5 dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
5 dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

A pandemia exigiu que as empresas se reinventassem para conseguir enfrentar esse momento complicado. Com tantos profissionais longe do escritório, aumentar a produtividade se tornou um desafio ainda maior.

Se você também precisa aumentar a produtividade do seu negócio, aproveite este conteúdo. Listamos 5 dicas que vão te ajudar a ter processos mais produtivos e uma equipe mais motivada. Confira!

Como aumentar a produtividade na sua empresa: veja 5 dicas!

1. Revise os processos internos

Alguns processos são importantes para organizar a empresa, mas outros acabam prejudicando o seu bom funcionamento. Processos ineficientes e mal estruturados impedem as empresas de crescer e impactam a produtividade dos profissionais.

Olhar para esses processos e tentar entender os erros e acertos de cada um, é uma forma de avaliar o que precisa ser melhorado e, assim, aumentar a produtividade do negócio.

2. Cuide da gestão do tempo

Todo e qualquer tempo perdido com atividades desnecessárias vai impactar os ganhos da empresa. Tarefas improdutivas, erros que geram retrabalho, reuniões em excesso e sem necessidade, além de outros fatores impedem que a empresa tenha uma boa gestão do tempo.

Entender quanto tempo é gasto em cada atividade vai te ajudar a organizar melhor as tarefas. Além disso, você poderá delegá-las para quem tem mais habilidade com uma ou outra e até eliminar aquelas que não são importantes para o negócio.

3. Tenha um ambiente organizado

Trabalhar em um ambiente desorganizado é um desafio difícil de ser enfrentado. Isso acaba desmotivando os profissionais. Ter clareza sobre as informações e o que precisa ser feito garante que os colaboradores não vão perder tempo.  

Além disso, a organização melhora a comunicação, tornando-a mais transparente, ajuda no desenvolvimento dos profissionais e na execução das atividades com maior efetividade.

4. Defina metas claras

A falta de direcionamentos é outro fator que prejudica a produtividade. Ter metas claras e bem definidas é uma forma de orientar os colaboradores sobre o que precisa ser feito e quais são as prioridades de negócios da empresa. 

Para isso, no entanto, a empresa precisa ter uma visão clara de onde quer chegar e o que deseja conquistar. Algumas metodologias, como SMART, OKRS e BSC podem te ajudar a definir as metas com maior clareza e objetividade.

5. Adote ferramentas ágeis em sua rotina

Para aumentar a produtividade da empresa, você precisa contar com ferramentas que agilizam os processos e permitem executar as tarefas em poucos passos. Perder tempo e dinheiro é prejudicial para o negócio e impede a empresa de escalar, crescer e se tornar mais competitiva.

A Remessa Online é uma plataforma que otimiza o envio e o recebimento de transferências internacionais, eliminando as burocracias e o tempo perdido. Quer saber como a Remessa Online ajuda a aumentar a produtividade do seu negócio? Acesse nosso site!

Assuntos relacionados