Coronavírus começa a afetar Zona do Euro de maneira mais intensiva

No meio da semana, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçou seu pedido de que os governos utilizem de política fiscal e dediquem parte de seus orçamentos para estimular o crescimento econômico da Zona do Euro.

Claramente, como temos destacado reiteradamente, a preocupação com o crescimento do bloco está no centro de todas as análise sobre a Europa. O desempenho ruim do comércio exterior colocou a indústria da Zona do Euro em recessão nos últimos meses e o avanço do Coronavírus pode aprofundar esse cenário. 

Itália, por exemplo, é um dos países mais afetados pelo vírus na Zona do Euro. A situação deteriorou rapidamente no país. No final de janeiro, autoridades e especialistas já consideravam a possibilidade de forte desaceleração econômica nos próximos meses. Com o avanço do vírus, podemos começar a falar com alguma segurança em recessão.

Nesse cenário, a moeda europeia ainda se fortaleceu na semana em relação ao real. O euro abriu o pregão de quarta-feira (26) cotado a R$ 4,7747. Na abertura desta sexta-feira (28), a cotação era de R$ 4,9335, uma apreciação de aproximadamente 3,33% do euro frente à moeda brasileira. 

Leia também as análises da semana para o dólar e para a libra esterlina.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024