Como fazer intercâmbio de graça? Conheça os programas

Dos Estados Unidos à Austrália: descubra como fazer intercâmbio de graça!

Programas de intercâmbio de graça estão se tornando cada vez mais populares, cobiçados e disputados, uma vez que essa experiência costuma ser inacessível para muitos, devido aos altos valores dos programas pagos e o elevado custo de vida nos países de destino.   

Estudar e realizar intercâmbio no exterior abrem muitas portas — seja na carreira ou na vida. Por esse motivo, para aqueles que desejam realizar esse sonho vale a pena se preparar para participar de seleções em programas de intercâmbio de graça e conseguir ter acesso a esse upgrade.

Se você quer conhecer as oportunidades de como fazer intercâmbio de graça, você está no lugar certo! Continue a leitura e descubra os melhores programas.

É possível fazer intercâmbio de graça?

Sim, é possível fazer intercâmbio de graça — as oportunidades para vivê-lo surgem através de programas que oferecem bolsas de estudo para indivíduos que desejam estudar fora. Diversos países são ofertados com essa opção, no entanto essas bolsas são altamente concorridas e cobiçadas, pois cobrem totalmente o custo do programa de estudos ou arcam com diversas despesas, como passagens, alimentação, e/ou moradia. Por isso é importante conhecer bem os programas e seus requisitos, ter um currículo acadêmico (ou profissional) interessante e atualizado e estar atento aos prazos de candidatura das bolsas.

É preciso saber inglês para fazer intercâmbio de graça?

Depende do país em que você fará o intercâmbio. Se o país escolhido tiver o inglês como idioma oficial, normalmente, será requisitada a comprovação de que o intercambista tem algum nível de fluência na língua inglesa. A mesma lógica serve para intercâmbio para países de outras línguas. Porém, se você não sabe inglês ou nenhuma outra língua ainda pode fazer intercâmbio de graça para países que falam português, como Portugal, sem a necessidade de aprender outro idioma. 

Algumas instituições de ensino superior, por exemplo, utilizam o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) como exame para avaliar o nível de conhecimento dos candidatos na língua inglesa. Por isso, é importante o preparo para esses exames, de preferência, com antecedência.

Ademais, outras línguas podem ser bem-vindas no processo de aplicação para bolsas de estudo no exterior, principalmente se você estiver aplicando para um programa em um país que não tem o inglês como língua oficial.

Como fazer intercâmbio de graça?

GOI-PG: bolsas de mestrado, doutorado e pós-doc oferecidas pelo governo da Irlanda

O Government of Ireland Postgraduate Scholarship Programme (GOI-PG) providencia bolsas de pós-graduação na Irlanda em diversas áreas e a duração é de um ou dois anos para o mestrado e três ou quatro para doutorado.

O auxílio para as bolsas de pós-graduação é de 19 mil euros por ano com subsídio para pesquisa de 3.250 euros por ano e para o pagamento das taxas universitárias de, no máximo, 5.750 euros por ano.

Além do GOI-PG, o governo irlandês também conta com o Government of Ireland Postdoctoral Fellowship Programme, voltado para o apoio de candidatos competentes que visam bolsas de pós-doc em instituições de ensino superior elegíveis por um ou dois anos.

OIST: a oportunidade para viver um summer job acadêmico no Japão

A Okinawa Institute of Science and Technology Graduate University (OIST) recebe inscrições para programas de Winter e Summer Job acadêmicos no Japão.

Estudantes de graduação, recém-graduados e mestrandos podem ser contemplados pelo programa que visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de ganhar experiência na área de interesse.

Para o summer job, as inscrições vão até 15 de abril e tem suporte financeiro. No winter job, em contrapartida, as inscrições vão até 15 de outubro.

German Chancellor Fellowship: intercâmbio gratuito na Alemanha

A Fundação Alexander von Humbolt promove o German Chancellor Fellowship, um programa que visa auxiliar profissionais de todo o mundo a ampliar seu conhecimento e networking na Alemanha.

Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao German Chancellor Fellowship?

  • Ter curso superior concluído;
  • ter experiência profissional relevante;
  • possuir um projeto de pesquisa ou trabalho inovador em áreas como economia, mídia, cultura, política e administração.
  • saber inglês. Não é necessário saber alemão.

Quais são os subsídios oferecidos pelo German Chancellor Fellowship?

  • Bolsa de mais de 2 mil euros mensais;
  • Acomodação;
  • Apoio financeiro durante um ano.

É importante ressaltar que, no GCF, não é obrigatório saber alemão, mas o inglês sim.

Chevening: mestrado no Reino Unido 100% gratuito

O Programa Chevening é um projeto subsidiado pelo Ministério das Relações Exteriores Britânico junto com diferentes organizações e conta com o pagamento de absolutamente tudo que um estudante precisa para fazer intercâmbio de graça no exterior: taxas, passagens, visto e uma bolsa mensal durante o programa.

Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao Chevening?

  • Ter graduação completa;
  • Ao menos dois anos de experiência profissional;
  • Não ser um cidadão britânico;
  • Não ter estudado no Reino Unido com bolsa previamente;
  • Escolher três cursos de mestrado em qualquer área do Reino Unido.

Para o Chevening, os profissionais precisam demonstrar potencial de liderança, fortes habilidades de networking, plano de estudo no Reino Unido e, é claro, plano de carreira profissional.

HKPFS: faça doutorado em Hong Kong gratuitamente

O Hong Kong PhD Fellowship Scheme (HKPFS) é um programa de bolsas para doutorado que visa atrair pesquisadores ao redor do mundo para estudar em Hong Kong.

Quais são os requisitos para se candidatar ao HKPFS?

  • Excelente desempenho acadêmico;
  • Ter potencial de pesquisa;
  • Ser um bom comunicador;
  • Possuir habilidades de liderança;
  • Ser proficiente no inglês;
  • Ter sido admitido em uma das universidades participantes do programa.

Quais são os subsídios oferecidos pelo HKPFS?

  • 322.800 dólares de Hong Kong anuais — cerca de 41.400 dólares americanos;
  • Auxílio para viagens;
  • Subsídio para congressos;
  • Auxílio financeiro para pesquisas.

Research Training Program: faça pós-graduação com bolsa na Austrália

O Research Training Program (RTP) é um programa subsidiado pelo governo australiano que oferece bolsas de estudos em várias universidades do país — voltadas para pesquisa acadêmica no mestrado e doutorado.

Qual o tempo de duração das bolsas para pós-graduação na Austrália?

Dois anos para o mestrado e três a quatro anos para o doutorado.

Quais são os subsídios oferecidos pelo Research Training Program?

  • Taxas de matrícula;
  • Auxílio anual de 29 mil a 46 mil dólares australianos;
  • Possibilidade de subsídio de seguro saúde, passagens e valores adicionais.

Emerging Global Leader: gradue-se nos Estados Unidos!

O programa Emerging Global Leader é produzido pela American University, localizada em Washington, DC, capital dos EUA, e tem bolsas voltadas para estudantes que são dedicados à mudança social e que querem voltar para os seus países de origem após o programa e deixar o seu impacto. A bolsa pode ser renovada anualmente, durante os 4 anos do curso.

O que a bolsa do Emerging Global Leader cobre?

  • Tuition — taxas de estudo cobrada pela universidade;
  • Alojamento;
  • Alimentação.

O que a bolsa do Emerging Global Leader não cobre?

  • Visto;
  • Seguro saúde;
  • Passagens.

YYGS: desenvolva a sua liderança, no Ensino Médio, em Yale

O Yale Young Global Scholars (YYGS) é um programa da Yale University, voltado para desenvolver liderança para jovens do mundo inteiro nos Estados Unidos. Essa iniciativa, por sua vez, promove seis cursos de verão em diferentes áreas e com duração de duas semanas.

Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao Yale Young Global Scholars?

  • Ter ao menos 16 anos até 16/07/2024;
  • Ser estudante do ensino médio;
  • Conseguir acompanhar aulas em inglês;
  • Estar programado para se formar em novembro/dezembro de 2024 ou 2025 para estudantes do hemisfério sul;
  • Não ter participado do YYGS anteriormente.

O Yale Young Global Scholars tem iniciativas para pessoas de baixa renda?

Sim, no YYGS, bolsas de estudos parciais e integrais são pensadas para estudantes de baixa renda.

Para a modalidade de bolsa Young Leaders Scholarship, os candidatos que serão contemplados precisarão se identificar como negros ou afro-americanos; hispânicos e/ou latinos; indígenas ou refugiados.

Outrossim, é importante ressaltar que não é exigido certificados que comprovem a proficiência na língua inglesa. No entanto, é necessário saber se comunicar. Por isso, é recomendado o envio de resultados de testes da língua como o Duolingo ou TOEFL.

Bolsa Eiffel: faça seu mestrado e doutorado na França

O Eiffel Excellence Scholarship Programme é produzido pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França e oferece bolsas de mestrado e doutorado no país para estudantes estrangeiros que se destacam pelo seu excelente desempenho acadêmico.

Qual o valor do subsídio oferecido pela Bolsa Eiffel?

O valor de subsídio oferecido pela Bolsa Eiffel é de 1.700 euros por mês para alunos do doutorado e de 1.181 euros por mês para o mestrado.

Além disso, os estudantes com bolsa também receberão subsídios como seguro social e viagem de retorno ao seu país de origem.

Quais são os requisitos necessários para se candidatar à Bolsa Eiffel?

  • Idade máxima de 25 anos para mestrandos e 30 anos para doutorandos;
  • As candidaturas dependem das instituições, ou seja, a universidade deve inscrever os estudantes selecionados.
  • É possível que haja a exigência de proficiência na língua inglesa e/ou francesa.

Clarendon: faça a sua pós-graduação em Oxford com tudo pago

O Clarendon é um programa que possibilita o estudo na modalidade de pós-graduação na Universidade de Oxford, na Inglaterra — uma das universidades mais renomadas do mundo.

Quais são os pré-requisitos para se candidatar ao Clarendon?

  • Excelência acadêmica;
  • Atender aos critérios de elegibilidade do curso de mestrado ou doutorado escolhido previamente;
  • Ter proficiência na língua inglesa;
  • Ter diploma de nível adequado para entrar na pós-graduação.

O que a bolsa do Clarendon cobre?

  • Todas as taxas de matrícula;
  • Custos de vida do bolsista;

O valor é, normalmente, de 15 mil libras para cursos de dedicação integral.

Prepare-se para o seu intercâmbio de graça!

As bolsas de intercâmbio de graça destinadas a estudantes estão presentes em diversos países: dos Estados Unidos à Turquia, do Canadá à Eslováquia — e muito mais.

Mas é importante ressaltar que essas bolsas são altamente concorridas e cobiçadas, e os estudantes que as conseguem normalmente são excelentes acadêmicamente, têm potencial de liderança e levam jeito para pesquisa, o que coloca a concorrência lá em cima.

As bolsas são muito desejadas por, na maioria das vezes, ou cobrirem totalmente o custo do programa de estudos, ou arcarem com muitas das despesas, como passagens, alimentação, visto e/ou moradia.

Se você quer fazer intercâmbio de graça através de uma bolsa, conheça bem os programas, os seus requisitos, tenha um currículo acadêmico (ou profissional) interessante e atualizado e, é claro, esteja sempre atento aos prazos de candidatura das bolsas.

Quer saber mais sobre bolsas de intercâmbio, viagens e tudo que envolve o mundo internacional? Então, siga a Remessa Online no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e X (antigo Twitter).

Resumindo

É possível fazer intercâmbio de graça?

Sim, é possível fazer intercâmbio de graça — as oportunidades para vivê-lo surgem através de programas que oferecem bolsas de estudo para indivíduos que desejam estudar fora. Diversos países são ofertados com essa opção, no entanto essas bolsas são altamente concorridas e cobiçadas, pois cobrem totalmente o custo do programa de estudos ou arcam com diversas despesas, como passagens, alimentação, e/ou moradia.

É preciso saber inglês para fazer intercâmbio de graça?

Depende do país em que você fará o intercâmbio. Se o país escolhido tiver o inglês como idioma oficial, normalmente, será requisitada a comprovação de que o intercambista tem algum nível de fluência na língua inglesa. A mesma lógica serve para intercâmbio para países de outras línguas.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada