Saiba por que estabelecer processos ajuda no crescimento de pequenos negócios

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Saiba por que estabelecer processos ajuda no crescimento de pequenos negócios

O início de um negócio pode ser bastante conturbado e desorganizado quando não há processos bem definidos. No entanto, é comum que as empresas tenham dificuldades com isso, pois ainda estão se adaptando e entendendo como será a operação. Estabelecer processos ajuda no crescimento de pequenos negócios.

Os processos organizam as tarefas, direcionam as ações e estruturam atividades importantes para o crescimento da empresa. A seguir, veja porque você deve estabelecer processos para estimular o seu negócio a crescer.

Como os processos ajudam no crescimento de pequenos negócios

Aumentam a produtividade

Os processos são importantes para a organização das atividades que precisam ser realizadas. Com a definição de processos, a empresa consegue determinar o que precisa ser feito e em qual momento. Para isso, uma análise de importância e efetividade é feita prioritariamente. Dessa forma, é possível eliminar as tarefas desnecessárias ou posicioná-las da melhor forma.

Ajudam na diminuição de erros

Os erros profissionais podem prejudicar os negócios das empresas e isso acaba sendo mais prejudicial para pequenos negócios. A estruturação de processos ajuda a organizar cada tarefa e criar um padrão de execução, que elimina os erros. 

Os funcionários são treinados para executar os processos da forma que foram desenvolvidos, com isso aumentam a eficiência na realização de suas atividades.

Melhoram a qualidade

A criação de processos envolve a padronização das atividades. Quanto mais estruturado for um processo, mais otimizado e menos arriscado será o trabalho. Com o aumento da produtividade e a redução dos erros, a empresa é capaz de melhorar sua qualidade, fazendo com que seus clientes se sintam mais satisfeitos com os produtos. 

Orienta as equipes em suas atividades

Em pequenas empresas, é natural os profissionais realizarem mais de uma atividade, mesmo que não estejam relacionadas com as suas áreas. Isso pode levá-los a falhas prejudiciais para o negócio, pois ninguém se especializa em cuidar de determinada tarefa.

A definição de processos orienta sobre os responsáveis sobre cada atividade. Dessa forma, um profissional se torna especialista naquela função e os outros colegas sabem quem acionar quando tiverem algum problema.

Impede a formação de gargalos

A falta de processos faz com que tarefas sem responsáveis sejam esquecidas. Mesmo que sejam pequenas atividades, no acúmulo, podem causar impactos negativos, formando gargalos e impedindo que as entregas sejam feitas no prazo e com qualidade.

Os processos determinam os responsáveis por cada atividade e quando devem ser feitas, assim nada se perde. 

Antes de definir um processo, a empresa deve entender sua operação, quais são seus gargalos e principais falhas. Essa análise vai ajudar a encontrar o caminho para a definição de processos condizentes com as necessidades do negócio.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e descubra como estimular o crescimento de pequenos negócios.

Assuntos relacionados