Descubra como o método SMART pode ajudar na gestão da sua empresa

O método SMART é uma ferramenta de gestão eficiente que contribui para estruturar metas e objetivos de uma forma realista e alcançável, fatores essenciais para uma empresa!

Utilizar uma ferramenta como o método SMART é uma estratégia inteligente do empreendedor que deseja tomar decisões a partir de um objetivo concreto. Veja!

O método SMART é uma ferramenta de gestão eficiente que contribui para estruturar metas e objetivos de uma forma realista e alcançável, fatores essenciais para uma empresa!

Ter um direcionamento para alcançar os objetivos e as metas é essencial para o mundo dos negócios, ainda mais pelas grandes influências internas e externas, que podem comprometer o processo e frustrar as expectativas.

Nesse cenário, contar com ferramentas de gestão é indispensável, pois elas contribuem para maior clareza nos quesitos de avaliação, norteando as decisões e reduzindo o caminho para atender o planejamento de uma empresa.

Você conhece o método SMART? É uma forma inteligente e muito útil para a gestão empresarial. Confira neste post o que é e como essa metodologia pode contribuir para auxiliar na melhoria dos resultados!

O que é método SMART?

Criado por Peter Drucker, um dos maiores influenciadores da administração moderna, SMART é uma poderosa metodologia de gestão para definição das metas e objetivos, de uma forma transparente e bem direcionada, permitindo maiores possibilidades de alcance.

É composta por etapas que proporcionam maior nitidez sobre a realidade de uma situação, garantindo que as metas sejam mensuráveis, o que é fundamental para o gerenciamento.

O termo SMART é um acrônimo formado pelas iniciais em inglês que determinam como deve ser o direcionamento em relação ao objetivo!

  • Specific – deve ser específico;
  • Measurable – ser mensurável;
  • Attainable – ser atingível;
  • Relevant – ser relevante;
  • Time-based – ter um prazo para ser alcançado.

Seguir essa metodologia direciona o planejamento de uma forma mais estratégica e permite maior controle sobre as ações, possibilitando uma gestão eficiente e que otimize os recursos para melhorar o desempenho da empresa.

Como colocar em prática?

O método SMART é reconhecido por facilitar a definição de metas relevantes e promover o engajamento da equipe. De fato, aplicar essas técnicas proporciona benefícios importantes para o negócio. Saiba como aplicar cada etapa do método SMART!

Specific – Específico

O primeiro passo é definir metas específicas e fáceis de serem entendidas por qualquer funcionário da empresa. Isso significa que é preciso detalhar minuciosamente todas as ações necessárias para chegar a uma meta, evitando termos genéricos. 

Measurable – Mensurável

Para saber se o progresso está satisfatório, é preciso avaliar os indicadores e coletar dados em números, assim, poderá concluir se a meta está mensurável. Além disso, é essencial acompanhar desempenho da equipe para permanecer ou mudar as estratégias.

Attainable – Atingível

A meta deve ser estabelecida de acordo com a realidade da empresa, ou seja, atingível. Por esse motivo, garanta uma meta possa ser alcançada com os recursos disponíveis, sem exigir coisas surreais que comprometem a motivação da equipe.

Relevant – Relevante

Metas relevantes, que quando alcançadas geram resultados úteis, despertam o potencial de cada profissional, portanto, nessa etapa planeje adequadamente os objetivos, cujo esforço seja recompensado com ótimos resultados — uma estratégia diferenciada para o negócio.

Time based – temporal

Estabelecer prazos é fundamental para a aplicação do método SMART e merece atenção especial. Faça um cronograma de acordo com as suas prioridades e defina um prazo condizente com o tempo necessário para execução das atividades.

Quais os benefícios de utilizar o método?

O método SMART foi desenvolvido para auxiliar no desenvolvimento de metas realistas e dar diretrizes para os gestores adotarem ações efetivas. Os benefícios de sua aplicação são inúmeros e comprovados por dados reais.

Sua implementação, contribui para identificar as prioridades da empresa, favorecendo um planejamento completo e eficiente. Com o direcionamento adequado, a equipe terá um foco mais relevante, o que facilita a captação e melhor uso de subsídios, reduzindo gastos e aumentando os lucros.

É uma ferramenta extremamente eficaz para estabelecer estratégias e aprimorar os pontos que estão deficientes dentro da empresa. Por meio de metas alcançáveis e inteligentes, com prazos bem definidos, o SMART é a via de sucesso na trajetória de um negócio.

Ao chegar no topo dos objetivos, sua empresa estará apta a alçar voos ainda maiores, como expandir os negócios para o exterior. Para isso, fazer transações financeiras internacionais é inevitável.

Embora existam muitas opções para realizar esse serviço, optar por uma forma econômica e eficiente, é fundamental. A Remessa Online oferece condições exclusivas para você enviar, receber ou fazer pagamentos no exterior.

Com processos modernos e seguros que proporcionam toda a comodidade, além de economizar até 8 vezes em taxas, suas operações estarão concluídas em apenas um dia útil.

Como você percebeu, o método SMART contribui, consideravelmente, para uma empresa atingir seus objetivos, se tornando uma ferramenta de gestão eficiente para ter diferenciais e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Agora que você está bem informado sobre a metodologia, aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre o método Kanban e como ele pode ajudar na gestão do seu negócio!

Resumindo

O que é o método SMART?

Consiste em uma metodologia de gestão para definição das metas e objetivos, de uma forma transparente, bem direcionada e realista, aumentando, significativamente, as possibilidades de alcançar esses objetivos.

O termo SMART é um acrônimo formado pelas iniciais em inglês:

  • Specific – deve ser específico;
  • Measurable – ser mensurável;
  • Attainable – ser atingível;
  • Relevant – ser relevante;
  • Time-based – ter um prazo para ser alcançado.

Quais os benefícios da aplicação?

  • aumenta os resultados;
  • direciona as ações;
  • reduz os custos;
  • maior engajamento da equipe;
  • facilita a gestão.