, etc);
  • tamanho da embalagem;
  • qualidade do produto;
  • branding;
  • benefícios (suporte, garantia, etc).

Nesse P, é importante tentar pensar no que o consumidor busca da sua marca. Por exemplo, ao comprar um chinelo, o cliente busca por características como:

  • conforto;
  • praticidade;
  • frescor;
  • agilidade.

Algumas empresas vendem um calçado mais “informal”, feito para o dia a dia. Portanto, é importante também pensar em todos os aspectos que complementam o produto.

Terceiro P: Praça

Você provavelmente já se deparou com uma feirinha, uma venda de livros ou até mesmo um pequeno festival numa praça. Isso tudo, pensando em promover a mesma coisa: produto.

A ideia da palavra “praça” vem do inglês “place”, que significa lugar. Ela também é usada para definir o marketplace, ou seja: lugar de compras.

Nesse sentido, podemos definir esse P como lugar de compras: canais de vendas e pontos de distribuição, sejam eles digitais, sejam físicos.

É no P de Praça que sua empresa precisa pensar em como o produto chegará até o consumidor. Não podemos esquecer que os 4 Ps do marketing são co-dependentes. Portanto, considerar como o produto vai chegar até o cliente também é importante para definir o preço a ser cobrado no valor final.

Nessa etapa, você vai decidir:

  • quais serão os canais de distribuição;
  • onde será a distribuição (física ou digital? Em quais regiões? Em quais pontos de venda?);
  • frete;
  • logística;
  • locais de estoque;
  • tempo de entrega.

Aqui, é importante saber onde sua persona está localizada. Para um público mais jovem, é interessante apostar em pontos de venda digitais, além de canais de distribuição que envolvam uma estratégia omnichannel.

Errar nesse P pode prejudicar as vendas mesmo se seu produto e preço estiverem alinhados. Afinal, o seu público-alvo não conseguirá chegar até a sua oferta. Para Praça, é importante se lembrar do ditado popular que diz: “quem não é visto, não é lembrado”.

Quarto P: Promoção

Esse é um dos 4 Ps de marketing que mais lembra o conceito da estratégia de marketing na sua forma mais básica. É nessa parte que vamos, efetivamente, divulgar a marca e estimular a demanda pelo produto.

Por isso, antes do P de Promoção, é importante que todas as outras etapas estejam alinhadas. De nada vale uma boa divulgação, se o produto ou o preço não agradar, ou se ela for feita no lugar errado.

Nesse P, o objetivo é criar o interesse do público com estratégias de persuasão, que vão além de um produto de qualidade e um preço justo.

Para isso, podemos utilizar táticas como:

  • promoção de vendas;
  • blog;
  • descontos;
  • testes gratuitos;
  • redes sociais;
  • assessoria;
  • publicidade;
  • influenciadores.

É claro que, com a popularização da internet, esse P foi totalmente transformado. Antes, as estratégias de Promoção não precisavam considerar as ações digitais, como comentários dos usuários ou engajamento em redes sociais.

Um case de sucesso desse P é o da Magazine Luiza, que aumentou suas vendas e visibilidade de marca graças à brand persona criada pela empresa: a Lu do Magalu.

Quais são exemplos do uso correto dos 4 Ps do marketing?

Reunimos cases de sucesso de grandes empresas que se tornaram exemplos na utilização dos 4 Ps do marketing.

1. Coca-Cola

Fundada em 1886, a Coca-Cola é uma empresa cujo principal produto é o refrigerante. Com mais de 100 anos de história e muitos sucessos de marketing e publicidade, essa é uma marca que não passa despercebida por ninguém.

Seu produto é claro, bem definido, com uma imagem de marca única e de destaque. Afinal, quem não conhece o vermelho e branco, além da fonte característica?

Os seus produtos também variam de acordo com as regiões em que são apresentados, considerando que a marca é mundialmente famosa.

Nesse sentido, a Coca-cola utiliza claramente dois Ps do marketing: Produto e Promoção. Isso, graças à publicidade forte da marca e às pequenas adaptações que ela faz para agradar a todos os seus públicos.

É possível ver a empresa como patrocinadora de grandes eventos, apoiadora de causas sociais, além de ser uma marca presente em todos os canais de distribuição.

2. Apple

Outra marca facilmente reconhecida e que utiliza muito bem os 4 Ps do marketing é a Apple. A empresa é conhecida por utilizar uma técnica de diferenciação. Mas o que isso significa, na prática?

Em comparação ao mercado competitivo, os produtos da Apple geralmente são mais caros. Ainda assim, muitas pessoas escolhem a marca, porque confiam na qualidade e sofisticação do produto em comparação com a concorrência.

A marca busca passar a sensação de destaque, utilizando essas características no design do produto e construção dos valores da empresa.

A Apple, mais do que um produto, carrega um status social. Por isso, seus 4 Ps do marketing são voltados para um público mais específico, fiel à marca, mas ainda assim muito popular.

É claro que, para que a estratégia continue dando certo, ela precisa sempre inovar na qualidade do produto e saber como divulgar esses benefícios para o público-alvo.

Por mais que a marca tenha muitos consumidores fiéis, adquirir novos interessados e agradar os atuais também é muito importante.

Como aplicar os 4 Ps do marketing na sua estratégia?

Reunimos algumas dicas para você poder aplicar o conceito dos 4 Ps do marketing no planejamento do seu negócio!

1. Defina o seu público-alvo

Você já deve ter percebido que o cliente é a parte mais importante do conceito, certo? Por isso, é importante saber quem é o seu público-alvo e onde ele pode ser encontrado.

Ele é a base para você poder aplicar os 4 Ps do marketing na sua empresa, considerando:

  • preço ideal;
  • diferenciais do produto;
  • canais de distribuição mais utilizados;
  • o que mais o público busca.

Nessa etapa, também é importante a criação de uma persona. É uma pessoa semi-fictícia, criada com base em dados, que representa o seu cliente e vai ajudar você a visualizar melhor como ele se comporta.

2. Realize um planejamento

Após definir o público-alvo, é importante planejar como colocar os 4 Ps do marketing em ação. Para isso, é necessário pensar em cada uma das estratégias e como colocá-las em prática.

Nessa etapa, você pode pensar em testes para ver como a estratégia funciona melhor, apostando em diferentes canais de distribuição, por exemplo.

Mas vale lembrar: tudo deve ser baseado no seu cliente. De nada adianta pensar em uma estratégia de Promoção para o Twitter, por exemplo, se seu público-alvo quase não usa a rede social.

3. Entre em ação

Não vale planejar, se todas as ideias ficarem no papel, certo? Por isso, garanta que, após realizar todo o seu planejamento, sua equipe entre em ação com mudanças efetivas.

Para garantir que o planejamento seja feito, você deve definir metas e prazos e cumpri-los. Já na implementação pelos times, é possível oferecer novos treinamentos e capacitações. Assim, ajudará os colaboradores a entenderem as mudanças no cenário da empresa e como essas estratégias se aplicam no dia a dia.

Agora, você sabe o que são os 4 Ps do marketing e como começar a ter sucesso nesse conceito tão importante no mercado atual.

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Resumindo

Quais são os 4 Ps do Marketing?

Os 4 Ps do marketing são: Produto, Praça, Preço e Promoção.

O que é Produto, Praça, Preço e Promoção?

Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.

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