Dubai: tudo que você precisa saber antes da sua viagem

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem ganhado destaque mundial nos últimos anos pelos investimentos em petróleo, pelo cenário empresarial crescente e, principalmente, pelo incentivo ao turismo.

Banhado pelo Golfo Pérsico, a cidade oferece não só belas praias, como também um ambiente ultra modernizado com prédios altíssimos e grandes empreendimentos.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de organizar uma viagem para Dubai. Boa leitura!

Quando ir a Dubai?

É melhor ir a Dubai no inverno, nos meses de novembro a abril, pois a temperatura fica na casa dos 15°C a 30°C, e é possível realizar passeios ao ar livre. Nos outros meses, a cidade registra altas temperaturas, o que pode prejudicar a experiência dos turistas.

Além do clima, o Ramadan é outro ponto importante a considerar ao escolher a data da viagem. A festividade não tem data fixa no calendário gregoriano e acontece no 9° mês do calendário islâmico. Ela dura cerca de um mês e é marcada por rituais muçulmanos em celebração ao Alcorão. Nessa época, muitos estabelecimentos não funcionam durante o dia ou sofrem alterações de horário, o que pode atrapalhar os planos de muitos turistas.

Para saber a data exata do Ramadan, basta consultar o calendário islâmico do ano da sua viagem. Em 2024, a festividade acontece de 10 de março a 8 de abril.

Como chegar a Dubai?

Para chegar a Dubai, é comum pegar um avião e desembarcar em um dos aeroportos internacionais da cidade: o Aeroporto Internacional de Dubai ou o Aeroporto Internacional Al Maktoum. A companhia aérea Emirates é a única a operar voos diretos do Brasil para lá, que saem do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, e do Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.

Pela Qatar Airways, é possível sair de São Paulo e Rio Janeiro e fazer conexão em Doha, no Catar. Uma opção para economizar com as passagens aéreas é viajar de avião para Abu Dhabi, e de lá partir para Dubai. A distância entre as duas cidades é de 110 quilômetros.

Como sair do Aeroporto Internacional de Dubai?

Para sair do Aeroporto Internacional de Dubai, é possível optar por serviços de táxi e motoristas de aplicativo, mas a opção mais econômica é o metrô.

Como sair do Aeroporto Internacional de Dubai de metrô?

Para sair do Aeroporto Internacional de Dubai de metrô, basta se dirigir ao terminal 1 ou 3 e acessar a estação da linha vermelha. O preço da passagem é proporcional ao número de regiões percorridas pelo passageiro, então varia conforme a localização do hotel.

O metrô da cidade tem apenas duas linhas, verde e vermelha, e funciona todos os dias da semana.

Como sair do Aeroporto Internacional de Dubai de táxi ou motorista de app?

Para sair do Aeroporto Internacional de Dubai de táxi ou com motorista de aplicativo, é possível seguir as placas com essa identificação. O valor da corrida de táxi é medido pelo taxímetro, já as viagens por carro de aplicativo são mais caras.

Onde ficar em Dubai?

  • Região costeira (Jumeirah, Dubai Marina e Palm Jumeirah)
  • Downtown Dubai (Burj Khalifa e Avenida Sheyk Zayed)
  • Dubai Creek (Deira e Bur Dubai)

Região costeira (Jumeirah, Dubai Marina e Palm Jumeirah)

A região costeira de Dubai é banhada pelo Golfo Pérsico, o que garante paisagens naturais, belas praias e muitas atrações turísticas. Ali há várias opções boas de hotéis, alguns inclusive com praias particulares para os hóspedes.

Jumeirah, Dubai Marina e Palm Jumeirah também têm bons restaurantes e estabelecimentos para fazer compras, e uma ótima orla para caminhada e atividades físicas ao ar livre. Durante o inverno, acontecem vários eventos à beira das praias públicas.

A praia mais famosa é a de Jumeirah. As hospedagens se concentram na região próxima ao Burj Al Arab, onde há hotéis mais luxuosos. Já Palm Jumeirah abriga uma área residencial, além dos hotéis.

Dubai Marina, por outro lado, é um dos maiores complexos de edifícios do mundo e está localizado perto da praia e às margens do canal artificial em que passam embarcações de passeio. A região tem muitos estabelecimentos comerciais, e é propícia para passeios ao ar livre.

Downtown Dubai (Burj Khalifa e Avenida Sheyk Zayed)

A região de Downtown Dubai, nos arredores do Burj Khalifa e da Avenida Sheik Zayed, é o centro da cidade e está conectada com estrategicamente com todas as outras áreas.

Os pontos turísticos são o Burj Khalifa, o Dubai Mall, a Dubai Fountain e a Ópera de Dubai. Há muitas lojas, restaurantes e hotéis de alto padrão. Turistas costumam se hospedar em prédios localizados na Avenida Sheik, devido à proximidade com a estação de metrô.

Dubai Creek (Deira e Bur Dubai)

Dubai Creek, Deira e Bur Dubai compõem a região mais antiga da cidade e abrigam a Dubai Creek Tower, a maior torre do mundo. As grandes atrações da região são os edifícios que marcam o início da história da cidade, como o Dubai Museum, o complexo de Al Fahidi, o Gold Souk, o Spice Souk e o passeio turístico a barco no Dubai Creek.

O que fazer em Dubai?

Turistas podem aproveitar boas praias, ir a parques de diversões, fazer passeios pelo deserto, experimentar uma culinária multicultural, saltar de paraquedas e frequentar baladas em Dubai.

É recomendado pegar um ônibus hop-on-hop-off se você pretende ficar pouco tempo na cidade. Assim, é possível conhecer de forma rápida e prática grande parte da região com as visitas guiadas.

Se você tem interesse na História da região, vale a pena visitar o distrito de Al Fahidi. Lá há também o Gold e o Spice Souks, o mercado de rua que vende apenas ouro e especiarias. Turistas podem pechinchar com vendedores e comprar joias por preços mais acessíveis.

Os amantes de aventuras radicais podem saltar de paraquedas sobre a Palm Jumeirah e conhecer o deserto com um percurso em um 4×4. Também é possível conhecer a cidade “de cima” com passeios de helicóptero, hidroavião e balão.

Já os passeios de cruzeiro ou barco nos canais de Dubai ou no Golfo Pérsico oferecem uma paisagem única para quem gosta de tirar fotos.

Turistas acompanhados de crianças podem entretê-las com uma visita a parques variados. O parque mais famoso da cidade é o complexo do Dubai Parks, composto pela Legoland, o Bollywood Parks e o Motiongate. O IMG Worlds of Adventure é um parque de brinquedos radicais ideal para crianças mais energéticas, enquanto o Hub Zero é a escolha certa para os fãs de videogame.

Como são os restaurantes em Dubai?

Os restaurantes de Dubai têm comidas típicas de todo o mundo, pois 80% da população é estrangeira. É possível encontrar lanchonetes com iguarias brasileiras, cardápios europeus e food trucks de hambúrgueres americanos e sabores árabes.

Quais os principais pontos turísticos de Dubai?

1. Dubai Creek

O Dubai Creek é o ponto turístico mais antigo de Dubai. Este canal corta o centro histórico da cidade e conecta o bairro de Deira, ao norte, com o Bur Dubai, ao sul. As atrações históricas ficam nesta região, no distrito de Al Fahidi, onde estão preservados os edifícios da época em que a cidade era apenas um entreposto comercial.

2. Downtown Dubai

Downtown Dubai é uma das áreas mais modernas da cidade. Lá está o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, que tem um mirante com vista para o Golfo Pérsico, o deserto e toda a cidade.

O Dubai Mall também está nessa região. Ele é um dos principais pontos turísticos e é considerado o maior shopping do mundo, com uma área de mais de 9 quilômetros quadrados. Para fechar o dia de passeio pelo centro, vale a pena assistir ao espetáculo das Fontes de Dubai.

3. Jumeirah e Dubai Marina

A região costeira de Dubai é composta pelas praias de Jumeirah, Kite, Burj Al Arab e a The Beach. Todas elas são públicas e permitem o uso de biquínis e sungas na região de areia. A orla é repleta de quiosques e restaurantes e oferece opções diferentes de lazer, como cinema ao ar livre e aluguel de equipamentos para a prática de esportes.

4. Deserto de Dubai

O Deserto de Dubai tem alguns pontos turísticos interessantes, como resorts, passeios de balão e de 4×4. É possível apreciar a vida animal das dunas, composta por antílopes e lagartos, de noite com uma visita guiada.

Como é a vida noturna em Dubai?

A vida noturna em Dubai é bastante movimentada, já que o calor intenso do dia faz moradores e turistas aproveitarem o clima ameno da noite. Restaurantes e shoppings, assim como os pontos turísticos ao ar livre, recebem mais visitantes à noite. As discotecas costumam ficar abertas até às 3h da madrugada.

Como os Emirados Árabes Unidos são um país muçulmano, o consumo de bebidas alcoólicas é limitado a bares, clubes, restaurantes e hotéis. Não é permitido beber nem ficar embriagado em público.

O que você precisa saber antes de visitar Dubai?

1. A hora de Dubai está à frente do Brasil

O fuso horário de Dubai está 7 horas à frente do horário de Brasília. Assim como o Brasil, os Emirados Árabes Unidos não têm horário de verão.

2. O idioma oficial de Dubai é árabe

O idioma oficial de Dubai é o árabe, porém, é possível se comunicar em inglês em todas as áreas da cidade sem complicações.

3. A moeda de Dubai é o Dirham

A moeda de Dubai é o Dirham, mas em muitos estabelecimentos comerciais são aceitos o dólar e o euro.

4. Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo

Dubai é a 4ª cidade mais segura do mundo, segundo um levantamento da Numbeo. A cidade tem baixos índices de criminalidade e é um dos destinos mais seguros para viajar sozinha.

5. Leve roupas leves e discretas

Dubai é uma cidade quente, logo o turista deve optar por roupas leves. No entanto, como é um país muçulmano, é importante evitar trajes reveladores, como certos tipos de vestidos, saias e decotes.

6. Siga os costumes locais

A cultura árabe é muito diferente da brasileira, então é importante seguir os costumes locais. Por exemplo, em Dubai é proibido atravessar fora da faixa de pedestre, sob risco de multa. Como parte da cultura e tradição, não é permitido tirar foto dos muçulmanos. Além disso, casais devem evitar expressões públicas de afeto, e se limitar a andar de mãos dadas.

Dubai é um dos destinos mais modernos do mundo

Modernidade não falta em Dubai. A cidade cresceu bastante nos últimos 60 anos, com o investimento no petróleo, e se tornou um grande destino turístico. Visitar este destino é a oportunidade de conhecer uma cultura rica e única, mas vale se atentar às regras da cidade para não enfrentar imprevistos.

Já que estabelecimentos em Dubai também aceitam dólar e euro, conheça a Remessa Online e conte com nosso cartão internacional quando for viajar!

Resumindo

Qual é o país que fica Dubai?

Dubai fica nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. O país faz fronteira com a Arábia Saudita e Omã, e é banhado pelo Golfo Pérsico e o Golfo de Omã.

Por que Dubai é um país tão rico?

Dubai é um país tão rico por conta da produção e exportação de petróleo, principal propulsor da economia local. A economia também é impulsionada pela movimentação financeira das empresas transnacionais.

Qual é a língua que fala em Dubai?

A língua que se fala em Dubai é inglês e árabe.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático