Como funciona o Correios Exporta Fácil

O Correios Exporta Fácil surgiu para facilitar o envio de documentos e mercadorias para o exterior. Quem opta por esse serviço não precisa se preocupar com as principais atividades postais e alfandegárias. Afinal, elas são realizadas pelos Correios em parceria com outros órgãos exportadores.

Nesse sentido, é uma solução simples, prática e econômica para empreendedores e pessoas físicas exportarem seus produtos para outros países. O objetivo é eliminar burocracias e simplificar o processo de exportação, contribuindo para otimizar as receitas.

Mas afinal, como esse processo funciona? Se deseja entender melhor sobre o assunto, está no lugar certo! Continue a leitura e veja o que é o Correios Exporta Fácil, como funciona e outras informações relevantes para esclarecer suas dúvidas!

O que é o Correios Exporta Fácil?

O Correios Exporta Fácil é um serviço criado para facilitar o envio de mercadorias e documentos para o exterior. Por meio da plataforma online, é possível realizar os procedimentos de postagem, consulta de preços e prazos postais.

Para garantir a praticidade na hora de enviar produtos para o exterior, os Correios oferecem uma série de vantagens para o exportador. Uma delas é que a instituição realiza o registro da operação no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) da Receita Federal.

Outro fator que facilita a exportação é que os Correios já realizam o desembaraço dos envios internacionais na alfândega brasileira. Com isso, o processo é feito de forma descomplicada e rápida, o que é uma grande vantagem para os empreendedores.

Quais são os serviços oferecidos pelo Correios Exporta Fácil?

Para atender às diversas exigências e necessidades dos exportadores, os serviços do Correios Exporta Fácil são divididos em dois grupos de envio: mercadorias e documentos, situações extremamente úteis para quem lida com exportações.

Nesse contexto, cada um tem suas próprias especificidades que precisam ser conhecidas antes do envio. O objetivo é garantir a regularidade e evitar transtornos que podem atrasar e comprometer todo o processo de exportação.

Saiba mais sobre eles a seguir!

Mercadorias

O Correio internacional permite que empreendedores ou pessoas físicas enviem mercadorias de valor comercial, presentes ou amostras. Para isso, é possível utilizar diferentes tipos de envio e cada um conta com particularidades distintas, sendo:

  • Exporta Fácil Premium: serviço para quem precisa enviar encomendas com urgência para o exterior. Os Correios priorizam esses envios e oferecem garantia no prazo de entrega;
  • Exporta Fácil Expresso: envio de mercadorias feito com rápida velocidade de entrega;
  • Exporta Fácil Standard: serviço de envio internacional com prazos médios de encaminhamento e entrega de encomendas;
  • Exporta Fácil Econômico: envio de mercadorias com baixa prioridade de entrega e preços de postagem econômicos.

Documentos

Além das mercadorias, também é possível realizar a exportação de documentos, os quais são muitas vezes indispensáveis para as relações comerciais. Desse modo, o Correios Exporta Fácil também oferece diferentes formas de envio para cada necessidade, por exemplo:

  • Documento Internacional Premium: envio de documentos com máxima urgência e com curtos prazos de entrega;
  • Documento Internacional Expresso: envio de documentos com velocidade na entrega;
  • Documento Internacional Standard: envio de documentos com tratamento prioritário e prazos médios de entrega;
  • Documento Internacional Econômico: envio de documentos com baixa prioridade de entrega e tarifas baixas.

O serviço oferecido pelos Correios ajuda muitos empresários que precisam exportar produtos e não querem lidar com toda a burocracia do processo. Afinal, os próprios Correios registram a operação no Siscomex.

Como funciona o Correios Exporta Fácil?

O Correios Exporta Fácil é um serviço que facilita o processo de exportação de mercadorias ou documentos. O procedimento é prático e pode ser iniciado pelo site dos Correios, sendo indicado para diversas pessoas físicas ou jurídicas, por exemplo:

  • empresas de qualquer porte ou natureza jurídica;
  • Microempreendedores Individuais – MEI;
  • artesãos e agricultores registrados;
  • pessoas físicas, desde que não se caracterize como habitualidade e/ou prática de comércio.

Para fazer o envio correto, é preciso se atentar a alguns fatores. Verifique com antecedência as opções de entrega para o país de destino e serviços dos Correios. Além disso, tenha em mãos a documentação da encomenda.

Com tudo verificado, acesse o site do Correios Exporta Fácil e preencha os dados para fazer sua pré-postagem internacional. Após isso, visite a agência dos Correios para enviar a encomenda para o exterior, sem muitas burocracias.

Os Correios serão responsáveis por fazer o cadastro da encomenda na Receita Federal, assim como pelo transporte e entrega no país de destino. O exportador precisa apenas acompanhar o status do envio por meio do código de rastreamento.

Quais são os tipos de envio do Correio Internacional?

Por meio do programa Correios Exporta Fácil, é possível enviar diversos produtos e documentos. Para isso, os empreendedores ou pessoas físicas têm à disposição soluções distintas, adequadas para cada necessidade.

Em outras palavras, os Correios oferecem diversas possibilidades para enviar encomendas internacionais. Por isso, é importante considerar as características dos produtos, valores e outras particularidades para escolher o plano ideal para cada situação.

Veja, a seguir, quais são essas opções e suas características!

1. Premium

A categoria Premium é uma das mais completas e, além da garantia de entrega no prazo estabelecido, conta com rastreamento em todo o percurso. O serviço tem cobertura em mais de 200 países, com mercadorias de até 30 kg, e o valor mais elevado entre as opções.

2. Expresso

Nessa opção do Correios Exporta Fácil, o valor é abaixo do premium e não há garantia de entrega no prazo. Porém, oferece prioridade e rastreamento completo. A cobertura de entrega é realizada em mais de 175 países e a capacidade máxima de peso é de 30 kg.

3. Standard

O limite de peso da Standard é de 30 kg e não há garantia de entrega no prazo estabelecido. Sendo assim, a diferença é que, nesse caso, a prioridade de entrega é média e o rastreamento é parcial, em mais de 200 países.

4. Econômico

A categoria econômica é a mais em conta e não oferece prioridade de entrega. Além disso, se o destinatário não for encontrado, pode haver taxas de devolução. O limite de postagem é de 2 kg, com rastreamento limitado e não há prioridade de entrega.

Documentação mínima para exportar

Os serviços do Correios Exporta Fácil estão disponíveis para pessoas físicas, microempreendedores individuais e empresas que pretendem enviar documentos e encomendas para o exterior de forma prática e facilitada.

Para realizar o envio, a empresa solicita a seguinte documentação mínima:

  1. nota fiscal;
  2. fatura comercial;
  3. endereço e dados do destinatário;
  4. formulário de postagem CP72/AWB.

Nesse sentido, antes de começar os trâmites de exportação, é importante garantir que todos os documentos sejam providenciados. Mesmo sendo um processo simplificado, é fundamental garantir que tudo esteja correto para evitar imprevistos e atrasos nas entregas.

Restrições e taxas de envio do Correios Exporta Fácil

De maneira geral, não podem ser exportadas mercadorias que coloquem em risco a segurança do transporte ou que sejam ilícitas. Cada país tem suas próprias restrições e os Correios disponibilizam uma lista com todas as regras no seu site.

Também é preciso se atentar às taxas de envio e prazos de entrega, pois eles variam conforme o país de destino, serviço contratado e tamanho. O exportador pode obter essas informações por meio do simulador de envio dos Correios.

Se você optar pelo envio na categoria econômica, é importante salientar que, se o entregador não encontrar o destinatário, pode ser aplicada taxas de devolução. Com isso, os custos para a exportação aumentam, além do prazo de entrega ao destinatário.

Como saber o preço para entregas nos Correios Exporta Fácil?

Os serviços dos Exporta Fácil são disponíveis para mercadorias e produtos para entrega em mais de 200 países. Para isso, cada categoria conta com prazos de entrega e taxas distintas, que devem ser avaliadas de forma individual.

Isso porque cada pacote e destino tem suas particularidades que acabam influenciando nos valores pagos pelo remetente. Dessa forma, é importante pesquisar com antecedência para entender todos os custos e garantir uma exportação dentro do planejamento.

Visando proporcionar maior transparência e previsibilidade aos usuários do programa, os Correios disponibilizam no site um simulador de preço e prazo. Trata-se de uma ferramenta importante para compreender melhor quais os custos envolvidos no processo.

Para utilizar, basta preencher as seguintes informações:

  • tipo de encomenda;
  • CEP de origem;
  • país e cidade de destino;
  • formato da embalagem;
  • comprimento, largura e altura;
  • peso do pacote.

Ao inserir todas essas informações, com dados reais e precisos, basta clicar em simular que, instantaneamente, você terá acesso aos resultados. Por exemplo, os valores de entrega para cada categoria do Correios Exporta Fácil e o prazo de entrega em dias úteis.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Sua empresa faz negócios no exterior? Então, aproveite todas as vantagens da Remessa Online para enviar e receber pagamentos do exterior.

A Remessa Online é credenciada pelo Banco Central e é um serviço que atende tanto pessoas físicas quanto empresas. Operando para mais de 100 países, a plataforma oferece segurança, baixo custo e rapidez na realização de transações internacionais.

Por meio da plataforma online, é possível realizar transferências internacionais de forma segura, prática e econômica. Para começar a utilizar os serviços, você precisa criar a sua conta gratuitamente no site da Remessa Online. O processo é rápido e sem necessidade de enviar documentos.

Ainda há a vantagem de que a plataforma brasileira oferece o custo de serviço mais barato do mercado, de apenas 1,3%. Isso sem mencionar que a cotação para conversão de moedas é feita utilizando-se o valor do câmbio comercial, sem adição de margem.

A Remessa Online já realizou mais de 400 mil transações, totalizando R$ 21 bilhões. Isso a tornou uma das líderes em operações de pagamento internacional no Brasil.

Como pode notar, o Correios Exporta Fácil é uma excelente opção para enviar encomendas internacionais com praticidade e ótimo custo-benefício. Portanto, não deixe de considerar essa alternativa para ter exportações simplificadas, seguras e eficazes.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens que a sua empresa pode ter para enviar e receber dinheiro do exterior.

Resumindo

É possível enviar encomendas ao exterior pelos Correios?

Sim! Os Correios têm um serviço chamado Correios Exporta Fácil que serve justamente para isso. Você pode enviar encomendas ao exterior por meio de quatro tipos de envio, sendo Premium, Expresso, Standard e Econômico.

O que é o serviço Correios Exporta Fácil?

O Correios Exporta Fácil é um serviço criado para facilitar o envio de mercadorias e documentos para o exterior. Por meio da plataforma online, é possível realizar os procedimentos de postagem e a consulta de preços e prazos postais.

Quanto custa o serviço Correios Exporta Fácil?

As taxas de envio e prazos de entrega variam conforme o país de destino, serviço contratado e tamanho. O exportador pode obter essas informações por meio do simulador de envio dos Correios.

Como receber dinheiro por exportação de produtos ao exterior?

Para receber dinheiro por exportação de produtos, use a Remessa Online. Trata-se de uma plataforma credenciada pelo Banco Central e que atende tanto pessoas físicas quanto empresas. Operando para mais de 100 países, a plataforma oferece segurança, baixo custo e rapidez na realização de transações internacionais.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada