Dólar turismo ou dólar comercial: você sabe quais são as diferenças?

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Dólar-turismo-ou-dólar-comercial-você-sabe-quais-são-as-diferenças

Se você já precisou fazer alguma transação em dólar pela primeira vez, certamente, ficou em dúvida sobre qual deveria utilizar: dólar turismo ou dólar comercial. Não é mesmo? A dúvida é bastante comum e muitas pessoas passam por esse tipo de situação diariamente. Para te ajudar a descobrir se você precisa consultar o dólar comercial ou dólar turismo hoje preparamos este artigo.

Nele, você vai aprender quais são as diferenças entre o dólar turismo e o dólar comercial e a identificar a opção certa para a sua necessidade. Continue com a leitura a seguir e descubra!

Quais são as diferenças entre o dólar comercial e o dólar turismo?

Cada um tem a sua própria cotação e elas são bem diferentes, a seguir você vai entender porque.

Dólar comercial

O dólar comercial é utilizado nas negociações entre empresas e instituições financeiras. Devido ao volume de transações que são feitas com esse tipo de dólar, sua cotação é mais baixa. As transações feitas por empresas e instituições governamentais movimentam grandes valores, por isso o preço do dólar é menor.

Os tipos de transações em que o dólar comercial pode ser usado são as que envolvem bancos e governo, como a compra e a venda de mercadorias, investimentos, importação e exportação etc.

O valor do dólar comercial é definido todos os dias pelo mercado e pode sofrer variações ao longo do dia. O cenário econômico do Brasil e do mundo é que vai influenciar nisso, além da oferta e da demanda, é claro.

Dólar turismo

O dólar turismo é utilizado por pessoas físicas, que precisam usar a moeda no dia a dia, como por exemplo em suas compras e viagens internacionais. Essa taxa é mais cara porque o volume de transações é bem menor, além de outros fatores.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, as pessoas físicas não podem comprar o dólar comercial. Por isso, a única opção é o dólar turismo.

Em compras feitas com o cartão de crédito internacional, por brasileiros, estando no Brasil ou não, também utilizam o dólar turismo como cotação. A instituição financeira deve considerar a cotação do dia do processamento da compra e não a do fechamento da fatura, como era feito antigamente.

Acompanhar as cotações é importante para quem costuma fazer muitas compras online ou até pretende viajar, pois ajudam a entender a volatilidade e escolher a melhor data para fazer a compra. Se você quer saber quanto está o dólar turismo hoje, pode usar a calculadora de câmbio da Remessa Online.

O sistema te ajuda a se manter informado sobre a cotação do dólar turismo hoje e a cotação de outras moedas ao redor do mundo. Acesse a calculadora e veja quanto está o dólar turismo hoje!

Assuntos relacionados