Dropshipping: o que é e como utilizar o modelo de negócio

O dropshipping é um modelo de negócio implementado em e-commerces, permitindo atuar nos canais online sem fazer grandes investimentos e até mesmo sem estoque. Para isso, basta ter um fornecedor de produtos, que também é responsável pela entrega das mercadorias. 

Entenda abaixo o que é dropshipping, suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

O que é dropshipping e como funciona?

Dropshipping é um modelo de negócio que permite a venda de produtos sem a necessidade de ter uma estrutura de estoque. Na prática, é uma empresa que funciona como intermediária entre fornecedor e cliente. 

No dropshipping, duas empresas firmam parceria para fornecer os produtos ao cliente. De um lado, está o fabricante. De outro, a companhia responsável por divulgação e vendas.

Para o fabricante, o lucro vem do valor cobrado relativo à produção. Ao e-commerce, fica a diferença entre o preço pago ao parceiro e o cobrado ao consumidor.

A grande vantagem desse modelo de loja virtual é a possibilidade de focar nas ações de marketing e vendas porque a empresa funciona como uma vitrine virtual. Por isso, não precisa ter estoque nem grandes investimentos em infraestrutura. Como resultado, é possível abrir uma empresa com pouco dinheiro.

Como o Dropshipping funciona?

Nesse sistema, o e-commerce faz a divulgação e comercializa os produtos. A partir do momento que a venda é feita, envia a ordem para o fornecedor parceiro. Esse último é responsável por enviar o produto no nome da loja virtual. 

Entenda, detalhadamente, como funciona.

1º passo: seleção de fornecedores

O primeiro passo é definir com quais produtos trabalhará e os melhores fornecedores. É preciso considerar o preço, mas também o custo-benefício, qualidade, preço, qualidade da entrega e monitoramento de estoque e envio.

2º passo: oferta ao usuário

O fornecedor indicará a quantidade de cada produto disponível para venda e o preço. A partir disso, inicia-se o trabalho de divulgação.

Pelo dropshipping, não é necessário ter estoque ou loja física.

Assim que é feito um pedido pelo cliente, ele é automaticamente processado pela loja virtual. A ordem de solicitação é enviada ao fornecedor e a nota fiscal é gerada.

3º passo: envio do produto

A entrega da compra realizada é responsabilidade do fornecedor. Ele faz todo o processo de separação, empacotamento e mais. Também gera um código de acompanhamento para sua empresa.

4º passo: retorno

Se houver devolução ou troca da mercadoria, a logística reversa também é responsabilidade do fornecedor. O único trabalho do dropshipping é fazer o contato com o cliente.

Vale apontar que o comprador tem contato apenas com a loja virtual e até mesmo a entrega é feita em nome do e-commerce. Dessa forma, é fundamental fazer uma boa escolha dos fornecedores. Ao ter parceiros comprometidos, o dropshipping também preserva a sua imagem e sua reputação no mercado.

Quais são as vantagens do Dropshipping?

A ausência de estoque já é um benefício do dropshipping, assim como a possibilidade de atuar de maneira estratégica. No entanto, as vantagens ainda vão além. Veja quais são elas.

Menos capital para empreender

Para quem deseja começar seu negócio, o dropshipping é uma alternativa para empreender sem investir muito porque não é preciso gastar com inventário, máquinas, equipamentos ou estoque. Os únicos gastos são com publicidade, manutenção do e-commerce e suporte de vendas.

Diversidade de produtos

Como não há necessidade de ter um estoque disponível, é possível oferecer uma variedade maior. Inclusive, há chance de comercializar alguns que são menos procurados, como os produtos de nicho. Assim, o mix da sua loja virtual é mais amplo.

Escalabilidade do negócio

O faturamento é bastante alto, mesmo sem ter gastos na mesma proporção. Com o dropshipping, é possível conseguir mais escalabilidade, ou seja, um crescimento acentuado. Só é preciso ter mais computadores e pessoas capazes de fazer o trabalho de divulgação e atendimento.

Independência de local físico

No dropshipping, você começa seu negócio quando quiser. Basta escolher os fornecedores, ter computador e internet. Além disso, o trabalho pode ser feito de casa, facilitando os processos e reduzindo os gastos.

Facilidade de pós-venda

O trabalho de pós-venda — exceto o suporte e o atendimento, em alguns casos — fica sob responsabilidade do fornecedor. Aqui, estão incluídos: entrega, devoluções, trocas etc. Com isso, há menos variáveis a serem consideradas e rapidez nas suas atividades.

Quais são os riscos do dropshipping?

Os principais riscos são a baixa margem de lucro e falta de qualidade dos produtos. Entenda as desvantagens do modelo de negócios. 

Baixa margem de lucro

Apesar do pouco investimento, a margem de lucro também não é muito grande. Ela pode oscilar entre 10 e 45%. Ainda assim, esse é um modelo de negócio que vale a pena. Uma boa ideia para aumentar a margem de lucro é diversificar os produtos e fornecedores. 

Controle de estoque

Apesar de não ter um estoque, o dropshipping deve manter o controle de estoque junto ao fornecedor. 

Qualidade dos produtos

Também é preciso escolher os produtos com fornecedores confiáveis e com qualidade. Isso porque, o cliente tem contato apenas com o e-commerce. Dessa forma, se o produto for de qualidade ruim, a loja virtual é que fica com uma imagem negativa. 

Simplificação do processo de venda do dropshipping

Confira algumas dicas para simplificar o processo de vendas do dropshipping e aumentar suas vendas. 

Faça um atendimento diferenciado

O que diferencia um dropshipping de outro é o atendimento, divulgação e técnicas de vendas. Oferecer um atendimento de alta qualidade contribui para o crescimento sustentável da sua empresa.

Encontre parceiros com boa reputação

O que a empresa parceira faz impacta diretamente o seu negócio. Se ela tiver má reputação, você terá problemas. Por isso, pesquise em fóruns de discussão, redes sociais e no Google.

Garanta as questões técnicas

Para trabalhar com dropshipping, é preciso garantir um computador com internet, além de outras questões técnicas. Entre elas estão:

  • Registro de um domínio: traz um aspecto profissional ao seu e-commerce e aumenta as chances do cliente comprar;
  • Escolha de um provedor: o serviço de hospedagem serve para viabilizar a sua vitrine virtual. Avalie os itens de segurança, como backup automático e certificado SSL;
  • Plataforma de divulgação: existem várias opções prontas no mercado. Uma das principais é a Shopify. Nesse caso, você abre sua loja virtual de modo mais fácil. Outras empresas que trabalham com dropshipping são Amazon, eBay, AliExpress, Alibaba e Mercado Livre.

Automatize os processos

Os produtos devem ser disponibilizados de acordo com a demanda do fornecedor. Como existe essa parceria, é fundamental ter uma integração para evitar problemas na venda.

Automatizar o dropshipping agiliza os processos e reduz custos.

O ideal é trabalhar com a automação de processos. Quanto menos precisar de intervenção humana, maior é a sua produtividade. Ainda há menor chance de erros e aumento da margem de lucro.

Qual o salário de um dropshipping?

O salário de um dropshipping irá depender do volume de vendas e investimentos que a pessoa irá fazer. Normalmente, esses investimentos são domínio do site, a manutenção do e-commerce e eventuais gastos com marketing. 

A expectativa é que um dropshipping tenha entre 10% a 45% de lucro em relação ao faturamento. Ainda bens de consumo duráveis ou artigos de luxo, como joias, carros ou eletrônicos, podem chegar a 100% de lucro dependendo do fornecedor. 

É crime fazer dropshipping?

Não é crime fazer dropshipping. Desde que feito da maneira correta, a prática é totalmente legal e muito usada. Para trabalhar com dropshipping legalmente, é preciso ter um CNPJ devidamente registrado. Além disso, a empresa deve cumprir todos os requisitos legais e tributários como qualquer negócio que comercializa produtos. 

Perguntas frequentes

O que é o Dropshipping?

É um modelo de negócio em que uma empresa fornece os produtos e a outra faz o trabalho de divulgação e vendas.

Qual a melhor plataforma de Dropshipping?

Existem várias opções no mercado, mas uma das mais conhecidas é a Shopify.

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