Flexjobs: O que é e Passo a Passo de Como Usar a Plataforma

A flexibilidade de trabalhar de casa ou de onde você estiver não é nenhum plano impossível. Atualmente, existem diversas empresas e plataformas, como a Flexjobs, que oferecem oportunidades de trabalho remoto em contratação freelancer ou meio período.

Várias áreas são beneficiadas com essas propostas de trabalho, especialmente os profissionais de TI, programação, marketing e vendas.

Saiba como trilhar esse caminho para o trabalho freelancer, para conquistar clientes nacionais e internacionais, através do Flexjobs e compare com os concorrentes para saber se realmente vale a pena! 

O que é Flexjobs?

O Flexjobs é uma plataforma online que torna disponível oportunidades de trabalho remoto, em jornada parcial ou freelancer. No site, é possível encontrar mais de 50 categorias de trabalho em diferentes níveis e exigências de experiência.

Por isso, reúne oportunidades vantajosas para quem está começando agora uma carreira ou para quem já possui um nível profissional pleno, sênior ou especialista.

Como funciona a plataforma Flexjobs?

Diferentemente de outras plataformas, a Flexjobs é um site que funciona como um site de curadoria de oportunidades. 

Através dos chamados pesquisadores, a plataforma procura, investiga e publica as vagas disponíveis no mercado de trabalho para quem deseja atuar como freelancer ou precisa de um trabalho de meio período.

A equipe pesquisa pelas vagas em sites de empregos, sites de empresas, blogs e outros sites de divulgação e, a partir disso, avalia a oportunidade para verificar se realmente se trata de uma vaga verdadeira e boa para a plataforma.

Após passar por esse filtro, o site divulga a vaga em uma de suas categorias, tornando a oportunidade visível para seus assinantes.

Na hora de divulgar, a Flexjobs já determina se a vaga é flexível, freelancer, nível de experiência e outros dados importantes.

As vagas disponíveis no site são para profissionais iniciantes e especialistas e existem vários segmentos de atuação. São mais de 50 categorias.

Ao encontrar uma vaga interessante, o profissional é direcionado para a página de aplicação da própria empresa. Ou seja, a plataforma Flexjobs não participa como mediadora da contratação, ela apenas conecta o profissional à oportunidade.

É seguro?

Sim. Embora seja uma plataforma pouco popular entre os brasileiros, a Flexjobs é uma referência de site para procura de emprego freelancer em outros países. 

No entanto, trata-se de um site seguro para procurar emprego, especialmente se você tem o desejo de trabalhar para empresas do exterior e receber em outra moeda.

Tem tarifas para usar a plataforma?

Sim, as pessoas cadastradas pagam uma mensalidade que varia de US $14,95 por mês ou US $49,95 por ano.

Esse custo é solicitado por conta de se ter uma equipe responsável por filtrar e conferir se as vagas encontradas são verdadeiras e confiáveis, pelos conteúdos disponibilizados e outras funções da plataforma.

Para quem assinou o serviço e não quer continuar, existe uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias. Ou seja, existe um período de teste para aqueles que desejam ver como funciona o serviço.

Vantagens de usar o Flexjobs


Assim como outras plataformas de emprego, a Flexjobs reúne vantagens para os profissionais, mas também acaba trazendo benefícios para as empresas que estão em busca de mão de obra especializada. Veja as principais:

Empresas

As empresas são beneficiadas por conta da Flexjobs ser uma forma de divulgar a oportunidade para um público bastante específico, o que aumenta ainda mais as chances de uma contratação certa.

Como vimos, a plataforma faz um filtro das vagas e só publica aquelas que acha relevante de acordo com a proposta do site e as categorias de profissionais. Isso ajuda a ter um filtro melhor na hora de recrutar talentos.

Pessoas que estão a procura de emprego

Embora seja uma plataforma paga, a Flexjobs vale a pena para quem está procurando emprego por ser um serviço confiável e com recursos que permitem o profissional agregar ainda mais valor ao currículo.

Além das vagas de emprego, os profissionais contam com ferramentas, artigos, dicas de como conseguir emprego, como sugestões de especializações e cursos.

Modalidades de trabalho que o Flexjobs oferece


Além da possibilidade de encontrar um emprego em tempo integral, ao se cadastrar na Flexjobs é possível encontrar empregos freelancers, trabalho remoto e meio período.

Freelancers

Os trabalhos freelancers disponíveis na plataforma são semelhantes aos que são disponibilizados em outros sites, com a diferença de não existir um perfil profissional que sirva como portfólio no site.

No entanto, é possível achar ali uma oportunidade que se encaixe ao seu perfil para aplicar a vaga.

A vantagem de ser uma plataforma estrangeira é a possibilidade de fazer trabalhos freelancer para o exterior e ganhar em outra moeda.

Assim, você pode optar por fazer trabalhos pontuais para ganhar um dinheiro extra no mês ou seguir carreira como freelancer, o que é algo buscado por muitas pessoas hoje em dia.

Trabalho remoto

O trabalho remoto pode ser desde uma oportunidade freelancer como também uma contratação efetiva.

Hoje, as empresas não se limitam tanto ao processo seletivo apenas de profissionais que moram na cidade da empresa.

Aliás, muitas empresas funcionam no modelo escritório virtual, onde todos trabalham no estilo home office.

Se você gosta desse modelo de trabalho, no Flexjobs essas são as principais oportunidades. 

Meio período

O trabalho de meio período é o modelo de trabalho com carga horária reduzida. É uma opção bastante interessante para quem precisa se dedicar em outra atividade durante os dias da semana, mas que ainda assim busca uma oportunidade de emprego fixo.

Como usar o Flexjobs? 3 Passos práticos


A plataforma da Flexjobs é bastante fácil e intuitiva de usar. As empresas e pessoas que estão em busca de uma oportunidade podem explorar o site através de diversas categorias, usar filtros para encontrar a vaga perfeita, encontrar conteúdos extras sobre carreira e outros acessos.

Veja como fazer o cadastro:

1° Passo: Cadastro

O primeiro passo é entrar no site da Flexjobs e clicar em Sign Up (Inscrever-se). Ao fazer o acesso através do Google Chrome, para facilitar a navegação, basta clicar na opção de tradução automática da página.

Assim você consegue fazer uso em português também.

Após clicar em cadastrar-se, você será redirecionado para outra página, no qual deverá preencher um formulário com dados pessoais e seguir nas próximas etapas de inscrição.

Como vimos ao longo do conteúdo, a Flexjobs não é gratuita. Então, você terá de fazer a opção de algum plano e realizar o pagamento.

Dentro de 30 dias, se não ficar satisfeito com o serviço, você pode cancelar a assinatura e solicitar reembolso.

2° Passo: Vagas

Com o cadastro feito, agora é só começar a explorar todas as opções de vagas de emprego. Você pode começar pela categoria Encontrar Empregos (Find Jobs).

Dentro dessa seção da página, existem ainda subcategorias mais específicas de filtros de vagas. Você pode começar procurando por vagas na sua cidade, ou vagas de meio período, 100% remoto, freelancer, por empresa etc. São muitas opções mesmo.

3° Passo: Candidatura

Ao encontrar a vaga ideal para você, basta ler atentamente o anúncio e clicar para fazer sua aplicação. Algumas empresas permitem que a aplicação seja feita no próprio site da Flexjobs, outras preferem que o candidato seja redirecionado para a página da empresa.

E se for assim, é como ocorre em qualquer candidatura. Algumas empresas podem pedir apenas o currículo, outras colocam como requisito portfólio e assim por diante.

Diferenças entre o Flexjobs e outras plataformas

Veja como a Flexjobs se compara às outras principais plataformas de anúncio de emprego e vagas freelancers remotas:

Flexjobs x Fiverr

A Flexjobs é uma proposta bem diferente da Fiverr. Para quem nunca ouviu falar, a Fiverr é uma plataforma em que os profissionais anunciam seus serviços digitais, os mais variados possíveis, com preços mínimos a partir de USD$5,00.

A partir da contratação e reputação construída dentro da plataforma, o profissional vai ganhando avaliações até se tornar um perfil Pro, no qual pode tornar seu valor de trabalho maior.

Para começar a usar a Fiverr é bem fácil e a inscrição é gratuita.

Flexjobs x Up work

O Upwork, diferente da Flexjobs, é uma plataforma de oportunidades de trabalho remota em que a empresa faz a publicação no site.

Na plataforma, ela descreve a atividade, faixa de preço disposta a pagar e ainda tem a opção de tornar a vaga visível apenas para alguns dos freelancer da plataforma, filtrando de acordo com palavras-chaves o perfil desses profissionais.

Essa é outra diferença. Na Upwork, o profissional cadastra seu perfil e essa página serve como um currículo resumido. Quanto mais completo, mais chances de se destacar.

Após o freelancer se aplicar à vaga, o cliente realiza a avaliação dos perfis e faz a entrevista na própria plataforma, pelo chat. Ou seja, a plataforma trabalha como intermediária entre os dois lados, diferente da Flexjobs.

Para usar o Upwork, não é necessário pagar nenhuma assinatura. Contudo, a cada trabalho realizado, a plataforma recebe uma comissão que pode chegar a até 20% do preço de todo o serviço.

Flexjobs x We Work Remotely

A We Work Remotely também é uma plataforma com foco em oportunidades de emprego remoto. No entanto, possui algumas diferenças em relação a Flexjobs, como um número menor de categorias.

A Flexjobs apresenta mais de 50 categorias profissionais, filtrando também por nível de experiência profissional. Já a  We Work Remotely tem um foco nas principais categorias que você encontra para áreas freelancer e remotas, como marketing, redação, TI, programação e vendas.

Para usar a plataforma os profissionais não pagam nada no cadastro. No entanto, as empresas que desejam anunciar na plataforma precisam pagar uma taxa mensal de USD $299,00.

Como receber da plataforma de freelancers Flexjobs?


A forma de remuneração das vagas ofertadas na Flexjobs não é previamente definida, pelo fato de que a contratação é feita por outras empresas. A plataforma, como vimos, funciona como uma grande vitrine de oportunidades verificadas e seguras.

Por isso, após a contratação, o acordo de contrato e salário é feito entre profissional e empresa, sem passar pela plataforma.

Normalmente, existe um contrato em que todas as informações e condições de pagamentos são colocadas. Para receber o salário em conta, o funcionário deve apresentar um meio de pagamento.

Se for o caso de receber em outra moeda de um país do exterior, a melhor opção é contar com uma plataforma que facilite o recebimento, que é o caso da Remessa Online.

A Remessa Online é referência no Brasil e exterior para empresas e profissionais que trabalham ou precisam enviar ou receber pagamento em outra moeda.

Os prazos são ótimos, a plataforma é segura e as taxas são as menores do mercado. 

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Conclusão sobre a Flexjobs


A Flexjobs apresenta algo que não estamos muito habituados que é o pagamento de uma assinatura para encontrar uma oportunidade de trabalho.

Muitas pessoas pensam: por que pagar para encontrar uma oportunidade de trabalho sendo que as vagas não são exclusivas da plataforma?

Esse é um dos pontos mais importantes mesmo, frequentemente visto como desvantagem, mas o que a plataforma garante é a veracidade da vaga. Eles possuem uma equipe focada em conferir cada oportunidade e avaliar o perfil certo para aquela função, colocando filtros.

Atualmente, não é difícil encontrar por aí oportunidades falsas ou propostas de trabalho que não estão dentro do que é ofertado no mercado.

A proposta da Flexjobs é justamente poupar o tempo dos profissionais para evitar toda essa frustração.

E agora que você conhece mais sobre essa plataforma, você pode decidir se ela é a mais vantajosa para você.

Para quem está pensando em começar a trabalhar para empresas do exterior e receber em dólar ou outra moeda, recomendamos também dos conteúdos:

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático