Metodologias ágeis: vantagens para o seu negócio

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Metodologias ágeis como funciona

Dentre os diversos modelos de gestão que existem, as metodologias ágeis surgem como uma ótima opção para empresas que desejam aumentar a produtividade, fornecendo produtos ou serviços de maior qualidade, menores custos em menos tempo. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que são as metodologias ágeis e quais as vantagens para sua empresa. Vamos lá?

O que são metodologias ágeis

De forma simples, podemos dizer que metodologias ágeis referem-se àqueles métodos que podem ajustar a forma de trabalho de acordo com as condições do projeto e obter flexibilidade e rapidez na resposta. O objetivo é que o projeto e seu desenvolvimento possam se adaptar às circunstâncias específicas. 

Essa forma de gerenciar projetos é mais flexível, autônoma e eficaz, gerando uma redução de custos e aumento de produtividade. As metodologias ágeis existem para acelerar a entrega de determinados projetos, sem, no entanto, diminuir sua qualidade.

Sweat Equity:
O que é e quais as vantagens da estratégia para Startups.

As principais metodologias ágeis 

Para implementá-las corretamente e saber qual a melhor estratégia de negócios, os gestores precisam entender sua estrutura. As principais metodologias ágeis são:

  • Scrum: Acelera o processo de criação e distribuição de produtos. Nesse modelo, os feedbacks são maiores com reuniões diárias e as etapas do projeto tendem a ter prazos reduzidos;
  • Lean: Muda o fluxo de trabalho de uma empresa, gerando a troca constante de informações com os clientes durante os projetos digitais. Evita o desperdício de recursos, gera mais valor para o projeto e garante a satisfação do cliente;
  • Kanban: Em organizações gerenciadas por este método, existe uma gestão de processos que ajuda a visualizar cada rotina que deve ser executada e etapas futuras;
  • SMART: Permite criar objetivos realistas, fáceis de serem alcançados e precisos. 

As vantagens das metodologias ágeis

As metodologias ágeis promovem mudanças na empresa como um todo e geram vantagens para o negócio. Veja algumas delas.

Aumento na produtividade

Uma das principais vantagens das metodologias ágeis é o aumento na produtividade da equipe. Por ter como objetivo principal reduzir o tempo de entrega dos projetos, ajuda a empresa a obter grandes ganhos de produtividade. Além disso, com essas metodologias, os próprios colaboradores cobram e respeitam os prazos e metas. 

 Método GTD: entenda como melhorar a sua produtividade.

Mais rapidez e eficiência

Com as metodologias ágeis, as entregas são divididas em ciclos menores. Dessa forma, a eficiência na entrega é maior porque a empresa gera mais valor para o cliente antes mesmo de o projeto chegar ao fim. Também, com esse modelo é possível investigar as melhorias necessárias e ajustar o produto de acordo com os desejos do cliente. 

Qualidade do produto 

Ao desenvolver produtos com metodologias ágeis, ele passa por constantes processos de testes e validação pelos próprios clientes. Isso significa um aumento da qualidade, além de assegurar que cada etapa do projeto seja mais eficiente. Estes testes garantem que tudo ocorra de acordo com o planejado e permite que mudanças necessárias sejam feitas sem atrasar o trabalho. 

Satisfação do cliente

Uma das características das metodologias ágeis é a boa comunicação entre o cliente e a empresa, que deve ser muito próxima para minimizar o ruído. Isso ajuda a entender as verdadeiras necessidades dos consumidores e ele fica mais próximo do desenvolvimento do produto. Assim, acaba-se ganhando um maior engajamento e satisfação do cliente.

metodologia ágil para projetos - Metodologias ágeis: vantagens para o seu negócio
A metodologia ágil ajuda a gerenciar qualquer tipo de projeto.

Gerenciamento de riscos

Outra importante vantagem é o gerenciamento eficaz de riscos e falhas. Através deste contato próximo com o cliente, é possível prever possíveis problemas e trabalhar para resolvê-los com antecedência. Isso porque, o processo é dividido em várias etapas,  assim erros e problemas podem ser percebidos com mais rapidez, o que ajuda a administrá-los e corrigi-los.

Com as metodologias ágeis, além de trazer benefícios estratégicos para a organização, ainda é possível prever quais ações podem afetar o desempenho dos negócios.

Aumento do lucro

Ainda, com as metodologias ágeis é possível fazer um melhor gerenciamento dos recursos da empresa e controle dos gastos. Todos os recursos são fornecidos gradualmente, o que evita desperdícios de matéria-prima e mão de obra, usando sempre apenas o necessário. Dessa forma, os lucros na empresa aumentam.

Como escolher a melhor metodologia ágil

Cada empresa é única e possui sua própria rotina, projetos e processos.  Portanto, não podemos dizer que existe uma metodologia ágil melhor ou pior. É preciso encontrar o modelo que melhor se encaixe à necessidade da sua empresa, levando em consideração a realidade do dia a dia de seu negócio. 

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo. 

Assuntos relacionados