Transferência Internacional com a Caixa

saiba como fazer transferência internacional com a Caixa

Saiba como enviar ou receber dinheiro do exterior com a Caixa e analise se é mesmo uma boa opção fazer essas duas operações com o banco.

A Caixa Econômica Federal, ou simplesmente Caixa é o maior banco público da América Latina.  Fundada em 1861, é responsável por oferecer diversos serviços aos residentes do país, como por exemplo, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o PIS (Programa de Integração Social), pela distribuição do Bolsa Família e pelo Seguro-Desemprego.

Uma empresa 100% pública, o objetivo da Caixa Econômica não é lucrar, mas sim proteger os interesses públicos, atuando em diversas áreas sociais e exercendo papel fundamental no financiamento de obras públicas, no apoio à eventos culturais e no patrocínio de diversas atividades esportivas.

Como fazer uma transferência internacional com a Caixa Econômica Federal?

Na Caixa, é possível realizar o envio e o recebimento de valores internacionais. Primeiro, veja como receber dinheiro do exterior utilizando a Caixa.

Recebendo dinheiro do exterior com a Caixa Econômica

As remessas internacionais podem ser recebidas de qualquer país, desde que sejam enviadas nas moedas dólar americano, dólar australiano, euro, franco suíço, iene ou libra esterlina.

Para que o envio seja realizado, o remetente deve ir até o banco internacional com seus dados (beneficiário) e informar os dados da conta da caixa.

Para receber os valores aqui no Brasil, você deve comparecer em sua agência da Caixa portando os documentos necessários para a conversão da moeda estrangeira em reais.  

Cada natureza de remessa exige documentos diferentes, por isso, se informe antes de ir até sua agência.

No geral, os recebimentos exigem o código IBAN da conta internacional. O IBAN é o número de identificação de contas, explicado por nós no artigo “Entenda o que é IBAN”.

Para conferir seu código na Caixa, você pode utilizar o aplicativo de celular do correntista ou solicita-lo em qualquer agência.

Também é necessário informar os dados do beneficiário e os dados da conta do exterior da Caixa. Conferir os canais bancários utilizados pela Caixa aqui.

Saiba como fazer transferência internacional com a Caixa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quais as tarifas para receber dinheiro do exterior na Caixa Econômica Federal?

A tarifa cobrada para a conversão da moeda estrangeira é de 1% do valor da operação, com taxa mínima de USD 30,00 e máxima de USD 120,00, além de IOF de 0,38%, conforme estabelecido pelo Banco Central.

Além desta, a taxa de câmbio também é cobrada pela Caixa, utilizando valores estabelecidos pelo banco.

Por ser baseada no câmbio turismo, esta taxa envolve lucros do banco e é o tipo mais caro de câmbio.

Como enviar dinheiro para o exterior com a Caixa Econômica?

Para envios ao exterior, é necessário ser titular de uma conta da Caixa e informar os dados do beneficiário internacional.

Indo à uma agência do banco, você deve preencher o “formulário de pedidos de emissão de ordem de pagamento” com os dados do beneficiário e da conta no exterior. As informações solicitadas são:

  1. Nome completo do beneficiário
  2. Nome do banco do destinatário
  3. Código SWIFT ou ABA do banco do destinatário
  4. Número da conta do beneficiário
  5. Nome e código SWIFT do banco intermediário, se houver.

Quais as tarifas para enviar dinheiro para o exterior na Caixa Econômica Federal?

Para envios de dinheiro ao exterior, as taxas aplicadas para conversão da moeda são de 1% do valor da operação, com cobrança mínima de USD 40,00 e máxima de USD 200,00.

Esta taxa é somada ao IOF de 0,38% e a taxa de câmbio, que continua sendo a estipulada pelo banco, adicionando o lucro da instituição à operação.

Existe uma opção melhor para enviar e receber dinheiro do exterior?

Para enviar ou receber dinheiro do exterior evitando altas taxas, a melhor opção é a Remessa Online!

Na Remessa Online, é possível receber dinheiro do exterior em diversas naturezas, como por exemplo, receber seu salário por serviços prestados no exterior, ganhos do Google AdSense e muito mais.

Não deixe de aproveitar as vantagens da Remessa Online! Em remessas de até R$2.500,00, a tarifa é de apenas R$5,90 e acima desse valor, é totalmente gratuita!

Além da tarifa bancária, na Remessa Online você paga apenas 1,3% de tarifa pela operação + IOF (imposto obrigatório estipulado pelo governo). A vantagem é que não existe cobrança de taxa mínima (como é o caso da Caixa, por exemplo).

Além disso, temos uma parceria com a Ripple, um sistema de pagamentos baseado em blockchain que acelera o processo de envio do dinheiro, dá muito mais segurança para o processo e é muito mais barato que uma transferência SWIFT.