Saiba quais foram as melhores universidades do mundo em 2018

Como enviar dinheiro para os EUA

Todos os anos são feitas listas com as universidades mais notáveis. Neste texto, vamos falar quais foram as melhores universidades do mundo em 2018.

Fazer um ranking com as melhores universidades do planeta não é uma tarefa fácil. Isso porque, é preciso definir quais os fatores e critérios que precisam ser avaliados.Contudo, está é uma boa forma para quem deseja estudar fora definir seus objetivos e analisar todas as possibilidades na busca pela melhor formação.

O QS Ranking e o Times Higher Education são bons indicativos de escolha das melhores universidades do mundo.

O QS Ranking é publicado pela Quacquarelli Symonds, no Reino Unido, e leva em consideração seis fatores para escolher as instituições, que são: reputação acadêmica, proporção entre o número de professores e alunos, reputação acadêmica, citações por docentes, proporção de professores e alunos do exterior e reputação perante aos empregadores.

Com base nos indicativos das principais pesquisas do QS Ranking e o Times Higher Education montamos uma lista uma lista com as melhores universidades de todos os tempos. Confira!

1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Para o QS Ranking, o MIT está em primeiro lugar entre as melhores universidades do mundo em 2018.
Para o QS Ranking, o MIT está em primeiro lugar entre as melhores universidades do mundo em 2018.

Trata-se de uma universidade norte-americana em Cambridge, Massachusetts. A instituição foi fundada em 1861 como consequência da crescente industrialização dos Estados Unidos.

O MIT passou a adotar o modelo das universidades politécnicas europeias e se desenvolveu como instituição focada na engenharia e ciência aplicada.

Apesar de ser tradicionalmente conhecido por seu trabalho e pesquisas nas ciências físicas e engenharia, o instituto também, mais recentemente, passou a ter departamentos de biologia, linguística, economia e administração.

Quem estuda no MIT tem acesso a diferentes possibilidades de alojamento, podendo morar dentro ou fora do campus. Estudantes de graduação podem se alojar em uma das cinco casas culturais e onze residências mantidas pelo próprio Instituto.

Para se ter uma ideia do renome da instituição, mais de 80 ganhadores do Premio Nobel foram afiliados ao MIT. A universidade também formou astronautas e ganhadores da Medalha Fields e Medalha Nacional de Ciências.

Entre as figuras conhecidas que se formaram no MIT estão Bill Gates, Buzz Aldrin, Norbert Wiener, Richard Faynman e Noam Chomsky.

A admissão no MIT é baseado em meritocracia, por isso a escola busca atrair pessoas inteligentes, talentosas e realmente interessadas em fazer a diferença no mundo.

2. Universidade Stanford

A Universidade de Stanford é uma instituição de prestígio em que a entrada de alunos é bastante seletiva.
A Universidade de Stanford é uma instituição de prestígio em que a entrada de alunos é bastante seletiva.

A Universidade Stanford também é uma universidade norte-americana localizada em Palo Alto, Califórnia.

A universidade foi criada em 1892 e oferece carreiras universitárias, mestrados e doutorados e outros cursos, dispondo de importantes recursos acadêmicas que oferecem uma formação completa aos alunos.

A Universidade de Stanford possui faculdades de Ciências da Terra, Engenharia, Humanidades, Administração, Educação, Medicina e Direito.

As admissões na Stanford são bastante seletivas, sendo bastante difícil ser aceito nesta instituição de prestígio e renome internacional, que recebe anualmente aproximadamente 19 mil inscrições de estudantes, dos quais apenas cerca de 13% são aceitos. Desse número 4% são estrangeiros.

Entre os ex-alunos mais ilustres da história de Stanford, destacamos: William Hewlett e David Packard, fundadores da HP;  Chih-Yuan Yang e David Filo, criadores do Yahoo!; Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google; Phil Knight, criador da Nike; e, Mike Krieger, brasileiro e co-fundador do Instagram.

3. Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard é uma das mais prestigiadas do mundo e a mais antiga dos Estados Unidos.
A Universidade de Harvard é uma das mais prestigiadas do mundo e a mais antiga dos Estados Unidos.

A Universidade de Harvard é uma instituição norte-americana localizada em Cambridge, Massachussets.

A instituição, que é reconhecidamente uma das mais prestigiadas do mundo, foi fundada em 1636, sendo a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Oito presidentes dos Estados Unidos se formaram na universidade e cerca de 150 ganhadores do prêmio Nobel já foram filiados como professores ou estudantes.

A biblioteca de Harvard é a maior biblioteca acadêmica dos EUA e também uma das maiores do mundo.

Vários nomes conhecidos já passaram pelas salas de aula de Harvard, entre eles, Barack Obama, Chimamanda Ngozi Adichie, Mark Zuckerberg, Elon Musk e Margaret Atwood .

Em relação a orçamento para a educação, a instituição tem o maior em relação a qualquer outra instituição acadêmica, dispondo de mais de 30 bilhões de dólares anualmente.

4. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

O Caltech é uma instituição notável nas áreas de engenharia e ciências naturais.
O Caltech é uma instituição notável nas áreas de engenharia e ciências naturais.

O Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) é uma universidade privada norte-americana localizada em Pasadena, Califórnia.

De início, na fundação em 1891, a instituição atuava como uma escola preparatória e profissional.

Mas, ao atrair cientistas reconhecidos, no início do século XX, a universidade passou a ser uma das primeiras instituições de pesquisa do mundo.

A Caltech tem uma forte tradição no ensino e pesquisa da engenharia e ciências naturais.

A instituição também é a responsável por administrar o e Propulsion Laboratory (Laboratório de Propulsão a Jato), que se trata de um complexo autônomo de voos espaciais onde ocorre o projeto e operação da maioria das sondas da NASA.

O instituto passou a ser mais conhecido no mundo e por pessoas que não são da área por no seriado norte-americano The Big Bang Theory os personagens Sheldon, Leonard, Raj e Howard trabalharem na universidade.

A Calltehc já apareceu no ranking de melhor universidade do mundo e formou profissionais renomados. Entretanto, o processo seletivo não é simples. De acordo com estudantes brasileiros que conseguiram vagas no instituto, é necessário pelo menos cinco meses para reunir toda a documentação exigida, que incluir o envio de cartas de recomendação e certificados de participação em atividades extracurriculares.

Além disso, é necessário agendar as provas com antecedência, já que elas não são aplicadas com tanta frequência. São poucas pessoas aprovadas, especialmente estrangeiros. Entretanto, há jovens brasileiros no quadro de alunos da instituição.

5. Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford é a segunda mais antiga da Europa. Estima-se que exista desde 1906.
A Universidade de Oxford é a segunda mais antiga da Europa. Estima-se que exista desde 1906.

A Universidade de Oxford é uma instituição de ensino superior pública situada em Oxford, no Reino Unido.

Não se conhece exatamente a data de sua fundação, mas há evidências que no local há uma instituição de ensino desde 1096. Assim, a Universidade de Oxford é reconhecida como a segunda mais antiga da Europa e a mais antiga do Reino Unido.

A Universidade é composta por diversas instituições, o que inclui mais de 35 faculdades e diversos departamentos acadêmicos.

A lista de ganhadores do prêmio Nobel e líderes mundiais que estudaram na universidade é longa. A instituição se destaca por sua grande colaboração em áreas como ciência, política, medicina e literatura.

Muitas figuras históricas passaram pela universidade, entre elas Lewis Carrol, autor de Alice no país das maravilhas, Oscar Wilde e T. S. Eliot. Ela é considerada uma universidade pública pois recebe recursos do Estado. Na prática, é uma universidade privada pois tem administração própria e, caso opte, em algum momento, por rejeitar os recursos públicos, seria considerada totalmente privada.

Outros rankings de melhores universidades do mundo em 2018

Além do QS Ranking, há outras duas classificações que são bastante levadas em consideração para ponderar as melhores instituições de ensino: o Times Higher Education e o Academic Ranking of World Universities (ARWU).

O Times Higher Education analisa aspectos como o volume de pesquisas realizadas pela instituição e a quantidade de citações de estudos, proporção entre o númeto de estudantes de PhD e alunos de graduação e entre outros fatores.

Para o ranking da Times Higher Education, as melhores universidades são:

  1. Universidade de Oxford
  2. Universidade de Cambridge
  3. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)
  4. Universidade Stanford
  5. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Desta lista a única instituição que não consta no QS Ranking é a Universidade de Cambridge, que é uma tradicional instituição do Reino Unido, que foi fundada em 1209, sendo a segunda mais antiga, que ainda está em funcionamento no país.

A Universidade Cambridge e Oxford são rivais em busca no posto de melhor universidade do Reino Unido.

A Universidade de Cambridge rivaliza com Oxford o posto de melhor universidade do Reino Unido, sendo as duas muito prestigiadas.
A Universidade de Cambridge rivaliza com Oxford o posto de melhor universidade do Reino Unido, sendo as duas muito prestigiadas.

Muitos nomes notáveis da história da física, como Isaac Newton, Ernest Rutherford e Thomson tiveram diplomas pela universidade.

No campo das ciências naturais, o naturalista Charles Darwin, que ficou reconhecido pela teoria da evolução das espécies, também estudou em Cambridge.

Como a maioria das instituições britânicas, Cambridge é mantida por dotação pública, a partir do financiamento à educação e bolsas de pesquisas, e dotação privada.

Já de acordo com o ranking da Academic Ranking of World Universities (ARWU), a lista das melhores universidades é composta por:

  1. Universidade Harvard
  2. Universidade Stanford
  3. Universidade de Cambridge
  4. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
  5. Universidade da Califórnia

O ranking da ARWU leva em conta fatores como o número de egressos que já ganharam prêmio Nobel, Medalha Fields ou outros prêmios de renome internacional e também a publicação de artigos em publicações de prestígio, como a revista Science.

Dessa lista a única universidade que não figura nas anteriores é a Universidade da Califórnia em Berkeley, que está localizada na cidade de Berkeley.

Trata-se de uma universidade pública conhecida por seu prestígio acadêmico e pelo alto engajamento político do corpo docente e discente.

A Universidade da Califórnia também é reconhecida pela excelência de ensino e pesquisa.
A Universidade da Califórnia também é reconhecida pela excelência de ensino e pesquisa, estando no ranking da ARWU das melhores universidades do mundo.

Os pesquisadores dessa universidade descobriram seis elementos da tabela periódica, mais do que em qualquer outra universidade do mundo.

A instituição oferece aproximadamente 300 cursos de graduação, que estão distribuídos em um grande número de áreas de conhecimento.

Agora que você já conheceu as melhores universidades do mundo em 2018, vai ficar mais fácil se programar para buscar um curso em alguma delas nos próximos anos!

Você gostou deste artigo sobre as melhores universidades do mundo e que começar a planejar um intercâmbio para estudar fora do país? Então confira este post com um checklist que deve ser feito antes da sua viagem.

Resumindo

Quais são as melhores universidades do mundo?

Entre as melhores instituições estão Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade de Oxford, Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Universidade de Harvard, Universidade Stanford e Universidade de Cambridge.

É possível estudar em alguma delas?

Todas estas universidades aceitam estudantes de outros países, entretanto, para entrar é preciso participar de um extenso e complexo processo seletivo.

Como planejar um intercâmbio para fora do país?

O intercâmbio demanda muito estudo e planejamento, principalmente financeiro. É preciso buscar informações sobre o país de destino, o curso desejado, os requisitos para ingresso na escola e a documentação necessária. Recomenda-se que o estudante busque o apoio de empresas especializadas.