5 dicas para conquistar um investidor-anjo no exterior

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Conquistar um investidor-anjo: dois homens avaliando gráficos financeiros para fins de investimento

Antes de entender como conquistar um investidor-anjo no exterior, é importante entender quem é este tipo de figura. O investidor-anjo nada mais é do que um investidor com renda elevada e alto poder econômico. Ele investe recursos próprios para o desenvolvimento de startups. Em troca, ele ganha participação no negócio.

A expressão “anjo” foi criada pois estas pessoas estão dispostas a aplicar uma grande quantia de dinheiro em um negócio que ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Apesar de se tratarem de pequenas empresas, geralmente com receita muito pequena, estes investidores acreditam que os negócios tem grande potencial de lucro a curto, médio e longo prazo.

Geralmente, além do investimento financeiro, estes “anjos” também podem usar sua expertise, experiência comercial e networking para auxiliar no crescimento da startup. Por se tratar de um novo parceiro de negócios, é importante que a startup aceite investidores alinhados com o seu perfil e objetivos.

Mas afinal, como conquistar um investidor-anjo alinhado com os propósitos da sua startup? Ainda, será que é possível encontrar um investidor-anjo no exterior? Neste artigo vamos trazer algumas dicas práticas que vão te ajudar a encontrar a resposta para estas perguntas. Confira!

1. Seja seletivo e não desista

Você deve ter em mente que um bom investidor-anjo não é necessariamente aquele que aceita o maior valuation, mas sim o que agrega maior valor à sua startup. 

Isso significa que antes de pensar em aumentar o valor da sua startup, você deve pensar em atrair investidor de valor, que tragam recursos financeiros e conhecimento de mercado.

No começo é bem provável que você tenha uma certa dificuldade, por isso deve ser insistente. Os investidores recebem muitos projetos e propostas diariamente, inúmeras eles nem consegue analisar. Por isso, insista, não desista, mantenha contato e mostre ao investidor que você realmente acredita no potencial do seu projeto e na parceria.

2. Entenda que o investidor-anjo deve participar

Como mencionamos no início deste artigo, o investidor-anjo não é apenas um patrocinador da sua startup, ele passa a ser uma parte dela.

Desta forma, você deve entender que deve e vai participar do projeto, se envolver nos processos, no dia a dia do seu negócio. Um bom anjo é aquele que tenha muito mais que recursos financeiros para oferecer, trazendo experiência, conhecimento e um leque de novas possibilidades para a startup.

Quando um anjo decide investir ele quer contribuir de diversas formas e você precisa saber que isso tem um valor inestimável.

3. Esteja pronto para ser testado

Quando você começar a buscar investidores-anjo deve estar preparado para ser testado constantemente. O investidor-anjo, geralmente, já foi empreendedor e ele vai querer avaliar o seu perfil e entender como você pensa, age e resolve os desafios que surgem no seu caminho.

Um empreendedor resiliente, flexível e consistente tem muito mais chances de conquistar o interesse de investimento de um anjo.

4. Não seja prolixo

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a apresentação do seu projeto ao anjo. Se você tem uma boa ideia, executável e viável, provavelmente  consegue apresentá-la de forma clara e objetiva em pouco menos de 15 minutos. 

Apresentações longas dispersam o interesse do investidor e podem causar uma sensação de despreparo por parte do empreendedor. Ao montar a sua apresentação para o anjo, seja objetivo, pense na pergunta que você quer responder e acompanhe a mesma da resposta.

5. Lembre-se que o trabalho em equipe é fundamental

É muito pouco provável que você consiga ter uma ideia, montar o projeto, a apresentação e ir em busca de investidores junto ao mercado sempre sozinho. Esteja ciente de que o trabalho em equipe é fundamental, seja humilde, dê valor às pessoas que estão a sua volta e saiba ouvir. Sem dúvida essas são características que vão chamar a atenção e atrair o interesse do investidor-anjo.

Se você quer buscar investidores fora do Brasil, essas dicas vão ajudá-lo. Além disso, aproveite para conhecer a plataforma da Remessa Online. Ela permite envio e recebimento de dinheiro do exterior a um custo mais baixo do que o praticado pelas instituições bancárias tradicionais.

Quer estar pronto para receber recursos do seu investidor-anjo no exterior? Acesse o site da Remessa Online e faça o seu cadastro.

Resumindo

O que é investidor-anjo?

O investidor-anjo nada mais é do que um investidor com renda elevada e alto poder econômico. Ele investe recursos próprios para o desenvolvimento de startups. Em troca, ele ganha participação no negócio. A expressão “anjo” foi criada pois estas pessoas estão dispostas a aplicar uma grande quantia de dinheiro em um negócio que ainda está em fase inicial de desenvolvimento.

Como conquistar um investidor-anjo no exterior?

As nossas dicas são: seja seletivo e não desista, entenda que o investidor-anjo deve participar, esteja pronto para ser testado, não seja prolixo, seja humilde e valorize o trabalho em equipe.

Assuntos relacionados