Investimento Série A: como “arrumar a casa” para consegui-lo

Primeiro, se você está nesta fase, parabéns. Somente 20% das startups conseguem ir do Capital-Semente para a a conquista de Investimentos Série A. Isso significa que você está pronto para um período de alto crescimento na sua startup. Se você chegou até esse ponto, você encontrou o mercado de produtos em forma e está apenas procurando escalar.

Hora de arrumar a casa, pois 90% das empresas que são financiadas por venture capital têm grandes problemas estruturais que precisam resolver antes do encerramento da rodada de captação. 

Se você faz parte dos outros 10% você vai começar com uma enorme vantagem. Você nem precisa ler a primeira metade deste texto, pode ir direto para o final.

Mas agora é hora de saber quais são os passos para você “arrumar a casa” e se preparar para receber seu investimento.

Investimento Série A: deixe suas finanças em ordem

Certifique-se de que todos os registros de contabilidade da empresa sejam precisos, atualizados e feitos de forma padrão, para que os investidores consigam entender. 

Isso inclui todos os gastos, receitas, ativos, investimentos e também despesas reembolsadas. Revise-os por erros, anomalias e inconsistências.

Se eles apontarem algo real que é um problema, conserte-o ou desenvolva um plano para corrigi-lo, ou pelo menos uma explicação. Crie um orçamento e uma expectativa de utilização dos recursos levantados com essa captação.

Investimento Série A precisa de documentação  organizada

Isso significa que todos os contratos, contratos de trabalho, atribuições de propriedade intelectual e contratos de confidencialidade, registros de ações, incorporações, formulários, emissões de ações, cap table e depósitos fiscais.

Se houver um problema, resolva-o, desenvolva um plano, ou esteja pronto para explicar detalhadamente os investidores e acalmá-los. Faça tabelas e índices, e narrativas bem escritas. Isso inclui qualquer incidente, reclamações, violações, o que você tem.

Conseguir investimento: pesquisa e análise

Saiba suas métricas, já que a maior parte dos investidores é data-driven – se elas não existem, hora de criá-las e acertá-las. Você precisa saber quem são seus concorrentes, quais são todas as suas métricas de funil de vendas, despesas, receitas e todas as medidas analíticas.

A verdade é que a importância dessas métricas varia em relação ao tipo de negócio que você está empreendendo, então não há uma receita de bolo. 

Mas as principais, muito utilizadas para SaaS, são essas métricas-chave:

Annual Recurring Revenue (ARR)

CAC — customer acquisition cost

LTV — lifetime value per customer

Churn Rate

Retention Rate

Customer Acquisition Cost Payback Period

Investimento Série A requerem planejamento

Desenvolva planos para crescimento, desenvolvimento de produtos, contratação, marketing, fornecedores e todas as outras atividades importantes. Estes devem ser divididos anualmente e/ou por fase.

As três fases mais importantes são suas metas e objetivos atuais, o período logo após a captação do investimento e as perspectivas de longo prazo.

Escreva-os, esteja pronto para falar com eles. É muito importante que os investidores tenham uma sensação de que você tem tudo desenhado para frente.

Colocar todos na mesma página

É ideal ter uma visão compartilhada, uma cultura da empresa bem estabelecida e bem desenhada. Certifique-se de que todos os colaboradores estejam alinhados de maneira consistente com essa cultura, tenha a mesma informação e consciência, especialmente aqueles que estarão interagindo com os investidores.

Para conseguir investimento série A, prepare suas referências

O ecossistema é pequeno, então os investidores vão conversar com pessoas que você conhece para entender mais sobre os fundadores, a equipe e a empresa. Isso inclui fornecedores, provedores de serviços, clientes e colegas. 

Saiba quem são suas possíveis referências e não se esqueça de informá-los.

Estruture-se para receber investimento Série A

O problema que você já deve ter percebido é que o Brasil é muito pequeno em termos de investimento. Se você for captar uma quantia de vários milhões de reais, provavelmente vai ter que recorrer a investidores de fora do Brasil, em sua grande maioria estrangeiros (há alguns brasileiros no ecossistema lá fora, mas não são o suficiente).

E esse problema pode causar grandes questões que podem te atrapalhar na sua jornada de captação: como você pode trazer o dinheiro de fora do país? Como garantir que você esteja 100% de acordo com a regulação tributária brasileira?

As burocracias da nossa legislação são imensas, e isso dificulta para muitos empreendedores neste momento. Além de arrumar a casa e criar a condição ideal de crescimento e encantamento, essas burocracias podem ser muito danosas perante os possíveis investidores.

Trazer dinheiro de fora para sua empresa não precisa ser um terror. Vários fundos de Venture Capital demandam uma estrutura de offshore muito simples, que você pode usar para trazer o dinheiro para o Brasil de maneira legal e rápida. 

A Remessa Online se especializou neste tipo de operação e tem as ferramentas necessárias para isso – de maneira que o empreendedor só precise pensar em como fazer sua empresa crescer. 

Para conhecer essa solução, clique aqui.

Faça um pitch deck e procure o investimento

Agora que a casa está arrumada, pratique, ensaie, memorize tudo e saiba apresentar de maneira organizada, inclusive, esteja pronto para ser interrompido e para responder perguntas complicadas. 

Repita-o na frente de seus sócios, em frente a um espelho, na frente de uma câmera, com seu animal de estimação ou seus amigos de fora antes de ir na frente dos investidores.

Isso soa como muito, e é. Se você fizer muitas ou a maioria delas, você estará à frente da maioria das outras empresas que buscam financiamento da Série A. 

Este é um tempo bem gasto, não um exercício vazio, ou algo feito apenas para agradar os investidores. Poderá fazer de você um fundador melhor, e tornará sua empresa mais forte. 

Mas assim que o processo começar, esteja pronto para ser escrutinado com a due diligence dos investidores.

Processo de due diligence

Você vai passar por um due diligence antes dos investidores colocarem dinheiro na sua empresa. 

Saiba o que está por vir e tenha um plano de ação para respondê-lo. Também vale a pena passar por tudo e pelas garantias do contrato de compra de ações para ter certeza de que você ficará confortável prometendo coisas aos investidores, sabendo pode vir à tona quaisquer exceções e ressalvas.

O processo começa assim que o prazo for acordado entre a startup e o investidor. Nesse ponto, o investidor enviará uma lista de pedidos de documentos que eles precisarão e quais informações e acesso você deve fornecer.

A due diligence é tipicamente um processo demorado. Se você tiver todos os documentos preparados – a sua casa arrumada -, pode levar semanas. Se você precisar compilar documentos-chave ou explicar certas irregularidades nas informações fornecidas, pode levar meses.

Áreas que os investidores costuma analisar para um investimento Série A

Em linhas gerais, há seis áreas-chave que os investidores mais comumente examinam:

A Equipe

Os VCs, especialmente aquelas que buscam investir em startups em estágio inicial, colocarão os antecedentes do fundador e da equipe de gestão sob um microscópio. 

Para muitos investidores, em quem estão investindo é tão ou mais crucial do que o produto ou o serviço em si. Afinal, financiamento não é apenas sobre dinheiro e avaliações, é uma grande parceria comercial.

O elemento humano é uma pedra crucial da colaboração bem-sucedida e os VCs normalmente querem trabalhar com alguém que eles acreditam ser o certo em termos de visão e personalidade. 

Mesmo que a avaliação, as finanças e o produto estejam certos, o VC pode sair do negócio se identificar bandeiras vermelhas no passado da startup e de suas figuras-chave que não se sentem bem com eles.

As Finanças

Para os investidores, o desempenho financeiro passado da sua empresa é o melhor indicador de desempenho futuro, mais do que suas previsões e previsões. 

Eles vão querer dar um mergulho profundo em suas demonstrações financeiras, examinar qualquer dívida que você acumulou, e verificar seus acordos com parceiros e investidores existentes. 

Um histórico de maus negócios, gastos irracionais, ou dívidas imprudentes podem comprometer seu financiamento.

Tenha em mente que você será solicitado a fornecer registros financeiros completos durante o processo de due diligence. Aqui está uma lista de documentos que os investidores provavelmente vão querer ver:

  • Todas as demonstrações financeiras aprovadas
  • Suas últimas demonstrações financeiras disponíveis
  • Balanços anuais e os últimos balanços disponíveis
  • Suas declarações de lucro e perda
  • Seu orçamento anual, incluindo um detalhamento completo de suas despesas e salários

Pode ser complicado para as preparar essa documentação, especialmente se elas estão terceirizando seu CFO (Diretor Financeiro) ou ainda não nomearam um. É por isso que é uma boa ideia começar a preparar a papelada antes do início do processo de due diligence, assim que você começa a pensar em levantar capital.

O Produto

As empresas tradicionais normalmente ganham uma vantagem competitiva através de preços, posição de mercado e escala de operações. Por outro lado, as startups são valiosas devido ao seu potencial de perturbar as indústrias tradicionais com a inovação. Esse foco em inovação significa que o produto de uma startup e o quão inovador ele pode ser é o motivo pelo qual os investidores demonstram tanto interesse no ecossistema de startups.

Espere que os VCs interessados dêem uma olhada profunda em como seu produto funciona, como ele é desenvolvido e como você planeja levá-lo aos seus consumidores.

Startups que possuem um produto de software ou dependem de uma plataforma tecnológica podem esperar avaliações completas de código. Alguns investidores vão querer saber o quão bem escrito seu código é o quanto sua plataforma é escalável.

Além disso, os investidores vão querer saber que você realmente possui os direitos do seu produto ou serviço. Eles vão olhar para suas patentes e propriedade intelectual. Litígios ou disputas de propriedade intelectual serão uma bandeira vermelha para a maioria dos investidores institucionais.

O Mercado

Ao conduzir o processo de due diligence, os investidores não olharão apenas para o seu negócio. Eles também estarão interessados na viabilidade do mercado que você está entrando e sua posição geral nele.

Eles provavelmente pedirão informações confiáveis sobre o tamanho desse mercado e quanto dele você será capaz de capturar. Eles não só pedirão essas informações, como também farão pesquisas adicionais por conta própria.

Se eles decidirem que não há espaço suficiente para crescimento devido a uma pequena base potencial de consumidores ou ao fato de que seu produto não é o ajuste certo no mercado, eles podem desistir do negócio.

Estrutura patrimonial

Muitas vezes, as startups têm estruturas de propriedade complicadas. Vários co-fundadores, anjos e investidores em estágio inicial podem ter capital próprio. Além disso, os negócios feitos com eles podem ter certas estipulações que afetarão a forma como a startup é vista na atual fase de financiamento.

É por isso que quaisquer negócios entre a empresa e investidores anteriores serão cuidadosamente examinados durante o processo de due diligence. Os investidores darão uma ênfase especial na dívida, na estrutura das ações e em outras estipulações contratuais.

Gestão de Riscos

Os investidores variam em seu apetite de risco. Alguns podem estar dispostos a investir em empreendimentos de risco se a recompensa potencial for considerável. Outros podem ser mais conservadores e só investir em negócios que eles acham que serão sucessos certos.

No entanto, ambos os tipos de investidores valorizarão as empresas que têm bons planos para lidar com riscos potenciais caso surjam. E eles vão estar de olho nisso, buscando todos os ângulos possíveis que podem derrubar sua empresa.

Conclusão: investimento série A é possível, mas com preparo

Agora você já sabe como é complexo o processo de conquista de investimentos Série A, mas também está muito melhor informado em relação ao que observar para garantir o seu.

Conte sempre com a Remessa Online para realizar suas transações internacionais com agilidade, segurança e o melhor: até 8 vezes mais economia que bancos tradicionais.

Até a próxima!

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024