Incoterm CIP: entenda o que é e quais são suas características

O Incoterm CIP, sigla para “Carriage and Insurance Paid To”, é um acordo no comércio internacional que define a responsabilidade do vendedor em transportar e assegurar a mercadoria até um ponto nomeado, transferindo depois essa responsabilidade para o comprador.

Essa delimitação clara entre as partes simplifica negociações, mas também traz consigo pontos que precisam ser entendidos para evitar complicações. Neste artigo, você vai saber o que é o Incoterm CIP e quais suas características. Continue a leitura!

O que é Incoterm CIP?

O Incoterm CIP (Carriage and Insurance Paid) é uma das normas que regulam pontos do comércio internacional e determina que o fornecedor de um produto internacional deve realizar o pagamento do frete principal e do seguro. O CIP pertence ao grupo C dos Incoterms, estabelecidos pela Câmara do Comércio Internacional (ICC), e pode ser aplicado a qualquer tipo de transporte.

Quais as obrigações com o Incoterm CIP?

No Incoterm CIP, o fornecedor do produto é obrigado a entregá-lo ao transportador no local acordado. O pagamento do frete e do seguro internacional, além da transferência dos riscos no momento da entrega, também são atribuições desse indivíduo.

Quais as responsabilidades no Incoterm CIP?

Responsabilidades do vendedor no Incoterm CIP:

  1. entregar a mercadoria ao transportador no local combinado;
  2. arcar com as despesas relacionadas ao frete e ao seguro internacional;
  3. transferir a responsabilidade quanto aos riscos somente durante a entrega do item ao transportador;
  4. garantir que a apólice de seguro tenha cobertura mínima equivalente a 110% do valor da operação.

Responsabilidades do comprador no Incoterm CIP:

  1. arcar com eventuais danos ou perdas a partir do momento em que o volume é entregue ao primeiro transportador;
  2. cuidar do desembaraço aduaneiro da importação;
  3. assumir as despesas de descarga do produto;
  4. solicitar e bancar os custos relacionados às informações e documentos de segurança necessários para a importação ou traslado até o destino.

Qual a diferença entre Incoterm CIP e Incoterm CPT?

No Incoterm CPT, o vendedor não precisa fornecer seguro, de modo que cumpre suas obrigações assim que coloca o item à disposição da transportadora. Já no Incoterm CIP ele deve arcar com o seguro internacional.

Qual a diferença entre o Incoterm CIF e Incoterm CIP?

O Incoterm CIF é exclusivamente utilizado no transporte aquaviário (marítimo, fluvial e lacustre), em que o vendedor entrega os bens a bordo do navio no porto de embarque, com o frete e o seguro pagos até o porto de destino designado. Já o CIP pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, incluindo o multimodal. No CIP, os bens são entregues ao transportador no domicílio do vendedor ou no navio, com frete e seguro pagos até um porto ou local de destino designado.

Qual a diferença entre Incoterm CIP e Incoterm CFR?

Diferente do Incoterm CIP, que é multimodal, o Incoterm CFR é voltado apenas para o deslocamento aquaviário. Nesse caso, o vendedor assume as tarifas até o momento do descarregamento nas docas, mas o risco de perda, dano e custos adicionais após a entrega são transferidos para o comprador. Não há obrigações relacionadas ao seguro.

Quais as mudanças do CIP nos Incoterms 2020?

A partir das mudanças dos Incoterms em 2020, no CIP, o fornecedor passou a ter que arcar com a contratação do seguro da mercadoria com cobertura máxima.

O Incoterm CIP é o termo que define responsabilidades ao vendedor e ao comprador

O Incoterm CIP é um acordo importante para o comércio exterior, que define responsabilidades a vender e comprador envolvidos na negociação. Assim, as partes interessadas na transação podem se proteger de possíveis problemas.

Se você deseja saber mais detalhes sobre transações internacionais, conheça a Remessa Online e descubra tudo sobre esse universo!

Resumindo

O que é Incoterm CIP?

O Incoterm CIP (Carriage and Insurance Paid) é uma das normas que regulam pontos do comércio internacional e determina que o fornecedor de um produto internacional deve realizar o pagamento do frete principal e do seguro. O CIP pertence ao grupo C dos Incoterms, estabelecidos pela Câmara do Comércio Internacional (ICC), e pode ser aplicado a qualquer tipo de transporte.

Quem paga o frete no CIP?

No Incoterm CIP, o vendedor é responsável pelo pagamento do frete principal e pelo seguro internacional.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático