Como praticar mindfulness? 3 dicas para o dia a dia

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Como praticar mindfulness: duas mãos com as palmas viradas para cima com um holograma.

De forma mais objetiva, ele pode ser traduzido como uma prática que visa alcançar um estado de consciência focado no presente, em que o indivíduo se sente capaz de reconhecer seus sentimentos, sensações e pensamentos.

Portanto, ao praticar mindfulness você consegue ter mais foco, deixando as distrações e pensamentos de lado e focando plenamente no momento presente.

Os exercícios não são simples e podem representar um verdadeiro desafio para quem tem dificuldade de manter o foco. Por outro lado, são exatamente essas as pessoas mais beneficiadas com a prática. 

Para alcançar bons resultados e alcançar uma produtividade ideal, é fundamental ter dedicação, conectando ação e pensamento com o propósito de atingir os seus objetivos. 

Dois grandes exemplos de pessoas que precisam adotar essa prática, são os freelancers e os trabalhadores do home office.

Neste artigo separamos três dicas que vão ajudar você a praticar a atenção plena. Acompanhe e descubra!

1. Respiração 

A concentração depende basicamente do controle de seus sentidos, o mais importante para manter o foco e a calma é a respiração. Por isso, a primeira dica que vai ajudar muito quando você está com dificuldade de manter o foco é a inspiração e expiração.

Sinta o seu peito dilatar lentamente e em seguida, expire o ar pela boca. Repita esses exercícios por pelo menos três vezes e depois feche os olhos, retomando a sua forma normal de respirar.

Ter o controle da respiração e observar o movimento do seu peito durante o processo, irá ajudar a focar naquilo que realmente importa, esvaziando a sua mente.

No começo será difícil, mas o seu corpo vai se adaptando. Cada vez que a sua mente se distrair, basta recomeçar o exercício.

2. Pensamentos

Perceba como o seu pensamento surge e quais são os gatilhos. De forma geral, eles obedecem a uma lógica e as ideias não costumam durar muito tempo, um substitui o outro e assim sucessivamente.

Em primeiro lugar, tente perceber que tipo de sentimento cada um dos seus pensamentos traz: desconforto, alegria, tristeza, calma, prazer, vergonha. Passe a relacionar pensamentos e sentimentos. Sempre que perder o foco do exercício, volte ao exercício da respiração e recomece.

3. Audição

Outro exercício interessante de atenção plena, envolve a audição. Você vai passar a perceber seus filhos ao seu redor somente com o ouvido. Feche os olhos, observe sua postura, relaxe e sinta eles ao seu redor. Veja, você não deve procurar por barulhos, mas sim esperar que eles cheguem ao seu ouvido.

Você também pode aproveitar para observar outros sentidos como o tato e o olfato. Consegue identificar aromas no ambiente? Qual o gosto da sua boca? Qual é a temperatura agora e como você está sentindo ela em seu corpo?

Essa capacidade de observar e perceber os seus sentidos, ajudam muito no treinamento do seu cérebro, que com o passar do tempo ficará mais focado e com sua atenção direcionada.

Você pode realizar exercícios específicos de atenção plena com o suporte de profissionais especializados ou buscar materiais técnicos sobre o assunto.

É possível estabelecer diversas estratégias e aplicá-las no seu dia a dia, adotando hábitos que vão contribuir para que você tenha atenção e melhore a sua qualidade de vida dentro e fora do trabalho.

Gostou dessas dicas sobre como praticar a atenção plena? Então aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter, e ter acesso a outros conteúdos como este.

Resumindo

O que é mindfulness?

O mindfulness é uma prática que visa ajudar o indivíduo a alcançar um estado de consciência focado no presente. Permitindo que ele se sinta capaz de reconhecer seus sentimentos e sensações.

Ao praticar mindfulness você consegue ter mais foco, deixando as distrações e pensamentos de lado e direcionando sua energia e pensamentos para o momento presente.


Como praticar mindfulness?

Além de focar na respiração e no controle dos seus sentidos, você pode realizar exercícios específicos de mindfulness com o suporte de profissionais especializados.

Perceba que é possível estabelecer diversas estratégias e aplicá-las no seu dia a dia, adotando hábitos que vão contribuir para que você tenha atenção plena e melhore a sua qualidade de vida.

Assuntos relacionados