Incoterm EXW: o que é, quando usar e as vantagens e desvantagens

Para quem trabalha com comércio exterior, é essencial compreender e dominar o significado dos Incoterms 2020 que regem todas as transações internacionais. Entre eles, destacamos o Incoterm EXW, único do grupo E e que define as menores responsabilidades para o vendedor. 

Para ajudar, acompanhe abaixo mais detalhes sobre o que é o Incoterm EXW, quando usar e quais as responsabilidades para vendedor e comprador. Vamos lá?

O que é o Incoterm EXW?

O Incoterm EXW (Ex Works), definido pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), é o termo que envolve os menores riscos e custos para o vendedor. Aliás, os custos e riscos associados ao transporte da mercadoria passam para o comprador quando o vendedor coloca a mercadoria no local acordado, que normalmente é seu armazém ou fábrica.

No entanto, se não for o armazém ou fábrica do vendedor, este deve entregar a mercadoria descarregada do meio utilizado para o seu transporte até esse local. Nesse momento, é obrigação do comprador carregar para o veículo de transporte a partir de então. 

Além disso, no EX-Work, as operações de embarque da mercadoria no veículo e desembaraço aduaneiro de exportação são de responsabilidade do comprador. 

Dessa forma, o Incoterm EXW é o mais simples porque impõe o mínimo de obrigações ao vendedor. Assim, sua única responsabilidade é em embalar a mercadoria de forma adequada para coleta e colocá-la à disposição do comprador nas suas instalações. Vale lembrar ainda que esse Incoterm pode ser utilizado por todos os tipos de transporte. 

Detalhes sobre o Incoterm EXW

Como as formalidades aduaneiras de exportação são da responsabilidade do comprador, esse pode encontrar dificuldades no país do vendedor. Por isso, a própria ICC recomenda que esse termo seja usado apenas no comércio interno de cada país e não em importações e exportações. 

Na última atualização de 2020, havia muita expectativa de que esse Incoterm deixaria de existir. No entanto, a ICC continuou com o termo. Por isso, é sempre importante ficar de olho nas atualizações. 

Responsabilidades do Incoterm EXW

De forma resumida, podemos dizer que os riscos e custos passam ao comprador assim que a mercadoria sai da fábrica, ou outro local de coleta. Ou seja, quem paga o frete no EX Works é o comprador. Veja abaixo as responsabilidades de vendedor e comprador conforme o Incoterm EXW. 

Responsabilidades do vendedorResponsabilidades do comprador
Embalagem, etiquetagem e marcação das mercadorias para que o transporte ocorra sem problemasColetar a mercadoria em local indicado pelo vendedor
Disponibilizar a mercadoria para compradorOrganizar o pré-roteamento da mercadoria da fábrica do vendedor até o local de embarque
Desembaraço aduaneiro de exportação no país de origem e de importação no país de destino
Carregar a mercadoria a bordo do principal meio de transporte
Inspeção e peritagem
Organizar e pagar o transporte no país de origem, percurso e destino
Descarregar a mercadoria do veículo de entrega nas suas instalações
Seguro desde o país de origem até o destino

Diferença entre o Incoterm EXW e os outros

Os Incoterms podem ser divididos em 11 grupos, de acordo com a letra inicial da sigla, o que também corresponde a uma obrigação diferente para o vendedor. 

Eles estão divididos em 4 famílias (E, F, C e D) que geram, para o vendedor, uma ordem crescente de obrigações em termos de custos e riscos. Os termos da edição de 2020 são divididos da seguinte forma:

  • Grupo E: é o grupo com menos obrigações para o vendedor e o único termo é o EXW;
  • Grupo F: o frete principal é por conta do comprador, os termos são FCA – FAS – FOB;
  • Grupo C: o vendedor paga pelo transporte, mas o risco permanece com o comprador. Os termos são: CPT – CIP – CFR – CIF;
  • Grupo D: o  vendedor encarrega-se da entrega no destino,  sendo que o transporte e os riscos associados ficam por sua conta. Os Incoterms são: DAP – DPU – DDP.

Dessa forma, o  Incoterm EXW é o único que não prevê que o vendedor seja obrigado a realizar operações de desembaraço aduaneiro para exportação. Além disso, em todos os outros termos, exceto no EXW, o vendedor deverá carregar a mercadoria a bordo do meio de transporte. 

Quando não usar o Incoterm EXW

Como dissemos, o Incoterm EXW determina as menores obrigações do vendedor. Assim, em uma compra internacional, é responsabilidade do próprio comprador lidar com todas as questões do desembaraço aduaneiro ainda no país de origem. 

Sendo assim, quando o próprio comprador não puder cuidar do desembaraço de exportação de forma simples e o vendedor precisar fazer isso, é recomendável modificar o rendimento de acordo. Como por exemplo, EXW carregado e desembaraçado na alfândega, ou usar o Incoterm FCA.

Qual é a diferença entre Incoterms FCA e EXW?

Para EXW, o risco passa para o comprador quando o vendedor disponibiliza a mercadoria em suas instalações ou em outro local especificado, por exemplo, fábrica ou depósito. Por isso, é sempre importante indicar o local da transferência do risco. 

No Incoterm EX-Works, o risco passa para o comprador antes mesmo da mercadoria ser carregada ou ter iniciado o seu transporte. O comprador pode providenciar meios de transporte e carregamento no local especificado.

Já no Incoterm FCA, o risco passa para o comprador quando as mercadorias são entregues pelo vendedor na transportadora designada. Aqui, a grande diferença é quando o risco passa para o comprador – e na EXW ocorre em um local determinado antes mesmo de o carregamento ou do transporte começar. Na FCA, o vendedor é responsável pelo carregamento.

Qual a diferença entre FOB e Ex Works?

Tanto o EX Works quanto o FOB são modalidades de Incoterms que determinam a responsabilidade dos vendedores no processo de preparação das mercadorias e entrega no local acordado com o comprador. Este, por sua vez, fica responsável pelo transporte. 

No entanto, apesar das similaridades, existem algumas diferenças entre FOB e EXW. Por exemplo, no EX-Works, o vendedor é responsável pela entrega da mercadoria em seu armazém para a retirada e transporte sob responsabilidade do comprador. Aliás, o comprador também é responsável por todos os riscos envolvidos. 

Já no contrato FOB, o vendedor é obrigado a entregar os produtos comercializados em um porto específico designado pelo comprador. Aqui, o vendedor é responsável pelo transporte até o porto e o comprador fica encarregado pelo transporte até o destino final.

Como definir qual é o melhor?

A definição do incoterm tem um impacto direto no preço e na logística de entrega entre o vendedor e o comprador. Por isso, esse deve ser um acordo entre ambas as partes. 

No entanto, se o comprador não puder lidar com todas as obrigações no país de origem para garantir que a exportação ocorra sem erros, não é recomendado que ele utilize esse termo. Isso porque terá dificuldades para receber seus produtos. 

Portanto, sempre tenha todos os termos acordados durante a negociação, desde o transporte até a entrega. Assim, vendedor e comprador conseguem analisar quais riscos preferem correr e negociar os preços corretamente.

Vantagens e desvantagens do Incoterm EXW 

O Incoterm EXW é muito mais vantajoso para o vendedor, já que esse tem responsabilidades mínimas sobre a mercadoria. Assim como também não deve lidar com toda a burocracia para garantir a exportação. 

Por outro lado, quando o comprador concorda em negociar nos termos de entrega EXW, a responsabilidade do produto é transferida para ele já do local do vendedor. Ele é, portanto, responsável por todas as etapas do processo de entrega. Dessa forma, o comprador consegue negociar os valores para poder arcar com os maiores riscos.

Vale lembrar que, nesse caso, o desconto tem que compensar os riscos que o vendedor irá arcar ao assumir toda a responsabilidade da mercadoria. Essa é, portanto, a maior desvantagem para o comprador. 

Para quem trabalha com comércio exterior, além de conhecer as vantagens e desvantagens do EXW,  é fundamental conhecer todos os Incoterms. Então, veja neste artigo mais detalhes sobre cada categoria dos termos

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático