5 livros sobre o mercado financeiros que são imperdíveis

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
5-livros-sobre-mercado-financeiro-que-são-imperdíveis

Inicialmente, entender o mercado financeiro pode ser desafiador. O mercado reúne muitos jargões e termos que não fazem parte da rotina das pessoas. No passado esse cenário era ainda mais restrito, hoje, no entanto, tem muito conteúdo disponível na internet. Para quem prefere se aprofundar e busca informações mais ricas, os livros sobre mercado financeiro continuam sendo a melhor alternativa.

A popularização do mercado e do acesso à informação tem estimulado a produção de livros mais acessíveis e didáticos para quem quer começar a entender. Neste artigo, listamos 5 livros sobre mercado financeiro que são imperdíveis. Confira!

5 livros sobre mercado financeiro para entender melhor o assunto

1. Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki

Pai Rico, pai pobre é um clássico. O livro é recomendado por muitos investidores, especialistas e autoridades no assunto. Embora tenha sido publicado pela primeira vez em 1997, o livro continua muito atual. 

Robert Kiyosaki fala sobre a busca pela independência financeira, por meio dos investimentos, imóveis ou tendo um negócio próprio – em vez de trabalhar para outra pessoa. O autor faz uma analogia, contando a história do pai pobre, seu próprio pai e a do pai rico, o pai de um de seus amigos, responsável por ajudá-lo a gerenciar seu dinheiro.

2. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Benjamin Graham é considerado um dos maiores consultores de investimentos do século XX. O especialista ensinou e inspirou pessoas no mundo todo com suas dicas e criou o conceito “valor de investimento”. Com esse conceito, conseguiu evitar que investidores novos e experientes cometessem grandes erros.

No livro, Graham ensina estratégias de longo prazo que ajudam os investidores a construírem capitais de forma consistente e segura. O livro O Investidor Inteligente é considerada uma Bíblia do mercado de ações desde que foi publicado pela primeira vez, em 1949.

3. Alquimia Das Finanças – George Soros 

O livro, publicado em 1994, foi escrito por um dos homens mais poderosos do mercado internacional atual. George Soros está na lista dos investidores mais prósperos. Enquanto a libra esterlina estava em crise, no ano de 1992, Soros, ganhava bilhões de dólares e ficava mundialmente famoso. 

O investidor usou suas descobertas práticas para mostrar de diversas formas, desde as mais simples até as mais complexas como ganhar dinheiro nesse mercado.

Como exemplo, usou suas experiências e os caminhos que trilhou para se tornar o ‘Fundo Quantum’ um sucesso estrondoso no mercado e faz uma análise do que o levou a tomar algumas decisões no mundo dos negócios. 

4. Mercado Financeiro – Eduardo Fortuna

Chegando em sua 22ª edição, o livro Mercado Financeiro, publicado pela primeira vez em 1994, foi atualizado e revisto. Publicado novamente no início de 2020, o livro continua sendo uma fonte de consulta importante para quem quer ter sucesso. 

O livro aborda as mudanças que impactaram o cenário econômico por causa da flexibilização das fronteiras fiscais e à liberdade de trânsito de moeda internacional. O setor financeiro precisou ser criativo, buscando alternativas para atender a necessidade do mercado, impulsionando o surgimento de produtos e serviços. 

O livro é um manual que ajuda o leitor a conhecer os diversos tipos de produtos e serviços nos mercados financeiros, de capitais e de derivativos. Além disso, prepara o público para entender as melhores opções de investimentos. 

5. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

O objetivo de Herv Eker com esse livro é substituir a mentalidade destrutiva do leitor por modos de pensar e agir iguais aos dos ricos. Eker afirma que as pessoas ricas têm uma forma diferente de pensar, alguns desses pensamentos são: 

Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você.
O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.
A sua motivação para enriquecer é crucial: uma raiz negativa, como medo ou raiva vai te impedir de ser feliz com o dinheiro.

São 17 modelos de pensamento no total, que se somam a um método diferente de administrar o dinheiro. O autor ensina o leitor a estabelecer uma remuneração pelos resultados que obtém, não só pelas horas de trabalho. 

No livro, você aprenderá a fazer o seu dinheiro trabalhar para você, tanto quanto você trabalha para ele. 

Gostou dessa seleção de livros sobre o mercado financeiro? Aproveite para conferir nossa lista de filmes sobre o mesmo assunto.

Assuntos relacionados