Como começar a usar o Drupal: tudo que você precisa saber

O Drupal é uma solução de código aberto, gratuita e fácil de utilizar na construção e publicação de conteúdos em diversos canais de comunicação online.

Um dos mais populares sistemas de gestão de conteúdos (CMS), o Drupal oferece flexibilidade na criação e organização de um conteúdo. Com ele, é possível executar diversas configurações relacionadas às operações de desenvolvedores e usuários.

Como software de código aberto, qualquer um pode baixar e usar seus recursos para gerar e publicar conteúdos de forma prática e fácil. Seja para sites, jornais, revistas, portfólios e outros canais, o Drupal é um importante mecanismo de comunicação.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Drupal, para que ele serve e como funciona. Continue lendo para conhecer as vantagens e desvantagens desse CMS, como instalar e começar a usar seus recursos!

O que é Drupal e para que serve?

O Drupal é um software que permite criar e organizar a publicação de diversos tipos de conteúdo, chamado de Content Management Systems (CMS). Trata-se de um sistema para gestão de conteúdo, especialmente para blogs e e-commerce.

Criado em 2000 pelo programador belga Dries Buytaert, a palavra “druppel” do holandês significa “gota”. Assim, Buytaert pensou nas gotas de chuva. O que inicialmente seria “dorp” (em holandês uma referência a comunidades de usuários) se tornou Drupal, por soar mais harmônico após uma digitação errada na busca do domínio.

Dos sites conhecidos que rodam utilizando o Drupal, destacamos:

  • Dallas Cowboys;
  • Nasa.gov;
  • State of Colorado;
  • The Economist;
  • University of Colorado.

Algumas características tornam esse CMS uma ferramenta altamente atrativa, adotada por empresas nacionais e multinacionais. São elas:

  • gratuita;
  • multi-idioma;
  • open source (opera com código aberto);
  • estrutura em módulos;
  • multiplataforma;
  • conteúdo reutilizável;
  • alto poder de escalabilidade;
  • solução personalizável;
  • comunidade ativa (mais de 1 milhão de colaboradores espalhados pelo mundo).

O Drupal pode ser utilizado e manipulado mesmo por usuários sem uma experiência ampla em desenvolvimento web. Ao usar uma plataforma com as suas características, quem conhece de programação terá facilidades em todo o processo.

Desenvolvido em PHP, de código aberto e interpretação livre, ele não requer um sistema operacional específico. No entanto, exige um servidor HTTP, compatível com o PHP, sendo recomendado o servidor Apache. Ele tem banco de dados MySQL, ideais para que o Drupal funcione corretamente.

Sua estrutura modular garante o uso de diferentes ferramentas na nuvem, permitindo que se comuniquem. Isso facilita o desenvolvimento extensivo de módulos. Dessa forma, o Drupal é considerado um framework de gerenciamento de conteúdo.

Entre os milhares de módulos livres e gratuitos escritos pela própria comunidade do Drupal, destacamos:

  • Amazon Items;
  • galeria de fotos;
  • organic groups;
  • Google sitemaps;
  • mailing list management;
  • sistemas para e-commerce;
  • workflows personalizados;
  • integration with CVS.

Como funciona o Drupal?

O Drupal é uma ferramenta robusta, escalável, flexível e personalizável, com funcionalidades administrativas e técnicas de produção de conteúdo. São diversas as funcionalidades simples, mas eficientes, vinculadas às publicações de conteúdo, como:

  • criação;
  • revisão;
  • categorização;
  • busca;
  • postagem de comentários;
  • participação em fóruns;
  • manipulação da aparência no canal;
  • automatização de tarefas relacionadas às postagens;
  • suporte de conteúdo;
  • permissões para usuários e colaboradores.

Com o Drupal, as facilidades são muitas para gestão de conteúdo em diversos meios. Confira!

Sites

Os conteúdos de um site são mais completos e com temas variados. Muitas vezes, há o envolvimento de diversas pessoas e atribuições distintas, desde a estratégia até a redação e publicação.

Blogs

De modo geral, os blogs são pessoais, gerenciados por uma só pessoa. Ela é responsável por criar, organizar, publicar e editar os conteúdos. Pode ser em texto ou vídeo, relatando situações e experiências cotidianas, com depoimentos ou reflexões sobre temas variados.

Páginas corporativas

As empresas são as que mais se beneficiam das funcionalidades do Drupal, já que é possível ter uma página institucional. Nela, o conteúdo pode informar mais sobre o negócio, as principais atividades da empresa, missão, visão e valores. É um meio de contato com potenciais clientes, além de um canal que gera confiança e credibilidade para a marca.

Fóruns de discussão

Ter um espaço virtual para troca de ideias e conversas com consumidores, leads e clientes pode gerar insights importantes. Nos fóruns, os usuários podem realizar cadastro e editar o perfil para criar maior interação e vínculo com a marca.

Projetos multilíngues

Imagine ter a possibilidade de desenvolver projetos em vários idiomas, simultaneamente, para alcançar audiência dentro e fora do país. Lojas de e-commerce que vendem produtos de importação podem se beneficiar desse recurso.

A usabilidade do Drupal se diferencia dos demais CMS, considerando sua proposta de resultados conforme o nível e responsabilidade dos usuários. Ele tem como meta ser um sistema de desenvolvimento:

  • para desenvolvedores – bem equipado para facilitar o entendimento e englobar os principais objetivos de codificação previstos, vinculados às interações com elementos do núcleo;
  • para administradores – de fácil instalação e configuração, intuitivo e autoexplicativo, além de altamente configurável, exigindo o mínimo possível de conhecimento técnico para esse usuário;
  • para usuários – intuitivo e organizado, facilitando a descoberta, a navegação e o uso das funcionalidades. Assim, possibilita diferenciar o que é ou não essencial.

Como instalar o Drupal?

O Drupal pode ser instalado de duas formas: manual e automática. Ambas não apresentam dificuldades. A seguir, você confere as alternativas para escolher o que é melhor e mais fácil, de acordo com sua estrutura.

Instalação manual

Para instalação manual, será necessário entrar no site oficial do Drupal e baixar o arquivo em formato zip. Os arquivos compactados devem ser extraídos e transferidos para a conta de hospedagem via FTP ou pelo gerenciador próprio de arquivos do host.

No diretório da hospedagem, será preciso escolher o caminho para fazer a instalação. De modo geral, a pasta “public_html” é a utilizada. O arquivo zipado deve ser extraído até a visualização de todo o conteúdo.

Em seguida, um banco de dados deve ser criado, o que pode ser pelo servidor MySQL. A instalação é concluída em poucos minutos, logo que o site ou blog for acessado. Depois, surgem na tela opções de escolha entre as versões padrão e mínima:

  • padrão – uso dos principais recursos do Drupal, como módulos padrão, mais      comuns e fáceis de manuseio;
  • mínima – em caso de personalização com mais recursos, recomendada para      desenvolvedores com maior expertise em criação de sites avançados.

Algumas informações do serviço, assim como os dados do banco de dados, serão solicitadas e devem ser preenchidas. Para finalizar, é preciso dar nome ao site, além de definir o usuário e senha de acesso.

Instalação automática

Para instalar o Drupal de modo automático no site, é preciso recorrer ao autoinstalador, disponível na maioria dos serviços de hospedagem. Em etapas, os passos para a instalação são:

  • acesse o painel de controle do host;
  • procure pelo autoinstalador na barra de pesquisa e depois selecione o ícone do Drupal;
  • informe o nome de usuário e senha;
  • conclua a instalação.

Como criar um blog ou site com o Drupal?

