Brazil Games Export Program: conheça o programa de fomento à exportação de games no Brasil

O mercado de games é um setor que tem registrado um crescimento acelerado todos os anos. A indústria já é a segunda maior de entretenimento do mundo, perdendo apenas para a televisão. O relatório do Brazil Games 2022 apontou que o mercado brasileiro de jogos eletrônicos movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021. 

Para estimular ainda mais esse mercado, foi criado o Brazil Games Export Program, um programa de fomento à exportação de games. Conheça a iniciativa a seguir. 

Como funciona a indústria de games no Brasil?

A indústria de games no Brasil é muito forte e funciona, também, com a presença de empresas multinacionais. Os principais tipos de jogos desenvolvidos no país são:

  • Entretenimento;
  • Educacionais;
  • Treinamento corporativo;
  • Advergames;
  • Simuladores;
  • Saúde. 

Como anda o mercado de games no Brasil?

O mercado de games no Brasil está em pleno crescimento. A pandemia de Covid-19 alavancou ainda mais o setor que vem apresentando números expressivos. 

Segundo dados da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), a indústria de Games no Brasil cresceu 169% entre 2018 e 2022. Atualmente, há 1.009 estúdios de desenvolvimento de jogos no país, em 2018 eram 375 empresas desse tipo no Brasil. 

O relatório do Brazil Games, da ApexBrazil e Abragames, apontou que o mercado de jogos eletrônicos no Brasil movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021 e a exportação de games chegou a US$ 53 milhões no ano.

Esses números mostram o crescimento da indústria brasileira. Aliás, a Pesquisa Game Brasil 2022 apontou que 74,5% dos brasileiros têm o costume de jogar algum jogo online. 

Quais são as empresas de games do Brasil?

Segundo a Pesquisa Nacional da Indústria de Games, as principais empresas de games do Brasil são:

  • Wildlife;
  • Afterverse;
  • Aquiris;
  • Fanatee;
  • Puga,
  • Sioux;
  • Kokku;
  • Gazeus;
  • Pipa;
  • Tapps. 


Essas indústrias foram responsáveis pela criação de 1616 jogos no Brasil entre 2020 e 2021. 

Qual é a maior empresa de games do Brasil?

A maior empresa de games do Brasil é a Wildlife Studios. A empresa foi fundada em 2011, desenvolvendo jogos para o mercado mobile. Atualmente, conta com mais de 1.100 colaboradores e unidades no Brasil e no mundo, além disso, é avaliada em US$ 1,3 bilhão. 

Seu portfólio conta com jogos como:

  • Sniper3D e Color by Number (2013);
  • Colorfy (2015);
  • Castle Crush e War Machines (2016);
  • War Heroes (2017);
  • Zooba e Tennis Clash (2019);
  • Suspects (2020). 

O que é a Brazil Games?

O Brazil Games é um programa de fomento à exportação de games que tem como objetivo estimular o investimento nesse mercado, atraindo investidores estrangeiros e ampliando a oferta de produtos brasileiros para outros países.

A iniciativa foi formada a partir da parceria entre a ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

O Brazil Games Export Program quer fomentar a exportação de games no país.

O programa foi criado com objetivo de fortalecer a indústria brasileira de games, capacitar os profissionais e as empresas e criar oportunidades de negócios. Ele também coloca as empresas em contato com investidores internacionais e ajuda na inserção desses projetos no exterior. 

Para isso, a Apex-Brasil e a Abragames criam eventos no Brasil e ajudam a inserir as empresas em ações realizadas em outros países. 

Quais são as ações do programa?

A Brazil Games organiza uma série de eventos e insere os desenvolvedores brasileiros em iniciativas ao redor do mundo. Também atua em outras frentes, como:

  • Apoiando a divulgação de produtos no mercado internacional;
  • Capacitando desenvolvedoras e distribuidoras para entenderem os modelos de negócios do mercado internacional;
  • Adicionando stands brasileiros em feiras de negócio internacionais, como a Game Connection America e Europa;
  • Participando de rodadas Internacionais de Negócios no Brasil;
  • Inserindo a marca das empresas no catálogo Internacional online;
  • Promovendo anúncios em revistas internacionais;
  • Realizando estudos de mercado;
  • Prestando consultorias especializadas;
  • Realizando Planejamento Estratégico para fortalecer o desenvolvimento de jogos no Brasil e a conquista de mercados internacionais.

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Como aproveitar a oportunidade

A Brazil Games é uma iniciativa, sem fins lucrativos. Sua missão é desenvolver a competitividade das empresas, promover a internacionalização dos negócios e atrair investimentos estrangeiros de forma direta.

Atualmente, a iniciativa apoia mais de 12 mil empresas, que atuam em 80 setores da economia, não só no mercado de tecnologia. Isso mostra que o projeto está sendo amparado por instituições que dominam a sua atividade. 

Você pode acompanhar o site da iniciativa para ficar por dentro dos eventos e lançamentos da Brazil Games.

Perguntas frequentes

Como anda o mercado de games no Brasil?

O mercado de games no Brasil está em pleno crescimento. Desde 2018, o número de desenvolvedores de games cresceu em 169%. Ainda, o setor movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021 no Brasil. Também,  74,5% dos brasileiros têm o costume de jogar online. 

Quais são as empresas de games do Brasil?

As principais empresas de games do Brasil são: Wildlife, Afterverse, Aquiris, Fanatee, Puga, Sioux, Kokku, Gazeus, Pipa e Tapps. Essas indústrias criaram 1616 jogos no Brasil entre 2020 e 2021. 

O que é a Brazil Games?

A Brazil Games é uma iniciativa de fomento à exportação de games que visa estimular o investimento nesse mercado, atraindo investidores estrangeiros e ampliando a oferta de produtos brasileiros para outros países.

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