Certificação digital: aprenda como obter e instalar

Neste artigo, você vai entender como o recurso de certificação digital funciona e como instalar essa ferramenta em seu computador. Confira!

Aprenda como obter e instalar uma certificação digital

Neste artigo, você vai entender como o recurso de certificação digital funciona e como instalar essa ferramenta em seu computador. Confira!

A certificação digital, ou identidade digital, é uma ferramenta disponível tanto para pessoas físicas (com CPF) quanto pessoas jurídicas (com CNPJ) para validar acessos e o uso de alguns serviços no ambiente digital. É como se fosse um documento como o RG ou o CPF, só que digital e dotado de mecanismos de segurança.

Por meio do certificado digital, é possível comprovar a titularidade do indivíduo no ambiente online e resolver uma série de questões burocráticas via internet. Utilizar alguns serviços da Receita Federal, por exemplo, é um caso onde é necessário ter a certificação digital instalada.

O que é a ICP-Brasil?

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma hierarquia de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão ou da pessoa jurídica. 

Os certificados digitais são necessários para que o indivíduo realize operações nos sites dos órgãos federais. O recurso garante maior segurança para as transações e proporciona comodidade ao usuário, que não precisa comparecer até a sede do órgão para realizar determinadas operações. 

Como obter a certificação digital?

A seguir, veja o passo a passo para obter e instalar certificação digital:

1 – A ICP Brasil conta com 17 Autoridades Certificadoras de 1º nível, cabendo ao usuário escolher a que desejar. No site é possível conhecer todas elas e escolha uma das Autoridades Certificadoras – ACs da ICP-Brasil.

2 – Solicite no site da Autoridade Certificadora escolhida a emissão do seu certificado digital de pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comercializados são:

  1. A1: validade de um ano – armazenado no computador;
  2. A3: validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico.

Além desses, há os do tipo T e S. A Autoridade Certificadora informará sobre os custos do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão.

3 – Agende o dia e horário de comparecimento na Autoridade de Registro – AR:

Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. O solicitante deve levar os documentos obrigatórios e fazer o cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais.

Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.

4 – Após a verificação de todos os documentos e confirmação da identidade do solicitante na AR, o certificado já estará pronto.

  1. No caso do certificado tipo A1: A AC notificará o cliente sobre os procedimentos para baixar o certificado;
  2. No caso do certificado tipo A3: O certificado é entregue em cartão ou token na própria AR.
Saiba porque obter certificação digital pode ser vantajoso
A certificação digital oferece praticidade e mais segurança para pessoas físicas e jurídicas que precisam realizar determinados serviços no ambiente digital.

Quanto custa obter uma certificação digital

A emissão de certificação digital é um serviço pago. Os valores variam de acordo com quatro fatores:

  1. o tipo de certificação escolhida;
  2. o tempo de validade da certificação;
  3. o tipo de pessoa (física ou jurídica);
  4. a Autoridade Certificadora (AC) que realizará o serviço.

Na página de certificação de cada AC há a especificação acerca do valor cobrado e documentos exigidos.

Como instalar certificado digital do tipo A1

A certificação digital tipo A1 é a mais simples pois a validação é feita digitalmente. Nesse caso, você será direcionado para baixar um arquivo. Após realizar o download, siga os passos abaixo:

  1. Localize a pasta onde salvou o arquivo. Clique duas vezes no arquivo. Uma janela abrirá. Clique em avançar;
  2. Clique em avançar novamente;
  3. Insira a senha do seu certificado. Em seguida, marque as duas opções em destaque: “Marcar esta chave como exportável…” e “Incluir todas as propriedades estendidas”;
  4. Clique em avançar;
  5. Marque a opção “Selecionar automaticamente…” e clique em avançar;
  6. Clique em Concluir;
  7. Clique em Ok. Agora seu Certificado Digital está instalado. 

O Certificado Digital facilita diversas atividades dos profissionais que atuam com comércio exterior. Se você recorreu a uma certificação digital, é porque preza por segurança e praticidade. Por isso, precisa conhecer a Remessa Online.

A Remessa Online é uma plataforma totalmente digital e que permite que pessoas jurídicas e pessoas físicas enviem dinheiro ao exterior ou recebam valores do exterior. A plataforma é fácil de usar, segura e pratica os menores custos de envio e recebimento do mercado, apenas 1,3%.

Você pode se cadastrar facilmente no site e começar a operar para mais de 100 países!

Resumindo:

O que é certificação digital?

A certificação digital é uma ferramenta para pessoas físicas ou jurídicas que é utilizada para validar acessos e o uso de alguns serviços no ambiente digital. É como se fosse um documento oficial, como o RG e o CPF, só que digital.

O que é identidade digital?

É a mesma coisa que certificação digital. Uma ferramenta para pessoas físicas ou jurídicas que é utilizada para validar acessos e o uso de alguns serviços no ambiente digital. É como se fosse um documento oficial, como o RG e o CPF, só que digital.

Como obter certificação digital?

Você precisa escolher uma das 17 Autoridades Certificadoras credenciadas pelo governo para prestar esse serviço e seguir o passo a passo da certificadora escolhida. No site da ICP-Brasil há informações sobre todas elas.

Quanto custa uma certificação digital?

Os valores variam bastante de acordo com o tipo de certificação escolhida, o tempo de validade da certificação, o tipo de pessoa (física ou jurídica) e a Autoridade Certificadora (AC) que realizará o serviço.

Quanto tempo vale uma certificação digital?

Depende do tipo de certificação escolhida. O tipo A1 tem validade de 1 ano, enquanto que o tipo A3 pode valer até 5 anos.