Instalado o Drupal, é hora de utilizar a ferramenta para criar, organizar e publicar conteúdos, o que pode ser em um blog ou site. No primeiro login, um painel administrativo surgirá com diversas seções importantes:

  • conteúdo – é possível gerenciar conteúdos, comentários e arquivos;
  • estrutura – permite administrar os tipos de conteúdo, menus, modos de exibição, formulários de contato, comentários, entre outros;
  • aparência – possibilita o download e a instalação de temas;
  • extensões – seção que permite melhorias na funcionalidade do site;
  • configurações – campo de ajuste e configuração de parâmetros;
  • pessoas – seção para gestão de usuários, com atribuição de funções dentro do site ou blog;
  • reports – seção de armazenamento e organização dos relatórios;
  • ajuda – oferece suporte e auxílio aos usuários.

Criando taxonomias Drupal

A taxonomia é o termo usado para descrição ou gerenciamento do conteúdo que, dentro do processo, deve ser criada por meio do passo a passo:

1. acesse a aba “estrutura”;

2. clique em taxonomia;

3. clique em adicionar vocabulário;

4. insira nome e descrição;

5. clique em adicionar termos;

6. insira o nome, descrição, formato, URL;

7. clique em salvar;

8. repita o processo até o passo 6 para criar outros termos e concluir a taxonomia.

Criando artigos e páginas no Drupal

Antes da criação de artigos, é importante saber os tipos de conteúdos que esse padrão CMS consegue gerar:

  • artigos  – usados para informações categorizadas que podem ser alteradas periodicamente;
  • página básica – usada para exibição de conteúdo estático, sem necessidade de      alterações frequentes;
  • entrada de blogs – um campo em que usuários cadastrados podem criar blogs para seus sites, em formato diário ou de revista online;
  • página de livro – exibe o conteúdo como a página de um livro, podendo ser utilizado      na criação colaborativa;
  • tema de fóruns – definição de um tópico de discussão que permite a participação      dos usuários por meio de comentários;
  • enquetes – criação de pesquisa sobre determinada questão com inclusão de possíveis respostas.

Agora, os passos para criar artigos tendo o Drupal como base para organização e publicação posterior:

  1. entre no painel de controle;
  2. clique em “conteúdo”;
  3. escolha a opção “adicionar conteúdo”;
  4. clique em “artigo” na janela aberta para adicionar título, tags, corpo, formato de texto e imagem;
  5. adicione informações de revisão em “configurações de menu”, como autoria, opções de publicação e estrutura da URL;
  6. clique em visualizar para ver o artigo;
  7. salve para executar a publicação.

Caso deseje criar páginas dentro do site, os passos são ainda mais simples:

  1. clique em “conteúdos”;
  2. adicione conteúdo;
  3. clique em “página básica”;
  4. digite o título e o corpo da página;
  5. redija o conteúdo;
  6. vincule o link de uma página ao menu (exemplo: sobre nós);
  7. clique em “salvar” e, em seguida, “publicar”.

Criando Menus

Vamos imaginar um site categorizado por menus para tornar a estrutura mais fácil de localizar os conteúdos por tema ou assunto. No Drupal, é possível adicionar, excluir e renomear menus a qualquer momento, assim como qualquer conteúdo associado. 

Por padrão, o Drupal já traz menus como “Ferramenta”, “Rodapé” e “Administração”. Porém, eles podem ser editados, além de inserir outros novos.

Para esse processo, os passos são:

  1. clique em “Estrutura” e escolha “Menus”;
  2. selecione “Adicionar Menu”;
  3. insira um título e a descrição do menu;
  4. clique em “Salvar”;
  5. vá em “Adicionar Link” e em seguida adicione um link ao menu;
  6. defina o título do link, o caminho, a descrição, o link principal e o peso do link na janela aberta;
  7. clique em “Salvar” para concluir.

É possível ativar ou exibir o menu expandido, utilizando as caixas de seleção correspondentes. Na criação de um menu principal, o Drupal permite adicionar links para as páginas como “sobre nós”, “produtos e serviços”, entre outros.

Quais as vantagens e desvantagens do Drupal?

O Drupal é um CMS muito popular e há uma série de motivos que justificam a sua preferência nos quatro cantos do mundo. São benefícios que agregam valor à gestão de conteúdo por meio da ferramenta.

Entretanto, como toda solução tecnológica e conforme a estratégia pessoal e profissional, o Drupal pode também apresentar algumas desvantagens. Relacionamos os prós e contras para ajustar aos objetivos de cada usuário no ambiente online!

Vantagens do Drupal

As principais vantagens do Drupal são:

1. É uma plataforma de código aberto

O Drupal pode ser utilizado por qualquer usuário com conhecimento em programação e habilitado para desenvolver a criação e gerenciamento de conteúdo. Tudo isso de forma gratuita e sem custos adicionais.

2. Tem flexibilidade para criação de sites

No Drupal, é possível criar todo tipo de site, utilizando recursos e funcionalidades. Além disso, há mais de 30 mil módulos para ajudar na construção da página ideal, não importando tema, segmento ou atuação do usuário no mercado.

3. Permite personalizar páginas

Com a instalação de plugins correspondentes, é possível personalizar o site ou uma página, recorrendo à infinidade de temas disponibilizados pela ferramenta. Sem contar que é possível modificar os arquivos sempre que necessário para melhor funcionamento das operações de desenvolvimento do site.

4. Garante segurança

Com um rigoroso sistema de segurança, o Drupal protege o site das tentativas de invasão externas e riscos de fraude. A ferramenta emite relatórios detalhados, com informações importantes nesse aspecto.

Equipado com segurança de nível corporativo, o Drupal permite ainda instalar plugins para reformar a proteção de acesso ao administrador do site. Assim, restringe a entrada de usuários não autorizados.

5. É uma plataforma modular

O fato de ser modular beneficia os sites e páginas que desejam expandir mais blocos de funcionalidades para atender aos propósitos. Tudo isso é proporcionado por um sistema amplamente escalável.

Esse é, inclusive, um dos diferenciais do Drupal, já que foi projetado para que os módulos concedam liberações para os usuários. No core do CMS a lista é grande, com permissões importantes para os objetivos do projeto:

  • criação, revisão e categorização de conteúdo;
  • busca de conteúdo;
  • postagem de comentários;
  • participação em fóruns;
  • votação em enquetes;
  • trabalho colaborativo na escrita de projetos;
  • criação e visualização de páginas de perfil pessoal;
  • comunicação entre si ou com outros administradores de websites;
  • mudança de visual do site por meio do gerenciador de temas;
  • construção de menus de navegação de vários níveis;
  • navegação de usuários do mesmo site no idioma local;
  • leitura de notícias RSS feeds;
  • registro e gerenciamento de contas de usuários;
  • criação granular de regras para usuários com permissão para funcionalidades específicas do site;
  • uso de regras de acesso para proibir entradas específicas por meio dos usuários, e-mails e endereços IPs;
  • elaboração de estatísticas e relatórios para administração;
  • gerenciamento de cache e throttling (técnica para desabilitação de recursos em caso de site com tráfego elevado);
  • construção de regras específicas para filtros de conteúdo.

6. Temas são responsivos

A responsividade dos temas usados no Drupal é um ganho de eficiência, uma vez que são adaptáveis a dispositivos móveis, em telas de tamanho variado. Assim, o conteúdo pode ser acessado em versão mobile por um smartphone ou tablet, sem perder a qualidade.

O Drupal conta com o HTML5 que dá acesso aos campos de entrada – e-mail, endereço e data – necessários na produção de conteúdo para web. Dessa forma, possibilita toda e qualquer instalação necessária por meio de dispositivos móveis.

Na concepção do Google, os sites mobile têm prioridade de indexação. Logo, ter um site ou blog adequado aos dispositivos móveis é importante, considerando ainda o números de usuários que preferem a praticidade desse tipo de acesso.

7. Sistema é mais funcional

A modernidade do Drupal torna o sistema mais funcional e dinâmico, alinhado com as práticas globais de gerenciamento de conteúdo web. As permissões facilitadas vão ao encontro da modernidade e praticidade promovida pela transformação digital.

8. Faz otimização de SEO

O principal propósito do SEO é assegurar que um site ou uma página tenha relevância na pesquisa do usuário e apareça nas primeiras posições dos buscadores. A produção de conteúdo da atualidade gira em torno dessa premissa de oferecer as melhores respostas.

Dessa forma, ter uma ferramenta que permita otimizar o conteúdo para os motores de busca é uma vantagem de grande impacto. Os conteúdos com boas aplicações de SEO têm mais chances de conversão dos leads que acessam e entram em contato com o blog.

9. Utilizado para diversos tipos de projetos

Seja blog, seja página corporativa, e-commerce ou portfólio, o Drupal atende diversos projetos com a mesma eficiência.

Desvantagens do Drupal

As principais desvantagens do Drupal são:

1. Tempo maior de aprendizagem

Apesar de fácil, o Drupal exige conhecimento técnico e aprofundado das funcionalidades para garantir maior eficiência de uso. Com isso, comparado a outros CMS, desenvolvedores e usuários podem levar mais tempo para aprender e se acostumar com seus recursos.

É recomendado que o gerenciamento e possíveis alterações sejam realizadas por quem entende bem o Drupal. Assim, não há o risco de cometer um erro e perder informações importantes, ou desconfigurar o site ou página.

2. Comunidades limitadas de suporte

De modo geral, os CMS de código aberto contam com diversas comunidades de suporte na internet, o que não acontece no caso do Drupal. O número reduzido pode estar associado ao fato de o sistema exigir dos usuários um conhecimento mais amplo e experiência de uso.

Com isso, as respostas para dúvidas ou resolução de problemas tendem a demorar mais, já que o CMS não tem muitos grupos de fóruns especializados. Há poucas opções de suporte e auxílio de pessoas especialistas em Drupal.

3. Desempenho afetado

Para evitar os problemas de lentidão ou travamentos, é primordial que seus recursos e configurações sejam instalados corretamente. Caso contrário, o desempenho dessa ferramenta pode ser comprometido, inclusive durante o uso de vários módulos simultâneos. Assim, arrisca interferir no código central e gerar conflitos de compatibilidade.

Como um projeto de software livre, embora seja importante ser manuseado por usuários técnicos, qualquer pessoa pode visualizar o funcionamento do Drupal. Além disso, realizar alterações e executar mudanças no projeto original — operações conforme a licença GPL, da GNU.

Por isso, vale a pena instalar e aproveitar ao máximo todos os seus recursos e funcionalidades para impulsionar o sucesso das estratégias de um projeto. Os ganhos são ainda maiores, considerando sua robustez e gratuidade.

O Drupal é um verdadeiro aliado da produção de conteúdo e estratégias de marketing. Trata-se de um potente mecanismo de gestão para facilitar o processo de criação e publicação em sites e blogs. Portanto, não perca mais tempo e inclua já o CMS no seu planejamento de conteúdo.

Se você gostou deste post, que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas conheçam o Drupal? Além disso, que saibam os benefícios desse sistema inteligente de gerenciamento de conteúdo?

Resumindo

O que é o Drupal?

Do inglês Content Management Systems (CMS), é um sistema para Gestão de Conteúdo que permite criar e organizar a publicação de diversos tipos de conteúdo. Isso, especialmente em sites, blogs e e-commerce.

Quais as vantagens do Drupal?

As vantagens do Drupal são:
– código aberto;
– flexibilidade;
– personalização;
– segurança;
– modularidade;
– temas responsivos;
– funcionalidade;
– otimização de SEO;
– serve para diversos tipos de projetos.

Quais as desvantagens do Drupal?

As desvantagens do Drupal são:
– tempo maior de aprendizagem;
– comunidades limitadas de suporte;
– desempenho afetado.

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