Dia do profissional de marketing: entenda a importância

Veja qual é o dia do profissional de marketing, entenda mais com o que ele trabalha e descubra como se aprofundar no ramo!

Sabia que existe uma data que se tornou conhecida em todo o país como o dia do profissional de marketing? Pois é, e isso não é à toa. Afinal de contas, trata-se de uma área que tem sido responsável por revolucionar o mercado no Brasil e no mundo.

Tal fato se deve a ela contribuir para muitos propósitos. Por exemplo, criar e moldar marcas. Ela ainda dita tendências de consumo e opiniões públicas e ajuda a construir a relação entre organizações e sociedade.

Pensando nisso, trouxemos um post para mostrar a relevância desse ramo. De quebra, você verá o porquê de valer a pena conhecê-lo — seja para saber quando recorrer a ele, seja para saber as possibilidades de atuação que ele proporciona. Confira!

O que é marketing?

O marketing é formado por um conjunto de conceitos e ações práticas que ajudam pessoas tanto físicas quanto jurídicas a vender algo. Produtos e serviços são os elementos que logo vêm à mente, o que é normal. Porém, não acaba aí. Esse algo também pode ser:

  • Imagem profissional;
  • Ideia de negócio;
  • Crença política;
  • Atividades religiosas;
  • Valores organizacionais;
  • Bandeiras de movimentos sociais.

Qual é a origem do marketing?

O marketing começou a ser estudado e entendido como um campo de conhecimento no século XX, mais precisamente na década de 40 nos Estados Unidos. Naquela época, o foco dele era auxiliar a expansão tanto do comércio quanto do varejo. Afinal, ambos os setores sempre foram marcados por forte concorrência.

Qual é o dia do profissional de marketing?

Anote na agenda para não esquecer: a data em que é celebrado o dia do profissional de marketing é 8 de maio. A cada ano, ela ganha força e é celebrada não apenas por quem trabalha na área, mas também por quem recorre diariamente a ela. É o caso de empresas, agências de publicidade, partidos políticos, universidades, ONGs, indústrias, bancos etc.

O que faz um profissional de marketing?

O profissional de marketing tem uma vasta gama de possibilidades de trabalho (e não é exagero!). Em empresas, agências de consultoria ou atendimento freelancer, ele pode ficar encarregado de:

  • Comunicação organizacional;
  • Comunicação interna da administração com os colaboradores;
  • Posicionamento e reposicionamento da marca;
  • Gestão de redes sociais e plataformas online;
  • Gerenciamento de campanhas publicitárias;
  • Planejamento de divulgação de produtos, serviços e conteúdos em mídias tradicionais;
  • Acompanhamento de métricas de investimentos, campanhas e retorno comercial;
  • Pesquisas de preferência do consumidor ou nicho de mercado;
  • Estratégias para aumentar as vendas.

Qual o impacto do marketing no nosso dia a dia?

Se antes o marketing tinha o papel de ajudar as empresas a se destacarem da concorrência e a atraírem mais consumidores, hoje ele vai além. Ele busca assegurar a satisfação e a fidelização do cliente.

O marketing também é o que permite a construção e a manutenção do relacionamento entre empresas, mídia e cidadãos. Fora o fato de que ele é a peça-chave para a criação de conteúdos como estratégia de vendas — algo crucial em um período tecnológico em que a internet dita o consumo.

Quais são as principais referências do marketing?

Quando o assunto é marketing, não faltam nomes que são referências em atuação, inovação, pesquisa e/ou estudos no ramo. Abaixo, mostramos alguns dos principais:

  • Philip Kotler: é considerado um dos principais escritores sobre o marketing aplicado à realidade e às mudanças do mercado. Ele conta com mais de uma dezena de livros já publicados (como Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade);
  • Al Ries e Jack Trout: foi a dupla responsável por desenvolver, ainda na década de 90, alguns dos principais conceitos sobre posicionamento, geração de valor e percepção da marca (o chamado brand awareness, em inglês) pelo público-alvo;
  • Seth Godin: ficou reconhecido no mercado dos Estados Unidos como referência em empreender e usar o marketing como ferramenta de sucesso e consolidação de marcas em diferentes setores comerciais;
  • Martha Gabriel: se tornou uma das principais palestrantes de marketing no mundo e tem como diferencial a abordagem das demandas do mercado brasileiro;
  • Adele Revella: principal nome por trás do Buyer Persona Institute, uma das instituições internacionais mais relevantes em pesquisa e panorama de comportamentos e tendências do consumidor.

Gostou de entender mais sobre o dia do profissional de marketing e a importância dessa carreira? Pois vale a pena se aprofundar nos tipos de serviço que a área proporciona. Em especial, se você pensa em ser freelancer de marketing ou quer utilizar estratégias do meio para potencializar o seu negócio próprio ou a empresa onde atua.

Quer ver mais conteúdos como este? Então siga a Remessa Online no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Resumindo

Quando é o dia do profissional de marketing?

A data é celebrada sempre em oito de maio.

Qual a importância do marketing?

A possibilidade de vender desde produtos e serviços até conceitos abstratos, de influenciar o consumo e transformar a forma como o mercado se relaciona com a sociedade.

Quais os nomes relevantes do marketing para quem quer entender mais sobre a área?

Além da brasileira Martha Gabriel, há Philip Kotler, Adele Revella, Seth Godin, Al Ries e Jack Trout.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar