Você sabe quais são os maiores desertos do mundo? Descubra aqui!

A natureza é exuberante em todos os sentidos, oferecendo lugares incríveis e diversificados para todo tipo de aventura. São diversas opções e possibilidades para criar um roteiro e fazer viagens memoráveis, inclusive pelos maiores desertos do mundo.

Nesse sentido, eles são alternativas encantadoras e que proporcionam experiências únicas aos visitantes. Por isso, fazer um bom planejamento para conhecer as melhores opções é essencial para quem ama viajar pelo mundo.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, vamos apresentar tudo para conhecer destinos incríveis! Continue a leitura e veja quais são os maiores desertos do mundo. Além disso, confira dicas para se planejar da melhor forma e realizar uma viagem para ficar na memória!

Por que é interessante conhecer os desertos?

Quem gosta de viajar e aproveitar destinos naturais tem diversas possibilidades no Brasil e no exterior. Montanhas, litorais, florestas e muitas paisagens de tirar o fôlego, ideais para compor um roteiro incrível em todas as estações do ano.

Sendo assim, os desertos também são destinos extraordinários e não se limitam apenas ao sol escaldante e imensidão de areia. Existem muitos tipos de formações desérticas que chamam a atenção pela beleza das paisagens e atrações turísticas.

Diante disso, visitar um deserto é uma oportunidade única para viver experiências diferentes de tudo que já vivenciou em outros lugares. Uma opção que não pode faltar na programação de viagens de todo aventureiro que busca conhecer locais novos e desafiadores.

Quais são os maiores desertos do mundo?

Os desertos são regiões áridas e com baixo índice de chuvas, mas não necessariamente quentes. Dessa forma, reúnem condições naturais específicas e formações únicas, que vêm despertando cada dia mais o interesse dos turistas.

Nesse contexto, existem diversos tipos de desertos no mundo e cada um tem características próprias. Ou seja, desenvolvidas especificamente na região. Por isso, saber quais os lugares mais encantadores é fundamental para escolher a sua primeira aventura.

Veja, nos próximos tópicos, quais são os maiores desertos do mundo!

Antártida

Localizada no polo sul, a Antártida é um sonho para muitos turistas e considerado o maior deserto do mundo. Além disso, é o mais seco e frio. Quase a totalidade do território é coberto por gelo e conta com paisagens lindas e pouco exploradas, mas que exigem um preparo especial.

Ártico

O Ártico está situado no polo norte e é também um dos maiores desertos do mundo, com temperaturas baixas e paisagens lindas. A área do Ártico é imensa e compreende países como a Noruega, Rússia, além de parte da Groenlândia e do Alasca.

Saara

O Saara é o terceiro maior deserto do mundo, localizado no continente africano e um dos mais conhecidos. É um local arenoso, com temperaturas elevadas durante o dia e baixas à noite. A sua área abrange os países da Argélia, Egito, Marrocos, Chade, Mali, Líbia, Mauritânia, Níger, Sudão e Tunísia.

Arábia

Considerado uma das áreas com menor biodiversidade, o deserto da Arábia está localizado entre Arábia Saudita, Jordânia, Síria, Iraque, Omã, Iêmen e Kuwait. O local vai receber imponentes construções e promete despertar a atenção do setor turístico.

Deserto de Gobi

Quem pretende visitar a China não pode deixar de conhecer o deserto de Gobi. Ele está localizado na região norte do país e no sul da Mongólia. Além de ser um dos maiores desertos do mundo, é um tipo de paisagem única e que vale muito a pena conhecer.

Kalahari

O deserto do Kalahari está situado no sul da África e é um lugar de transição. Ou seja, é possível notar lugares arenosos e outros com presença vegetal e animal. Sendo assim, é um local que também oferece paisagens lindas e uma cultura incrível, o que o torna um bom destino turístico.

Patagônia

Maior deserto da América do Sul, a Patagônia está entre os principais destinos turísticos do continente e oferece paisagens maravilhosas. Com um clima árido e frio, é um destino que tem grande diversidade de atrativos e a maior parte do território na Argentina.

Chihuahua

O deserto Chihuahua é o maior da América do Norte e está localizado entre os Estados Unidos e o México. Apesar de ser considerado um deserto, apresenta uma rica biodiversidade biológica. Isso o faz ter características únicas e um bom lugar para visitar.

Grande Bacia

Outra alternativa para visitar na América do Norte, o deserto Grande Bacia está entre as Montanhas Rochosas e Serra Nevada, no leste da Califórnia. Com um relevo montanhoso e um território de 492 mil km², é um lugar que também vale muito a pena visitar.

Deserto Sírio

Um dos desertos mais interessantes é o Sírio. Ele está localizado no sudoeste da Ásia e se estende pela Jordânia, Síria e Iraque. Com um clima seco e quente, o deserto abriga ruínas de cidades antigas, montanhas e uma paisagem de tirar o fôlego.

Deserto de Vitória

O Grande Deserto Vitória é uma enorme região localizada na Austrália e apresenta um clima extremamente seco e quente. Com vastos campos e dunas de areias, ele é rico em espécies de répteis e já foi cenário comum a diversos filmes.

Karakum

O deserto de Karakum está localizado na Ásia e tem um território de aproximadamente 350 mil km² no país de Turcomenistão. O deserto desperta atenções pela curiosa porta do inferno. É uma enorme cratera que expele fogo desde os anos 80, devido à presença de gás natural na região.

Como planejar a sua viagem para o exterior?

Você viu até agora que os maiores desertos do mundo são excelentes opções para viajar e viver grandes aventuras. É a oportunidade ideal para conhecer destinos diferentes e únicos, que reservam características naturais e culturas maravilhosas.

Nesse sentido, escolher uma das opções para elaborar um roteiro é uma atividade que deve ser desenvolvida com cuidado. Principalmente por se tratar de uma viagem internacional, que exige atenção para evitar transtornos e situações desagradáveis.

Veja, a seguir, algumas dicas relevantes para programar a sua viagem com excelência!

Faça um planejamento prévio

Antes de tudo, é importante reservar um tempo para planejar a viagem, considerando todos os aspectos necessários. Sendo assim, pense na melhor época do ano para viajar, veja sobre documentos, hospedagem, alimentação e outros fatores que possam influenciar na sua experiência.

Além disso, outro ponto imprescindível é analisar todos os equipamentos necessários para a sua segurança, conforme as características do local. É preciso considerar as melhores roupas e acessórios, seja para épocas frias, seja para quentes, para se adaptar ao clima e evitar complicações.

Pesquise sobre o destino

Para evitar surpresas, é muito importante pesquisar tudo sobre o país e cidade que pretende visitar. Dessa forma, faça uma análise sobre a situação política, clima, cultura e costumes locais, gastronomia e outros fatores que são essenciais.

Organize o seu roteiro de deslocamentos

Os desertos quase sempre estão localizados em locais distantes das grandes cidades. Por isso, é indispensável planejar o roteiro com antecedência. Os deslocamentos até os pontos turísticos devem ser previamente reservados para evitar perder tempo e deixar de conhecer os locais.

Diante disso, pesquise sobre os roteiros e quais as possibilidades para ir até os pontos turísticos com segurança. Para isso, sempre existem guias profissionais para conduzir os turistas, além de explicar sobre a história e cultura local.

Faça o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um dos principais pontos para viajar ao exterior, especialmente pelas questões cambiais. É preciso ter recursos disponíveis para utilizar em toda a viagem e garantir acesso a necessidades básicas, como alimentação, transporte, compras e outros.

Por esse motivo, faça reservas antecipadas da hospedagem, transportes e outros serviços. Além disso, defina uma forma econômica para levar dinheiro ao exterior. Dessa maneira, você terá os valores disponíveis para utilizar e evitar passar por apertos que podem comprometer toda a sua experiência.

Como você percebeu, os maiores desertos do mundo são lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagens, pois reservam grandes momentos. Por isso, não deixe de escolher os seus destinos preferidos e se planejar para viver momentos inesquecíveis.

Gostou do post? Agora você já sabe quais são os maiores desertos do mundo e como se preparar para uma viagem incrível. Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Ajude seus amigos a conhecerem destinos maravilhosos pelo mundo!

Resumindo

Quais são os maiores desertos do mundo?

Os maiores desertos do mundo são:
Antártida;
Ártico;
Saara;
Arábia;
Gobi;
Kalahari;
Patagônia;
Chihuahua;
Grande Bacia;
Sírio;
Deserto de Vitória;
Karakum.

Como se preparar para viajar ao exterior?

Para garantir uma viagem tranquila, segura e aproveitar cada momento, é muito importante realizar um bom planejamento e se preparar previamente. Logo, antes de comprar as passagens é preciso analisar aspectos relevantes sobre o destino, além de preparar as questões pessoais.
Alguns dos fatores que devem ser considerados são:
faça um planejamento prévio: melhor época do ano e equipamentos necessários;
pesquise sobre o destino: clima, cultura e outros;
planeje o seu roteiro de deslocamentos: translado até os pontos turísticos da cidade;
faça o planejamento financeiro: formas para levar dinheiro ao exterior e utilizar na viagem.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar