De Olho no Câmbio #146: Mercado de trabalho americano positivo e apreensão no restante do mundo

A semana mais curta aqui no mercado brasileiro não deixou a desejar em termos de emoção e volatilidade. O mercado foi bastante pautado pelos movimentos na Câmara dos Deputados com a votação da PEC dos Precatórios, mas também atento ao forward guidance do Bacen.

Nos EUA, expectativas positivas com dados do mercado de trabalho, mas bastante apreensão vinda da Zona do Euro e do Reino Unido.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

– Real vs Dólar
– Real vs Euro
– Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Os movimentos desta semana mostraram o conflito atual entre a visão dos investidores e dos policy makers, particularmente na Europa, mas em grande medida também nos EUA. 

A depreciação do Euro e da Libra frente ao dólar reforçam o movimento de investidores em direção aos ativos precificados nestas moedas justamente se posicionando frente ao que lhes parece a eminente alta dos juros. Christine Lagarde (BCE) e Andrew Bailey (BoE) deixaram claras as suas posições. Resta-nos acompanhar os próximos passos. 

Paralelo a isso, no Brasil, as expectativas com alta dos juros já se materializaram, uma vez que na semana passada o Copom elevou os juros em 1,5 p.p. e na Ata do Copom divulgada esta semana, deixou claro os próximos passos em direção a novas altas.

Nesse contexto, o Real teve uma nova semana de apreciação, mas com investidores receosos com os riscos fiscais em torno das últimas decisões do governo. Assim, a próxima semana deve trazer um movimento mais forte de depreciação do Real, revertendo a tendência das últimas duas semanas.

Seguimos de olho.

Related posts

Venda de Stock Options: como declarar e qual o IOF da operação?

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio