Libra Esterlina em espera num Reino Unido pós Brexit

O que vai definir os rumos do Reino Unido e da Libra Esterlina em 2020 é como a nação conduzirá a saída da União Europeia de modo a não impactar negativamente nenhuma das partes.

tendências para a libra esterlina

O que vai definir os rumos do Reino Unido e da Libra Esterlina em 2020 é como a nação conduzirá a saída da União Europeia de modo a não impactar negativamente nenhuma das partes.

Na semana que antecedeu o Natal, finalmente o Reino Unido aprovou os termos do Brexit sob a nova gestão do primeiro-ministro Boris Johnson. Depois de anos de incertezas, idas e vindas acerca do Brexit, Johnson conseguiu realizar algumas manobras políticas que garantirão o divórcio em 31 de janeiro de 2020.

A conquista só foi possível graças a vitória esmagadora do Partido Conservador nas eleições de 12 de dezembro, garantindo maioria na Câmara dos Comuns e uma sólida base de apoio ao PM.

Os desafios que se colocam pós-Brexit dizem respeito ao acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, a fim de manter suas trocas comerciais. O período de transição do Brexit, previsto por lei,  vai até 31 de dezembro de 2020. Johnson garante que alcançará um acordo comercial que beneficie a todos antes disso. Veremos.

Na esteira do Brexit e dos desafios que se colocam para 2020, a Libra Esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,3308 no mercado de câmbio. Nesta sexta (27), o Real seguiu trajetória de apreciação em relação à moeda europeia, registrando, na abertura, a cotação de R$ 5,2740, uma variação semanal de 1,06%.

Leia também as análises de câmbio para o Dólar e para o Euro.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público