Quais as diferenças entre incubadoras e aceleradoras de startups?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Incubadoras e aceleradoras: ilustração de equipe de startup recebendo orientação para acelerar o crescimento

Tanto as incubadoras quanto as aceleradoras são consideradas redes de apoio para startups que estão entrando no mercado e necessitam de suporte e orientação para traçar um caminho de sucesso em seus negócios.

Neste artigo, você vai descobrir o que são incubadoras e aceleradoras de startups, além de entender as principais diferenças entre elas. Ainda, vamos ajudá-lo a entender como fazer a melhor escolha entre as duas opções e de que forma empresas como a Remessa Online podem ajudar ao longo deste processo. Confira!

O que são incubadoras de startups?

As incubadoras podem ser classificadas como sendo programas que selecionam startups com projetos voltados à suprir necessidades de uma determinada região ou governo.

Normalmente ligadas à instituições de ensino ou organizações sem fins lucrativos, administradas por entidades públicas ou privadas, elas têm o escopo de ajudar novas startups com ideias inovadoras a alcançarem o sucesso.

Na prática, as incubadoras costumam oferecer espaço físico para o trabalho, contato com outras startups, treinamentos, mentorias, contato com parceiros e financiamento inicial.

O que são aceleradoras de startups?

As aceleradoras são bem parecidas com as incubadoras, por isso é comum haver uma confusão entre os conceitos. 

As principais diferenças entre elas é que no caso das aceleradoras a aliança costuma ser feita quando a startup está prestes a atingir o break even (ponto de equilíbrio), ou seja, quando a startup está prestes a se tornar lucrativa financeiramente.

Startups que estão prestes a receber novas rodadas de investimento também estão no foco das aceleradoras de startups.

Neste contexto, as aceleradoras, como o nome sugere, têm o propósito de atuar como mola propulsora para que o negócio comece a ser efetivamente lucrativo. Na prática, as aceleradoras oferecem mentorias com empreendedores, investidores, investimentos financeiros, além de networking com parceiros de alta relevância no mercado.

Diferenças entre Incubadoras e Aceleradoras

Incubadoras e aceleradoras são modelos que oferecem apoio para startups que estão se lançando no mercado.  Enquanto as incubadoras ajudam nos primeiros passos, com suporte financeiro, planejamento, plano de negócios, pesquisas de mercado e viabilidade econômica, as aceleradoras estão focadas em startups já estruturadas.

Desta forma, as aceleradoras identificam a apostam em quem já tem uma estrutura, alto potencial de atender a um nicho de mercado, visão de crescimento exponencial e rápido. É aqui que se encontram os grandes empreendedores e investidores com maior experiência no mercado.

Como escolher o modelo certo para o seu negócio?

A decisão depende basicamente da evolução do seu negócio. Em que etapa está o seu projeto? Você já tem uma estrutura adequada? Sua estrutura está pronta para atender ao mercado com altas demandas e escalabilidade?

As incubadoras são especialmente recomendadas para os pesquisadores e profissionais que querem desenvolver uma nova tecnologia e ainda não criaram uma empresa legalizada, para as micro e pequenas startups em fase de início de operação e que ainda precisam desenvolver produtos/serviços e também para negócios já consolidados e que querem empreender com base nas lógica das startups.

Todas as startups que não se enquadram nessas características podem focar no suporte de aceleradoras.

Como a Remessa Online pode ajudar nesse processo?

O impulsionamento de uma startup depende de suporte de investidores. No caso de aporte de capital internacional para a sua ideia, você pode contar com os serviços da Remessa Online.

A Remessa Online  é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Você consegue enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com pouca burocracia e a um custo mais baixo do que o praticado pelos bancos tradicionais. A Remessa pode ser utilizada tanto por pessoas físicas, quanto jurídicas.

Você gostou deste artigo sobre incubadoras e aceleradoras? Então aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto. Confira este artigo que mostra como planejar a estrutura offshore da sua startup.

Resumindo

O que são startups?

As startups são empresas jovens com modelos de negócios repetíveis e escaláveis. Sempre associadas à soluções inovadoras elas têm nas incubadoras e aceleradoras oportunidades de impulsionar os seus negócios.

Qual a diferença entre aceleradoras e incubadoras?

As principais diferenças entre elas é que no caso das aceleradoras a aliança costuma ser feita quando a startup está prestes a atingir o break even (ponto de equilíbrio), ou seja, quando a startup está prestes a se tornar lucrativa financeiramente. Já no caso das incubadoras, o suporte é indicado para quem está começando a montar um plano de negócios e estruturando a startup.

Assuntos relacionados