AdMob: monetização para aplicativos no Google

Aumente a rentabilidade do seu aplicativo por meio de publicidades. Entenda como o Google AdMob funciona.

O Google AdMob é uma alternativa interessante para quem tem aplicativos para aumentar a lucratividade na internet. Uma forma moderna e eficiente para se fazer a publicidade, garantindo benefícios para todos os envolvidos.

Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, a geração de receita com os aplicativos já é algo muito comum atualmente. Nesse contexto, contar com formas para tornar tudo ainda mais vantajoso é o segredo para o sucesso.

Você sabe o que é o Google AdMob? Se deseja aumentar os rendimentos com o seu aplicativo, é uma ferramenta que vai facilitar atingir esse objetivo. Para entender melhor sobre o assunto, confira neste post o que é e outras informações relevantes sobre a AdMob. Além disso, saiba como melhorar os resultados do seu app!

O que é o Google AdMob?

Os aplicativos são utilizados para inúmeras tarefas da rotina e oferecem funcionalidades úteis para atividades de lazer, acadêmicas e profissionais. Um mercado que é altamente promissor e com grandes expectativas para o futuro.

Para tornar a lucratividade dos aplicativos ainda mais vantajosa, é essencial contar com a AdMob. Consiste em uma plataforma de publicidade gratuita oferecida pelo Google, que permite exibir anúncios comerciais no aplicativo e render dinheiro para o dono.

A plataforma foi fundada especialmente para os desenvolvedores de aplicativos. Ela ajuda a gerar receita e contribui para um marketing automatizado e eficiente das empresas de diversos segmentos.

Como funciona?

Para começar a usar a AdMob e permitir os anúncios de terceiros, é necessário criar uma conta e adicionar os identificadores dos aplicativos. Assim, ele encontra anúncios relevantes para publicar no aplicativo.

A plataforma age como um intermediário entre as empresas e o desenvolvedor. Dessa forma, posiciona e segmenta os anúncios de maneira adequada e estratégica, promovendo resultados melhores para o negócio e o app.

Quais anúncios podem ser feitos?

A AdMob oferece diferentes tipos de anúncios que podem ser escolhidos conforme a estratégia e interface do aplicativo. É importante conhecer sobre eles e saber como é o resultado com o uso das funções do app.

Veja os principais tipos de anúncios!

Banner Ads

O banner Ads é um modelo que pode aparecer tanto na parte inferior quanto na parte superior da tela. É uma pequena faixa que não compromete as funções do aplicativo e a experiência do usuário.

Rewarded vídeo Ads

O rewarded vídeo é um tipo de anúncio que aparece em tela cheia. Ele tem duração reduzida e oferece recompensas ao usuário, caso ele assista até o final. Esse modelo é mais usual em aplicativos de jogos, em que a pessoa ganha algum tipo de bônus.

Interstitial Ads

Os anúncios intersticiais são aqueles que congelam a tela durante o uso do aplicativo. Para retirá-lo, o usuário deve fechar a janela. É um tipo que permite a interação, pois se a pessoa clicar no anúncio, ela será redirecionada para a página do anunciante.

Quais as vantagens da AdMob?

A AdMob é uma plataforma inteligente que facilita o marketing para melhorar os resultados de desenvolvedores de aplicativos e empresas anunciantes. Os recursos oferecidos são essenciais para aplicar estratégias eficientes e alcançar o maior número de pessoas possível.

Além disso, a plataforma permite que o dono do aplicativo tenha rentabilidade por meio dos anúncios de alto desempenho. Ou seja, que melhora a experiência do usuário para anúncios inovadores e bem direcionados.

A AdMob também proporciona vantagens importantes para as empresas e aplicativos, como:

  • aumento da visibilidade;
  • ferramentas modernas e automatizadas;
  • diversos formatos de anúncios;
  • aumento do engajamento;
  • formatos flexíveis;
  • facilidade para usar;
  • geração de receita;
  • tecnologia inteligente.

Contar com essas vantagens é fundamental para o aplicativo ganhar espaço no cenário digital. Assim, elimina as fronteiras para alcançar o maior número de pessoas. Por isso, é determinante para o negócio.

Como se inscrever na plataforma?

Inscrever o aplicativo na AdMob é mais simples do que parece. Basta conectá-lo à plataforma e atualizar as dependências do projeto. O site da AdMob também oferece consultoria para auxiliar em todo o processo.

É preciso utilizar uma conta Google e é possível gerenciar alguns recursos se você tiver o Google AdSense ou o Ads. No próprio site da AdMob você pode abrir a conta com facilidade e iniciar o processo para disponibilizar o aplicativo para receber anúncios.

Saiba mais sobre o que é o Google AdSense e como funciona.

Erros de inscrição

A inscrição é muito simples. No entanto, é natural que aconteçam erros durante o processo. Nesse caso, é aconselhável parar imediatamente o processo e acionar os canais de comunicação do Google.

Geralmente, há um FAQ com os principais erros e as formas de resolvê-los. Se precisar de mais ajuda, é possível falar com uma equipe de suporte.

Quanto ganha com a AdMob?

O valor pago pela AdMob é em dólar e depende de uma série de fatores. Ou seja, é difícil estabelecer um valor exato, pois existem influências que podem reduzir ou elevar os rendimentos.

Antes de tudo, é preciso saber quais são os principais fatores ligados aos valores ganhos na AdMob. Veja!

Downloads

Quanto maior o número de downloads do aplicativo nas plataformas de venda digitais, seja iOS, seja Android, maior será a visibilidade dos anúncios. Com isso, o valor pago pela AdMob também será maior.

Usuários ativos

Os usuários ativos significam a quantidade de pessoas que utilizam o aplicativo diariamente. Esse também é um fator considerado pela AdMob. Dessa forma, quanto maior o número de pessoas utilizando o aplicativo, maiores serão os ganhos.

Além disso, a AdMob também considera a retenção de usuários, que é o quanto eles estão engajados e permanecem utilizando o app. Muitas vezes, as pessoas baixam o aplicativo e logo depois desinstalam. Por isso, a retenção é fundamental para elevar as receitas.

Tema do aplicativo

O tema principal do aplicativo também é um fator que pesa na geração de receitas. Isso acontece, porque alguns deles, como os relacionados à saúde e finanças, têm maior rendimento. Portanto, se o seu aplicativo estiver dentro dessas categorias, é possível ganhar mais com a AdMob.

País

O país de cada usuário do aplicativo vai afetar diretamente nas receitas geradas com a plataforma. Usuários em países considerados mais atrativos, como os Estados Unidos, têm grandes possibilidades de ganhar mais.

Ao conhecer os principais fatores que interferem nas receitas pagas pela AdMob, é possível mensurar um valor médio de quanto é possível ganhar. Considerando um aplicativo que tem, aproximadamente, 1000 visualizações diárias nos anúncios, é possível lucrar entre 15 a 150 dólares mensais.

Como é feito o pagamento?

A AdMob realiza pagamentos mensais e credita os valores obtidos na conta do desenvolvedor do aplicativo. Entretanto, para receber o primeiro pagamento é preciso ter um valor superior a 100 dólares. Além disso, a conta bancária deve estar devidamente cadastrada no sistema.

Como os pagamentos são feitos em dólar, é preciso realizar operações cambiais para converter o valor em real.

Quais são as etapas para receber pagamentos?

Antes de receber um pagamento, a AdMob solicita que sejam confirmadas algumas informações:

  • endereço: ao alcançar US$ 10, é encaminhado um PIN por correio;
  • selecionar uma forma de pagamento: é possível receber por transferência ou depósito em conta;
  • valor de ganho acumulado: é preciso chegar até um valor mínimo estipulado (geralmente US$ 100).

Depois que atingir o valor mínimo e atualizar as informações solicitadas, é possível receber o pagamento no dia 21 do mês seguinte.

Qual é a diferença entre a AdMob e os produtos concedidos como prêmio do Google Play?

Como vimos anteriormente, a AdMob é uma plataforma dedicada para a monetização de anúncios para aplicativos. Ela foi projetada para desenvolvedores que querem gerar receita com anúncios, usando estratégias de monetização avançadas, como:

  • mediação;
  • limite de frequência;
  • análise com base de dados dos usuários etc.

Os produtos concedidos como prêmio do Google Play, por sua vez, são uma solução alternativa para monetização de desenvolvedores. Ela é oferecida diretamente no Play Console, como Managed Products e o Subscriptions.

Como visualizar dados de análise associados ao aplicativo?

Para ter melhor visualização dos dados coletados em toda a jornada de uso da AdMob, é importante veicular os aplicativos ao Firebase.

Dessa maneira, é possível ter a eficiência da ferramenta de análise, ajudando a tomar decisões mais fundamentadas. Afinal, ela coleta informações sobre o comportamento dos usuários.

Quais são as diferentes métricas nos relatórios dos anúncios?

Dentro do relatório de monetização é possível encontrar diferentes métricas, ajudando a melhorar o ganho com os anúncios. São elas:

  • impressões: contagem das vezes que um anúncio individual é exibido no aplicativo;
  • cliques: número total de cliques em anúncios;
  • taxa de cliques nas impressões: quantidade de usuários que clicam por anúncios individuais exibidos;
  • receita por mil impressões (RPM): ganhos estimados a cada mil impressões recebidas;
  • ganhos estimados: valor previsto de ganhos, que pode mudar antes do pagamento e é finalizado todo mês.

O que é uma atividade de clique inválido?

As atividades de cliques inválidos consistem em qualquer clique que aumente artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor.

Essas atividades incluem tráfegos intencionalmente fraudulentos, como alguns cliques acidentais.

Como evitar um clique inválido?

As atividades de clique inválido podem levar a punições severas, como o banimento da conta. Por isso, é importante saber como evitá-lo. Confira a seguir!

Não clique nos próprios anúncios

Algumas pessoas podem achar interessante clicar nos próprios anúncios, a fim de aumentar seus lucros.

Mas esses cliques são considerados fraudulentos pelo Google, cabendo o banimento da conta como punição. Por isso, a primeira dica é: nunca clicar nos próprios anúncios.

Não force os usuários a clicar nos anúncios

A experiência do usuário é muito valiosa para o Google. Portanto, qualquer prática que a prejudique será punida.

Se a pessoa preencher todo o aplicativo com anúncios que forçam os usuários a fazerem o clique, poderá acontecer o banimento da conta.

Vale ressaltar que não há penalizações para quem utiliza dois ou mais anúncios em seu aplicativo. Mas sim para quem os distribui de forma impeditiva ou negativa para o usuário.

Use anúncios intersticiais após 4 ou 7 sessões

A utilização de anúncios intersticiais precisa ser bastante estratégica. O Google é bastante rigoroso com o uso dentro de um aplicativo. Logo, ele não permite exibir anúncios em tela cheia para o usuário a cada novo clique feito dentro do app.

Se utilizado de forma excessiva, a conta sofrerá punição com o banimento e a perda de todo o dinheiro. A dica é usar esses anúncios após um evento ou uma ação, quando o usuário finaliza 4 ou mais níveis, por exemplo.

Faça anúncios de teste

Para ter garantia de que os anúncios estão corretos, muitas pessoas clicam nos ativos, correndo o risco de terem suas contas banidas. A indicação do Google é utilizar os anúncios de teste para essa função.

Como são testes, esses anúncios não geram cliques inválidos e nem cobranças para os anunciantes do Google. Eles devem ser ativados durante o desenvolvimento da criação do anúncio oficial.

Há dois modos de implementar o anúncio de teste:

  • usar um dos blocos de anúncios de amostra do Google;
  • usar o bloco de anúncios do usuário e ativar dispositivos de testes.

Dessa maneira, é possível verificar como os anúncios serão visualizados pelas pessoas dentro dos aplicativos.

Quais as principais dicas para usar a AdMob?

Para ter uma melhor performance de monetização dos anúncios, é preciso ter estratégia. Por isso, é preciso conhecer maneiras de extrair o máximo da AdMob.

Confira algumas dicas práticas para utilizar!

Compreenda o tráfego de anúncios e usuários do seu aplicativo

Para ter uma melhor eficiência dos anúncios, é importante conhecer o tráfego e o comportamento dos usuários.

É possível segmentar os relatórios de tráfegos oferecidos pela AdMob. Para isso, basta usar alguns filtros, como nome do app, bloco de anúncios e país.

Dessa forma, torna-se capaz avaliar como as mudanças nas origens e na implementação de tráfego podem afetar a efetividade dos anúncios.

Outro aliado nessa tarefa é o Google Analytics. Ele tem informações detalhadas sobre os visitantes do aplicativo e monitora o comportamento dos usuários.

Para ter uma performance melhor dos anúncios em seu aplicativo, tente sempre responder a três perguntas:

  • qual é a origem dos usuários?
  • Como eles interagem com o aplicativo?
  • Quais telas eles visualizam no app?

Quanto mais informações forem extraídas, mais fácil ficará para tomar decisões e criar estratégias de otimização de performance.

Tenha atenção com as parcerias

As parcerias com redes de publicidade ou sites de promoção de app podem ajudar no aumento de tráfego do aplicativo. Entretanto, é importante ter cuidado.

Quando a qualidade desses sites é baixa, os anúncios implementados podem causar atividades inválidas. Sempre verifique se a origem do tráfego dos parceiros é de boa procedência e se respeita as regras do Google. Assim, você evita ter a conta banida.

Conheça a variedade dos formatos de anúncios

Como falamos anteriormente, há uma variedade de formatos dos anúncios da AdMob. Por isso, conhecê-los ajuda a ter melhor performance em tráfego e cliques.

Além disso, ao conhecer cada formato, é possível criar a melhor estratégia de implementação, a fim de evitar atividades inválidas. Mesmo que acidentais, elas podem retirar o seu aplicativo do Google Play.

Como receber os rendimentos da AdMob?

O planejamento financeiro para receber valores da AdMob deve ser feito com antecedência para garantir as melhores formas e economizar. Por mais que pareça algo irrelevante, escolhas erradas para receber valores do exterior podem causar prejuízos.

Além disso, o valor pago com altas taxas e processos burocráticos podem reduzir o valor que você vai receber. Por isso, é fundamental pesquisar e escolher um meio econômico e eficiente para receber dinheiro do exterior.

Nesse contexto, a Remessa Online se destaca como a alternativa mais barata, rápida, segura e eficiente do mercado para receber dinheiro do exterior. Com um processo moderno, você pode receber com facilidade em operações concluídas em até um dia útil.

Na Remessa Online, você paga taxas muito mais baixas que as dos bancos tradicionais. Além disso, você conta com a comodidade de operações realizadas totalmente online pela plataforma digital.

É a melhor maneira para economizar e otimizar os recursos pagos pela AdMob, evitando gastar valores altos com taxas abusivas comuns no mercado financeiro. Com atividades credenciadas pelo Banco Central, tudo é muito seguro e prático. Basta fazer um cadastro rápido no site, que em poucos minutos estará tudo pronto.

Se você tem um aplicativo, aumentar a receita com a AdMob é fundamental para ter benefícios incríveis. Portanto, é um recurso interessante para promover resultados cada vez melhores para o negócio digital.Gostou do post? Agora que você já sabe como funciona a AdMob, acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro para receber valores do exterior da melhor maneira possível!

Resumindo

O que é o AdMob?

Consiste em uma plataforma de publicidade gratuita oferecida pelo Google. Ela permite exibir anúncios comerciais de empresas terceiras no aplicativo e render dinheiro para o dono do app.

Quais as vantagens do AdMob?

A AdMob possui algumas vantagens, como:
• aumento da visibilidade;
• ferramentas modernas e automatizadas;
• diversos formatos de anúncios;
• aumenta o engajamento;
• formatos flexíveis;
• facilidade para usar;
• geração de receita;
• tecnologia inteligente.

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