O que é armador e qual importância para Comex?

Você sabe o que é armador? Atualmente, o transporte marítimo é responsável por viabilizar a maior parte da logística de comércio exterior.

Não dá para imaginar a exportação e importação de grande porte sem recorrer a navios dos mais variados tipos. Por isso, enquanto responsável por criar as condições para essa operação, o armador é um profissional muito importante.

Neste conteúdo, explicamos qual é o papel das pessoas e organizações que atuam nessa área e quem são os principais agentes do mercado. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é armador?

Armador é a pessoa ou organização responsável pela operação de navios, deixando as embarcações em condições para o transporte de mercadorias. É, portanto, indispensável para a logística e funcionamento deste setor da economia global.

Inicialmente, o conceito se refere a uma profissão, ou seja, a pessoa que realiza essa operação por sua conta e risco. Porém, é muito mais comum empresas prestarem esse serviço. Assim, houve certa mudança sobre o que é armador, na prática.

Em todo caso, quem exerce essa função se torna responsável por manter os navios em condições de uso. Isso porque, sua atividade comercial consiste em prover esse recurso para transportadoras, importadoras e exportadoras interessadas em fazer a carga, extraindo seu lucro dessas operações.

As empresas que atuam na área também são chamadas companhias marítimas. Além disso, é possível que haja a união de organizações desse tipo em alianças, visando aumentar a cobertura de atendimento e reduzir custos. Por exemplo, uma empresa com navios na Europa pode fazer uma aliança com uma organização asiática, ampliando seus serviços.

Qual a importância do armador para o Comex?

Sem armadores, portanto, não há como se pensar em comércio exterior no mundo globalizado. O modal marítimo é o mais utilizado, devido à capacidade de carga, confiabilidade e custo-benefício.

Nesse contexto, os responsáveis por manter os navios e colocá-los à disposição da logística internacional são peças-chave. Aliás, o Comex é um sistema do qual participam diversos atores, cada um com sua função específica.

Podemos mencionar, por exemplo, os agentes de carga que negociam a disponibilidade de espaço nos navios com os armadores. Igualmente, as agências marítimas exercem um papel relevante, intermediando a contratação com importadoras e exportadoras, bem como representando os interesses dos armadores nos portos.

Quais são os principais tipos de armadores?

O armador está sempre vinculado à operação de navios. Inclusive, essa responsabilidade diferencia essas empresas das transportadoras comuns — Non-Vessel Operating Common Carrier (NVOCC), ou seja, transportador comum não proprietário de navio.

Entretanto, a condição sob a qual o navio está em posse do armador pode variar. São três categorias dentro da área.

Proprietário

Os proprietários são os armadores que atuam com navios de que são donos. Esse registro pode ser feito em país diferente daquele em que se vai operar. Por exemplo, é possível que um navio de bandeira dinamarquesa opere no Brasil.

Gerentes

Os gerentes são aqueles que atuam nos navios de proprietários, ou seja, seguem as diretrizes e comandos definidos pelos donos.

Locatários

Por fim, os locatários pagam uma quantia aos proprietários para poderem utilizar plenamente os navios. Assim, embora não sejam os donos, agem de acordo com as próprias diretrizes de negócio.

Para ilustrar, a relação é similar ao ocorrido nos imóveis. Em uma casa de campo, por exemplo, pode ser que o próprio dono more nela; que um caseiro atue sobre suas ordens ou que o bem esteja alugado.

Quais são os tipos de transporte marítimo?

Os navios utilizados pelos armadores também variam bastante, e cada exportador e importador busca aquele mais compatível com as mercadorias transportadas. Conheça os principais modelos.

Graneleiro

O navio graneleiro é utilizado para o transporte de mercadorias sem estarem embaladas, podendo alcançar grandes quantidades. Milho, soja, arroz, carvão e diversos outros produtos podem usar desse meio.

Carga geral

O navio de carga geral faz uma espécie de transporte residual, ou seja, aquilo que não tem uma categoria específica acaba utilizando-se dele. É o caso dos produtos embalados, por exemplo.

Frigorífico

O navio frigorífico realiza o transporte de mercadorias que demandam baixas temperaturas. Assim como nos caminhões, é bastante utilizado para o transporte de carnes.

Roll-on Roll-off

O também chamado RoRo possibilita o transporte de carros, motos e outros veículos que têm rodas. Neles, tanto a entrada como a saída do veículo ocorre com ele sendo dirigido, em vez de içado como aconteceria com os contêineres.

Contêineres

Existem embarcações que atuam especificamente com o transporte de contêineres. Assim, é possível que esses espaços sejam vendidos individualmente, dando mais flexibilidade para importadores e exportadores.

Petroleiro

O navio petroleiro, como o nome já diz, é adaptado para o transporte desse óleo mineral, bem como derivados, como diesel e gasolina.

Quais são os principais armadores do mercado?

Atualmente, a Europa concentra os principais armadores do mercado. Entre os cinco maiores operadores do mundo, apenas um deles não pertence ao velho continente.

Maersk Group

A maior empresa do segmento é a Maersk Group. Esse conglomerado dinamarquês movimenta mais de 12 milhões de contêineres por ano, atuando em todos os continentes.

Mediterranean Shipping Company (MSC)

A MSC também é uma empresa de transporte e logística com a atividade principal ligada ao transporte de contêineres. Atualmente, a organização com sede em Genebra atua em mais de 155 países, contando com uma frota de 570 navios.

China COSCO Shipping Corporation Limited (COSCO)

Outra empresa de destaque na área é a chinesa COSCO. Essa estatal tem bastante expertise na logística para o país asiático, que concentra boa parte das operações de comércio internacional.

CMA CGM Group

A CMA CGM Group, por sua vez, é uma empresa francesa de transporte e logística marítima. Assim como as demais armadoras, conta com abrangência mundial, estando em mais de 160 países.

Hapag-Lloyd

Fechando a lista, temos a empresa Alemã Hapag-Lloyd. Essa organização se destaca pela expertise em cargas refrigeradas, perigosas e outros produtos que exijam cuidados especiais ao serem transportados.

Perceba, portanto, que o mercado é bastante competitivo, e existem diferentes alternativas para quem precisa realizar o transporte de mercadorias. Saber o que é um armador ajuda a entender qual é o papel dessas organizações, buscando bons prestadores de serviço no mercado.

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Resumindo

O que é ser um armador?

Armador é a organização ou profissional responsável pela operação de navios voltados para o transporte marítimo de cargas.

Quais são os tipos de armadores?

Os tipos de armadores são três: proprietário, gerente e locatário. O proprietário é dono do navio que opera, o gerente atua sob as ordens do proprietário e o locatário é alguém que aluga o navio empregado em sua operação.

Qual é o maior armador do mundo?

O maior armador do mundo é a Maersk. Porém, existem outros grandes agentes nesse mercado, como MSC e COSCO.

Quem é o armador no Bl?

Nas documentações relacionadas ao transporte, como o BI, o armador será indicado como o responsável pela operação do navio.

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