O que é GitHub? Descubra tudo aqui!

Papel de parede GitHub

O GitHub é uma plataforma de repositórios de códigos de softwares que funciona como uma rede social. Por lá, profissionais do setor podem colaborar em projetos e expor seus trabalhos.

O GitHub é uma das plataformas mais comentadas e valorizadas na área de desenvolvimento e engenharia de software. Seus recursos voltados para as demandas de atualização de código tornam a visualização dos processos mais simples e acessível. Além disso, ter uma conta no GitHub é uma ótima oportunidade de mostrar seu trabalho.

Como um sistema de controle de versão, o GitHub sempre foi uma ferramenta comum no dia a dia de quem trabalha no segmento. Nos últimos anos, com o avanço do digital e a mudança das relações de trabalho, o GitHub passou a ter importância ainda maior, não só na rotina de atuação, mas também na hora de se posicionar no mercado.

Este conteúdo vai tratar em maiores detalhes o que é, de fato, o GitHub, suas origens e como essa ferramenta pode ser utilizada de maneira produtiva. Continue a leitura!

O que é um sistema de controle de versão?

O GitHub é um sistema de controle de versão, ou seja, uma ferramenta em que profissionais engenheiros e desenvolvedores de software podem compartilhar seus projetos. O detalhe principal é que todas as versões do código ficam visíveis para qualquer pessoa.

Isso significa que outros membros de um time podem checar as mudanças feitas no código, seja com finalidade de atualização, seja para correções de bugs, por exemplo. Essa maior transparência tem duas intenções principais: facilitar o trabalho colaborativo em projetos do tipo e detalhar o processo, visando nada mais do que a troca de informações de maneira didática.

O controle de versões, do ponto de vista de trabalho, é uma forma de facilitar o progresso dos projetos. Assim, com o acesso ao histórico de mudanças no código, é possível ter maior produtividade ao realizar ajustes ou outras intervenções em códigos já existentes.

Isso, é claro, sem afetar o funcionamento de aplicações e garantindo o máximo de desempenho depois dessas mudanças.

Versões salvas de maneira clara

É importante destacar uma das principais vantagens do GitHub, que é a estruturação adequada de códigos, o que evita que um sobrescreva o outro. Essa funcionalidade permite que as versões estejam devidamente visíveis e acessíveis, visto que ficam salvas de maneira separada.

Para projetos em equipe, essa disposição das informações funciona muito bem. Há menos chances de perda de informações ou de falta de clareza no acesso delas. Quando há mais de uma pessoa profissional trabalhando no código, essa possibilidade que o GitHub oferece torna o trabalho muito mais fácil e rastreável em etapas.

O que é GitHub e como funciona?

O GitHub é uma espécie de rede social para programadores, engenheiros de software, desenvolvedores e outros profissionais de áreas correlatas. Na plataforma, essas pessoas depositam seus códigos associados a projetos, mostrando como o produto final foi construído, deixando evidentes as etapas e otimizações feitas no código.

Atualmente, o GitHub pode ser considerado a principal plataforma de troca de informações para o setor. Já são mais de 100 milhões de repositórios publicados por profissionais da área, o que tornou o GitHub muito mais do que apenas uma base de centralização de códigos. Hoje, é quase como um “ponto de encontro” da área profissional.

Quanto à parte técnica, o GitHub é uma plataforma que funciona em nuvem, o que facilita seu acesso e também a publicação de códigos. Na parte do funcionamento, o recurso principal é o controle de versões, herdado pelo Git, que deu origem a esta rede social.

Essa transparência com o código permite que qualquer usuário do GitHub consiga visualizar o histórico de versões do código em tempo real. Ainda há a possibilidade de utilizar códigos abertos, ou seja, que podem ter partes utilizadas por outros profissionais, claro, em outros projetos. Essa ideia de comunidade é um dos atrativos principais da plataforma.

Qual a importância do GitHub em uma empresa?

O GitHub tem sido utilizado também por empresas e não só por profissionais que desejam mostrar seu trabalho ou buscar insights colaborativos vindos de pessoas do mundo todo.

O motivo principal para a ferramenta ter sido incorporada por companhias são suas funcionalidades voltadas ao trabalho integrado de equipes, com facilidade de colaboração.

Muitas vezes, a progressão de códigos pode se tornar uma dificuldade para times. Isso porque diferentes pessoas precisam trabalhar neste código em momentos distintos. Nesses casos, sem o suporte de uma ferramenta adequada, fica difícil atuar com segurança e com total entendimento de todo trabalho feito até então.

Com seu sistema de registro do histórico de alterações, o GitHub permite que qualquer profissional dentro de uma equipe consiga ter uma visão altamente detalhada das diferentes etapas de trabalho. Além disso, o monitoramento de alterações em tempo real possibilita um acompanhamento ainda mais preciso, algo fundamental nas empresas.

Até mesmo em testes de novas versões ou inclusão de features em softwares, o GitHub se mostra muito útil. Afinal, se algo der errado ou o funcionamento não for o esperado, o histórico de versões permite retornar ao momento prévio das mudanças. Assim, é possível rapidamente corrigir o problema e voltar a trabalhar nas atualizações.

Por que o GitHub é tão popular?

Quem é do setor de desenvolvimento já conseguiu entender a popularidade do GitHub. A verdade é que essa plataforma é uma das mais faladas atualmente e, se você é profissional da área, já deve ter sentido que precisa estar lá. Mas por qual motivo isso é realmente algo significativo no setor? Explicamos!

Viés colaborativo

De maneira geral, a comunidade de desenvolvimento de software é bastante colaborativa. As pessoas estão sempre em busca de trocar experiências, códigos que possam ajudar em seus projetos e dar todo tipo de suporte para quem trabalha na área. Portanto, o GitHub é praticamente uma plataforma que atende a esse “clima” de ajuda da profissão.

As funcionalidades do GitHub são simplesmente perfeitas para o profissional do setor. Poder usar repositórios que mostram histórico de edições de códigos e ainda façam isso em tempo real é um cenário ideal. Outra possibilidade muito atrativa para essa abordagem colaborativa é a chance de trabalhar com códigos abertos.

Funcionalidades

As funcionalidades do GitHub são importantes não somente da perspectiva de um profissional que busca mostrar e registrar seu trabalho, mas também na atuação em grupo. Times de desenvolvimento precisam de ferramentas que tornem a rotina de atuação em projetos muito mais fácil, algo que o GitHub consegue proporcionar.

Além das funcionalidades já citadas, o GitHub se destaca também com a feature branches. O recurso que permite que engenheiros de software separem ramificações de funcionalidades para que as mudanças no código sejam feitas de maneira isolada, sem afetar o código original da aplicação.

Portfólio

É importante destacar também que a plataforma funciona perfeitamente como um portfólio para profissionais de desenvolvimento e engenharia de software. Afinal, a melhor forma de mostrar seus projetos e aplicações é detalhar os códigos e todo o trabalho que foi feito em uma progressão histórica.

Por meio do GitHub, tech recruiters e especialistas do setor conseguem ter uma visão detalhada do histórico de desenvolvimento, conhecendo melhor a capacidade técnica do profissional. Isso funciona especialmente bem no setor de tecnologia, o que foi percebido há algum tempo, fazendo esse uso do GitHub avançar também na busca por posicionamento no mercado de trabalho.

Como usar o GitHub?

O GitHub exige um cadastro de usuário simples, com login e senha. Você pode criar essa conta pessoal ou até mesmo criar uma conta de equipe, caso seja essa a intenção de uso da plataforma. É um processo bem simples, como se você estivesse fazendo qualquer tipo de cadastro para utilizar uma rede social, por exemplo.

Depois, para começar a utilizar as funcionalidades do GitHub, a melhor opção para se ambientar rapidamente é consultar o Hello World Guide, uma espécie de tutorial que a plataforma oferece. Com ajuda dele, você conhece as funcionalidades do ambiente e aprende como subir seu primeiro repositório.

No WordPress

O GitHub disponibiliza um plugin para o WordPress, facilitando muito a utilização da plataforma nesse gestor de conteúdo. Para isso, basta acessar a loja de plugins do WordPress e buscar por “GitHub”. Depois disso, é só fazer a instalação comum, como qualquer outro plugin.

É recomendável também a instalação do plugin GitHub Embed. Sua função principal é permitir que você incorpore seus repositórios do GitHub no WordPress apenas copiando a URL utilizada. Além disso, o plugin é constantemente atualizado, sempre trazendo funcionalidades que facilitam o uso diário da plataforma.

Como funcionam os planos do GitHub?

O GitHub não é uma plataforma gratuita, ainda que tenha uma versão sem custos, mas com recursos limitados, naturalmente. Se você pretende utilizá-lo para fins pessoais, talvez a versão gratuita funcione bem.

Na versão para equipes, a plataforma já passa a cobrar pelos serviços. Mais especificamente, US$ 4 por usuário no plano mensal, ou US$ 40 por usuário na versão anual, com preço especial para os 12 primeiros meses.

Você pode visitar a página de planos e preços do GitHub para entender melhor a precificação e conferir também os modelos de cobrança empresariais.

GitHub é exclusivo para desenvolvedores?

Não necessariamente. Por mais que tenha se popularizado dentro desse meio profissional, uma vez que foi projetado para a atividade, o GitHub pode ser utilizado por outros profissionais.

Isso porque tem funcionalidades que permitem trabalhar em equipe e gerenciar projetos com extrema facilidade, além da visualização facilitada do histórico de versões. Desde que funcione para o tipo de atuação da equipe de trabalho, não há nenhuma restrição!

O GitHub é uma plataforma indispensável

A certeza que temos é que o GitHub é uma plataforma indispensável para engenheiros de software e desenvolvedores. Com funcionalidades projetadas para profissionais do setor, a plataforma tende a receber cada vez mais repositórios, provavelmente oferecendo funcionalidades ainda melhores no futuro.E você, se interessou em utilizar o GitHub? Já está na plataforma? Siga as redes sociais da Remessa Online e continue aprendendo sobre esse e muitos outros assuntos. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

Resumindo

O que é GitHub?

O GitHub é uma espécie de rede social para programadores, engenheiros de software, desenvolvedores e outros profissionais de áreas correlatas. Na plataforma, essas pessoas depositam seus códigos associados a projetos, mostrando como o produto final foi construído, deixando evidentes as etapas e otimizações feitas no código.

Como usar o GitHub?

O GitHub exige um cadastro de usuário simples, com login e senha. Você pode criar essa conta pessoal ou até mesmo criar uma conta de equipe, caso seja essa a intenção de uso da plataforma. É um processo bem simples, como se você estivesse fazendo qualquer tipo de cadastro para utilizar uma rede social, por exemplo.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático