Confira o que é preciso para dirigir na Europa

Se você pensa em dirigir na Europa, saiba que essa pode ser uma opção válida. Para isso, é preciso cumprir algumas regras.

Sobretudo, é preciso ter carteira de motorista para dirigir na Europa. Depois de cumprir as exigências, você pode fazer a sua road trip ou até aproveitar pelas ruas de uma cidade do Velho Continente.

Como conseguir a sua habilitação para dirigir na Europa? Entenda melhor neste post.

A PID

A PID é a Permissão Internacional para Dirigir. O documento é usado para indicar que o motorista tem habilitação para dirigir na Europa.

Primeiramente, a PID valida a sua carteira de motorista brasileira para ser utilizada nos territórios que integram a Convenção de Viena. Nem todas as nações europeias aceitam o documento. A lista completa está no site do Detran.

Ainda assim, é preciso apresentar os documentos oficiais e originais da PID e da CNH. Eles serão necessários para alugar um veículo e mostrar à polícia, se necessário.

Para solicitá-la, é preciso ir a uma agência do Detran do estado em que a sua CNH foi emitida. Em alguns casos, o processo pode ser feito pela internet. A autorização só será concedida, se você tiver sua carteira de habilitação sem restrições ou multas.

Além disso, em cada estado pode haver pequenas diferenças na solicitação da permissão para dirigir na Europa. De modo geral, os documentos necessários são:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. Carteira de habilitação válida;
  3. Comprovante de endereço recente;
  4. Comprovante de pagamento da taxa de serviço;
  5. Passaporte.

A carteira de motorista para dirigir na Europa

Como destacado, cada região tem uma legislação nacional própria e pode pedir documentos diferentes para fornecer a habilitação para dirigir na Europa. Para tanto, é preciso ter sempre a CNH brasileira em mãos.

A validade da PID é de até 3 anos. Para quem tem uma CNH com prazo inferior, a carteira de motorista para dirigir na Europa terá a mesma validade.

Por exemplo, se sua CNH expirar em 5 anos, a PID terá validade de 3 anos. Caso a carteira tenha seu prazo finalizado em 2 anos, a PID terá sua autorização reduzida para 2 anos.

Ainda é importante saber que a permissão para dirigir na Europa vale por até 180 dias. Isso para os países que fazem parte da Convenção de Viena e seguem o princípio de reciprocidade. Entre eles estão:

  1. Alemanha;
  2. Albânia;
  3. Áustria;
  4. Belarus;
  5. Bélgica;
  6. Bósnia-Herzegovina;
  7. Bulgária;
  8. Croácia;
  9. Dinamarca;
  10. Eslováquia;
  11. Eslovênia;
  12.  Estônia;
  13. Rússia;
  14. Finlândia;
  15. França;
  16. Geórgia;
  17. Grécia;
  18. Holanda;
  19. Hungria;
  20. Itália;
  21. Letônia;
  22. Lituânia;
  23. Luxemburgo;
  24. Macedônia;
  25. Moldávia;
  26. Mônaco;
  27. Noruega;
  28. Polônia;
  29. Portugal;
  30. Romênia;
  31. San Marino;
  32. Sérvia e Montenegro;
  33. Suécia;
  34. Suíça;
  35. Ucrânia;
  36. República Tcheca.

Portanto, você pode solicitar a PID e tem até 3 anos para utilizá-la em diferentes países. No entanto, a cada viagem realizada, terá a habilitação para dirigir na Europa por até 180 dias.

Contudo, é preciso sempre ter a PID, o passaporte e a CNH brasileira. Os documentos em separado podem não ter valor legal.

Além disso, saiba que qualquer pessoa com uma carteira de motorista válida no Brasil pode solicitar a PID. Basta cumprir o procedimento exigido pelo Detran. O valor varia conforme o estado.

O que acontece se não tiver habilitação para dirigir na Europa

Nesse caso, você está dirigindo de forma ilegal, porque corrompe uma legislação do país. Com isso, você pode ser pego a qualquer momento e terá que arcar com as consequências.

Elas variam de acordo com a lei local. No caso da Europa, é garantido que você levará uma multa. Se isso acontecer, é preciso pagá-las. Elas chegarão ao endereço fornecido à locadora de carros e trarão uma forma para pagar a dívida.

Assim, fica claro que é possível dirigir na Europa, desde que você tenha uma Permissão Internacional. Com os documentos certos, não haverá problemas.

Gostou das dicas repassadas neste post? Veja outras informações úteis seguindo a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Resumindo

Como tirar licença para dirigir na Europa?

Na maior parte dos países, é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é obtida no Detran. Basta fazer a solicitação.

Quais países aceitam a CNH brasileira?

A carteira de habilitação brasileira é aceita nos países europeus que fazem parte da Convenção de Viena.

Pode dirigir na Alemanha com CNH brasileira?

Sim, pelo prazo de até 180 dias, desde que você também tenha a PID. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático