8 dicas para planejar um intercâmbio em família

Os intercâmbios costumam ser procurados por quem pretende aprender outro idioma, ingressar na faculdade, um MBA e outros cursos que sejam relevantes para a carreira ou conhecer diferentes culturas. Porém, quando a família inteira quer passar por essa experiência, existem algumas dicas específicas para ajudar no planejamento de um intercâmbio em família.

Nesses casos, o intercâmbio familiar pode ser feito de diversas formas, com todos os participantes realizando as mesmas aulas ou para atender diferentes objetivos. Enquanto um membro faz sua graduação, os demais podem estudar o idioma ou trabalhar. Para ajudar no planejamento dessa experiência, separamos 8 dicas fundamentais para quem deseja fazer um intercâmbio em família. Veja só!

Viajar com a família por si só já é divertido. Usar essa viagem para estudar e aprender em família pode ser ainda mais legal.

1. Defina o país que pretende visitar

A primeira dica é definir qual será o destino do intercâmbio, pois é a partir dessa decisão que os outros itens serão planejados.

Se o objetivo for cursar uma graduação, MBA e outros cursos acadêmicos, a escolha costuma ficar atrelada ao local da instituição onde aconteceu a aprovação. Por outro lado, quando o objetivo é estudar novos idiomas, fazer cursos livres ou trabalhar, existem várias opções que podem ser avaliadas.

Nesse momento, vale a pena avaliar alguns destinos que não são tão populares, mas podem oferecer experiências incríveis. Além disso, depois de definir o país, não se esqueça de escolher a cidade. É possível encontrar cursos em diferentes localidades, então considere a cultura local, o custo de vida e seus objetivos para acertar na escolha.

2. Verifique o dinheiro disponível para investir

O orçamento disponível tem impactos diretos no intercâmbio familiar, então é fundamental fazer um planejamento financeiro completo para verificar quanto será possível investir nessa experiência. Para isso, estabeleça qual será o rendimento durante a viagem, caso algum membro da família tenha o objetivo de trabalhar, receba bolsa de estudos ou ajuda de custos.

Nesse momento, lembre-se de que é preciso realizar a conversão da moeda ao considerar o custo de vida no local e a contratação de serviços no exterior. Tenha em mente que um bom planejamento, é essencial para não passar por dificuldades ou imprevistos.

3. Determine o período do intercâmbio em família

Outro ponto fundamental, é definir o tempo de duração do intercâmbio. Se for para fazer um curso específico é necessário observar esse período. No entanto, quando os objetivos são outros, podem surgir dúvidas. Para determinar o prazo da viagem considere fatores como:

  1. opções de cursos;
  2. custo do intercâmbio;
  3. compromissos de trabalho;
  4. documentação necessária.

A vantagem é que é existem intercâmbios com diferentes prazos de duração: duas semanas, um mês, um semestre etc. Desse modo, fica fácil encontrar alternativas que se encaixem na agenda familiar.

4. Conheça os tipos de curso disponíveis

Os cursos realizados durante o intercâmbio familiar devem ser escolhidos com atenção. Para isso, primeiro avalie quais são as opções disponíveis no destino escolhido, avaliando requisitos, tempo do curso e custo total.

Em seguida, é importante considerar o nível de conhecimento no idioma local, pois isso altera os tipos de cursos que podem ser realizados e os resultados obtidos pelos alunos. Mesmo estudando durante a viagem, dificilmente será possível acompanhar um curso que exige domínio da língua, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que os intercâmbios não se resumem às faculdades, especializações ou aulas de inglês, espanhol e outras línguas. Também é possível fazer cursos livres para aprimorar os conhecimentos em outras áreas, como culinária, fotografia ou artes.

Avaliar com cuidado os custos de um intercâmbio em família é fundamental para evitar apertos durante a viagem.

5. Avalie as possibilidades de acordo com as necessidades

Um erro comum ao planejar um intercâmbio familiar, é pesquisar as opções disponíveis sem ter definido quais são as necessidades da viagem. Isso aumenta o risco de fechar pacotes ou fazer escolhas que não trarão os resultados desejados.

Portanto, é necessário avaliar qual é o objetivo da família com a viagem, de modo amplo, e depois determinar os desejos individuais. Por exemplo, se um dos membros vai fazer um MBA, provavelmente o foco de todos é acompanhá-lo durante essa viagem, enquanto aproveita os conhecimentos e experiências que o intercâmbio proporciona.

Contudo, ao fazer o planejamento é fundamental ter atenção às necessidades específicas, quem tem filhos e vai fazer o intercâmbio durante o período escolar deve verificar como ficará a questão do ensino para se organizar. O mesmo acontece em relação ao trabalho e outros cursos que podem ser realizados. Assim, as possibilidades avaliadas precisam atender o estilo e os objetivos de todos os viajantes.

6. Procure as opções de hospedagem

Ao fazer um intercâmbio familiar é preciso ter atenção ao tipo de hospedagem utilizada. Os hotéis, apesar de serem uma opção comum em viagens, podem se tornar caros, principalmente nas viagens mais longas.

Dependendo do número de pessoas, é possível encontrar casas familiares que recebem intercambistas, o que pode ajudar no aprendizado da língua. Essa escolha também garante uma vivência mais próxima da cultura local e ajuda na criação de laços com mais pessoas durante o período longe do seu lar. 

Outra opção interessante para esse tipo de viagem é alugar um imóvel. Isso garantirá mais privacidade à família e permitirá criar uma rotina próxima a do dia a dia. Por isso, essa costuma ser a solução ideal para os intercâmbios mais longos.

7. Conte com o auxílio de uma agência

Para ajudar com o planejamento da viagem, é possível contar com agências especializadas. Com experiência na organização de diversos tipos de intercâmbio, essas empresas conseguem oferecer soluções personalizadas para a sua família.

A vantagem é que a agência cumprirá todas as tarefas, como busca por passagens, hospedagem e cursos, além de resolver os trâmites necessários para a viagem. Assim, fica fácil lidar com as questões burocráticas e esclarecer qualquer dúvida que surja durante a organização do intercâmbio.

8. Saiba como enviar dinheiro para o exterior

Logo, é preciso entender como enviar dinheiro para o exterior com o melhor custo-benefício. Para isso, a nossa dica é fazer uma transferência pela Remessa Online, basta ter uma conta internacional válida no país de destino, para encaminhar os valores via internet.

Na Remessa Online, a moeda é convertida considerando o câmbio comercial e as taxas são reduzidas: 1,3% por transação e o IOF que pode variar entre 0,38% e 1,1%. Apenas em transferências inferiores a R$ 2.500 é que incide tarifa no valor de R$ 5,90.

Agora que você já sabe como planejar o intercâmbio em família, comece a se organizar para aproveitar essa experiência. Seguindo as nossas dicas, será fácil encontrar as melhores opções para ter uma viagem tranquila e economizar!

Gostou dessas dicas? Se você quer aprender como é possível enviar e receber dinheiro do exterior com economia, acesse o site da Remessa Online e conheça os nossos serviços!

Related posts

Novas regras para compras internacionais de até 50 dólares

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar