Descubra qual é função da área de inovação em uma empresa

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Descubra qual é função da área de inovação em uma empresa

Nos últimos anos, a inovação se tornou fundamental para as empresas. O tema tem sido amplamente debatido e virou matéria de curso e até formação universitária. As empresas criaram área de inovação para promover essa cultura entre seus profissionais. 

Mas o que faz uma área de inovação dentro de uma empresa? Muitas pessoas ainda não sabem o que precisam estudar ou qual formação ter para conquistar um cargo dentro dessas áreas. Neste artigo, você vai entender qual é a função da área de inovação dentro das empresas. Confira!

O que é inovação?

Inovação é quando encontramos soluções novas para problemas antigos. De forma prática, podemos citar alguns serviços que surgiram nos últimos anos, como Uber e Airbnb. O serviço de transportes que prestam serviços particulares para passageiros já existia, mas a Uber surgiu como uma forma de atender os passageiros de uma nova forma.

Ninguém sabia que precisava ter acesso ao serviço de transportes na palma das mãos, mas depois que foi criado, o Uber se tornou essencial na vida das pessoas. O mesmo pode ser aplicado ao Airbnb, as pessoas podiam alugar casas e hotéis, mas não tinham acesso a experiências incríveis.

Todas as soluções inovadoras proporcionam mais do que os usuários precisam ou esperam, por isso são consideradas como inovações. Nas empresas, a inovação é uma forma de mostrar como é possível encontrar caminhos diferentes para problemas antigos, tornando-os mais simples, econômicos e eficientes.

Qual é a função da área de inovação dentro das empresas?

A área de inovação dentro das empresas têm o papel de manter a empresa em uma posição competitiva, gerando valor no mercado presente e no futuro, de forma sustentável e eficiente. 

O objetivo de uma área de inovação é explorar novas oportunidades de mercado e olhar para ferramentas que podem melhorar suas atividades. Para isso, a área deve se conectar e estar informada sobre tecnologias, métodos, processos, programas e projetos mais recentes e atuais.

Como criar uma área de inovação dentro da empresa?

Muitas empresas querem ser vistas como inovadoras, mas não desenvolvem atitudes e ações práticas para isso. É preciso envolver todos os profissionais e ter uma cultura bem estruturada. 

O trabalho da área de inovação é o de estimular um ambiente favorável dentro da empresa, buscando soluções, tecnologias e modelos de negócios novos. Veja a seguir, algumas ações que podem ser adotadas na sua empresa:

  • Criação de estratégias novas;
  • Desenvolvimento da cultura de inovação;
  • Busca por inovações no mercado;
  • Desenvolvimento do intraempreendedorismo;
  • Aquisições de outras empresas inovadoras; 
  • Análise de mercado e concorrentes.

Além disso, a empresa pode fazer parcerias com outras organizações. Isso vai proporcionar uma visão diferente do que tem sido feito até o momento. Muitas empresas fazem parcerias com startups, que são modelos de negócios mais inovadores e conectados com tecnologia.

Quer aprender mais sobre inovação e o mercado de startups? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Assuntos relacionados