Confira toda a documentação necessária para viajar para o Japão

Conheça qual a documentação necessária para viajar ao Japão, como é o processo para tirar visto, detalhes sobre a cultura do país e a experiência que terá ao visitá-lo.

Vai sair de férias e está planejando para onde ir? Já pensou em viajar para o Japão? O país asiático reúne diversas características interessantes que merecem ser conferidas de perto! Afinal, conhecer uma nação tão diferente como essa pode ser uma experiência bastante enriquecedora.

Há muitas curiosidades sobre cultura e costumes locais. Isso sem falar, é claro, nas particularidades que fazem desse território um dos mais desenvolvidos do mundo.

Neste post, vamos descrever um pouco das belezas e atrativos que você vai encontrar em solo japonês. Para completar, vamos deixar um passo a passo — de visto a documentos — com tudo que é preciso para tirar férias no Japão. Boa viagem!

Japão: um mundo de descobertas

Terra de samurais — há um contraste entre a força e a sensibilidade no Japão. A cultura milenar de honra e disciplina cultuada pelos guerreiros samurais se mistura aos gestos sutis dos japoneses. Além disso, às paisagens repletas de árvores cerejeiras que representam a fragilidade da vida pelo pouco tempo que ficam floridas.

Na cultura japonesa, é hábito curvar-se no cumprimento em sinal de respeito e gratidão, como também tirar os sapatos diante de casas e templos. Os japoneses falam baixo e mantêm a tranquilidade, mesmo em situações tensas.

A arquitetura japonesa está entre uma das mais belas do mundo. Em diversas cidades, é possível conferir a preocupação que o povo japonês tem com a harmonia e o bom gosto. As casas, templos e jardins têm um design completamente diferenciado.

É tudo tão oposto à cultura ocidental, que você vai levar um tempo até se adaptar. Inclusive, pode ser que tenha dificuldades de partir quando chegar a hora de ir embora.

O país é uma mistura de gentileza, modernidade, cultura e desenvolvimento. Características que formam um conjunto de bons motivos para se desejar mais que alguns dias de férias.

A culinária do Japão, por exemplo, é um capítulo à parte. O arroz branco é tradicionalmente o alimento preferido do japonês. Ele é servido como prato principal, acompanhado de iguarias como peixe, carnes, legumes e verduras. Pode ser usado também em sushis, em uma composição de comida crua e cozida, resultando em uma gastronomia bastante peculiar.

A modernidade do Japão

A tecnologia, a cultura pop e os altos índices de alfabetização no Japão mostram um país moderno e inovador. Os jovens japoneses são sedentos de conhecimento e aplicam suas descobertas em diversas áreas.

Por isso, é comum ver no Japão algumas novidades que ainda não chegaram a certas partes do mundo. A robótica está presente nas casas e nas fábricas, substituindo os humanos em coisas simples ou grandiosas — tudo depende do objetivo e dos ganhos.

Ambientalmente consciente, o Japão é um país preocupado com o desperdício de água e a produção de energia limpa. Você verá carros movidos a hidrogênio, privadas inteligentes e casas alimentadas por energia solar.

Poderíamos citar muito mais atrativos, mas você precisa ir, pessoalmente, conferir por que vale a pena viajar para o Japão. Prepare-se para uma jornada incrível! 

Principais cidades para visitar ao viajar para o Japão

Decidiu viajar para o Japão, mas ainda não sabe quais locais visitar além de Tóquio? Nós entendemos! Afinal, o país conta com diversos destinos ricos em história, cultura, gastronomia, pontos turísticos e afins.

Atrações que proporcionam ótimas experiências, registros e, acima de tudo, histórias para contar e relembrar. Por isso, reunimos algumas sugestões de cidades que vale a pena conhecer. Veja quais são!

Kyoto

Kyoto é a parada perfeita para quem quer conhecer mais sobre a tradição religiosa do Japão que envolve o budismo. Afinal de contas, o município conta com alguns dos templos e santuários mais antigos e encantadores do país. Por exemplo, Pavilhão Dourado, Yasaka, Kifune e Kitano Tenmangu.

Nara

Nara, por sua vez, é conhecida pelas paisagens naturais que se destacam pela harmonia de cores e vegetação única. Para conferir de perto o que estamos falando, não faltam opções. Há as montanhas Wakakusa, Hozanji e Shigio Parque de Nara, além do Jardim Botânico de Kasuga.

Osaka

Terceira cidade mais populosa do país (com mais de 2,6 milhões de habitantes), Osaka é internacionalmente conhecida pela região de Dotonbori. O local dispõe de incontáveis boates, galerias, casas de show, pubs e afins para quem busca se divertir.

Além disso, à noite, ao longo do rio que dá nome à rua, você se depara com um dos trajetos mais iluminados do mundo. Isso graças ao extenso aglomerado de letreiros publicitários luminosos.

Himeji

Himeji é um destino obrigatório para quem gosta de história. Os motivos disso são as construções seculares da região. Por exemplo, os castelos de Himeji, Taiyo Park, Hakusho e Tatsuno.

Além disso, quem gosta de esportes radicais também vai aproveitar a cidade, já que ela reúne algumas das mais conhecidas montanhas para a prática de alpinismo. É o caso da Kasamatsuyama, da Tonomine Kogen e da Kashima Shrine.

Ise

Ise é um destino para quem busca o contato com as belezas naturais do Japão — o que não é à toa. Isso porque a região é proeminente no ecoturismo, graças, principalmente, ao Parque Nacional Ise-Shima, ao Parque Futamiura e ao Parque Miya River Watarai.

Takayama

O Takayama deve estar no roteiro de quem deseja experimentar a culinária japonesa. Às margens do Rio Miyagawa, você encontra uma infinidade de restaurantes com preços acessíveis e o melhor: pratos tradicionais de dar água na boca. Alguns exemplos são o Kyoka, o Gajumaru, o Kyoshi e o Suzuya.

Hakone

Por fim, entre as cidades que você deve visitar ao viajar para o Japão, não pode faltar Hakone. O local tem algumas das principais reservas de águas termais do país: a de Owakudani. Um local perfeito para relaxar e cuidar do corpo e da mente.

Processo de entrada no Japão

Ao viajar para o Japão de férias, você precisará de um visto de permanência. Para evitar uma negativa, prepare tudo com antecedência, pois você só pode dar entrada no pedido no mínimo três meses antes. Com o visto de turismo, você terá direito a uma estadia de, no máximo, 90 dias.

Esse tipo de visto tem validade de até três anos e permite múltiplas entradas com período não superior a três meses. Alguns países estão isentos de visto para o Japão, mas o Brasil não figura na lista. Ou seja, o pedido do visto é obrigatório.

Veja os tipos de vistos, de acordo com os objetivos:

  • Visto de Curta Permanência — turismo, visita a amigo, visita a parentes, participação em eventos, congressos e torneios;
  • Visto de Trânsito;
  • Visto Específico — cônjuge japonês, cônjuge japonês com certificado de elegibilidade, filho de japonês, cônjuge de filho de japonês, neto de japonês, cônjuge de neto de japonês, filho menor, solteiro e dependente de portador de categoria “long term resident”, “spouse or child of japanese national” ou “spouse of permanent resident”, cônjuge de residente permanente;
  • Visto Comum — atividades culturais, treinamento, estudante colegial, dependente, dependente sem certificado de elegibilidade;
  • Visto de Trabalho — professor, artista, atividades religiosas, jornalista, investidor/gerente de negócios, serviço legal/contador, serviço médico, pesquisador, instrutor, engenheiro, especialista em humanas/serviços internacionais, transferência na mesma empresa, trabalhos qualificados, entretenimento.

O pedido de visto para viajar para o Japão não exige entrevista como para alguns países. Você deve comparecer ao Consulado Japonês mais próximo da sua residência, mas poderá enviar os documentos pelos Correios. A diferença é que, enviando pelos Correios, você pagará a mais por isso.

Agora, veja os tipos de vistos de acordo com a permanência:

  • visto de uma entrada quando você, durante a sua viagem, fará uma única entrada no país;
  • visto de dupla entrada quando você, durante a estadia, entrará por até duas vezes no país;
  • visto de múltiplas entradas quando você, durante a sua viagem, fará mais entradas no país.

Documentos necessários para tirar o visto

Os documentos variam conforme o tipo de visto que você for solicitar. Elencamos todos que são necessários, mas destacamos os principais para uma viagem de turismo.

Quando for solicitar o seu, consulte o site oficial para ter a certeza de não esquecer nenhuma informação e correr o risco de ter o visto negado. Confira:

  • passaporte (original);
  • Formulário de Solicitação de Visto (original) — assinado conforme o passaporte. Para menores de 18 anos, deve conter assinatura e RG do responsável (cópia simples);
  • uma foto 4,5×4,5 cm ou 3×4 cm nítida e recente;
  • Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples);
  • passagem de ida e volta ou print de reserva de todos os trechos (original e cópia simples);
  • cronograma de viagem (original);
  • comprovante de renda (original e cópia simples) — Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) e extratos bancários dos três últimos meses (ex.: extrato de aplicações, poupança, investimentos), outros comprovantes de renda dependente de pais, filhos ou cônjuge, comprovante de renda do financiador da viagem, documento que comprove a relação familiar (cópia simples).

Documentos para visto de curta permanência

Confira os documentos para visto de curta permanência no Japão:

  • passaporte válido;
  • formulário de solicitação de visto preenchido e assinado conforme o passaporte;
  • uma foto recente, tirada no máximo há seis meses (4,5×4,5 cm);
  • cópia autenticada da identidade do requerente;
  • cópia da reserva de passagem de ida e volta, partindo do Brasil.

Tirar férias e ter momentos de descanso é importante e essencial para a qualidade de vida. Ao escolher viajar para o Japão, além de vivenciar algo completamente diferenciado, você terá muitas histórias para compartilhar na volta.

Não se esqueça de um detalhe muito importante: levar dinheiro em sua viagem! A moeda do Japão é o iene, e o ideal é você abrir uma conta internacional e transferir remessas online. Isso porque nem todos os cartões de crédito ou débito são aceitos no país.

Como em algumas cidades não há casas de câmbio disponíveis, você poderá enfrentar dificuldades para se locomover ou comprar, caso não tenha moeda local para fazer o pagamento.

Como ficou claro ao longo do post, viajar para o Japão requer planejamento quanto à documentação e à obtenção de visto. Porém, encerrada essa parte, é hora de se organizar quanto ao que conhecer e visitar na terra do sol nascente. Afinal, não faltam destinos incríveis no país para elevar o seu roteiro de viagem a outro nível!

Para uma melhor segurança financeira ao viajar para o Japão, não perca tempo: conheça a Remessa Online e tenha o melhor câmbio entre real e iene!

Resumindo

Precisa de visto para viajar para o Japão?

Todo brasileiro que viajar para o Japão precisa de visto. O visto de curta permanência é relativamente fácil de obter. Você só precisa ter o cuidado com os prazos de solicitação e enviar a documentação correta com preenchimento adequado do formulário.

Como levar dinheiro para o Japão?

O ideal é que você abra uma conta internacional e faça transferência online. Como a moeda oficial do Japão é o iene talvez você encontre dificuldades para uma boa cotação estando no Brasil e pague mais caro do que as tarifas de uma plataforma de remessa online.

Quais cidades visitar no Japão?

Fora a capital Tóquio, é interessante conhecer: Kyoto, Nara, Osaka, Himeji, Ise, Takayama e Hakone.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada