Houve uma atualização nas políticas de bagagem despachada para voos internacionais. Este artigo explora em detalhes as novas diretrizes que estão em vigor desde 29 de abril de 2017, permitindo que as companhias aéreas cobrem pelas bagagens despachadas em rotas nacionais e internacionais.
Anterior a essa regra, a franquia de bagagem para voos internacionais era de dois volumes com até 32 quilos.
Agora, as companhias aéreas podem cobrar pelo serviço de despache de volumes a partir de uma taxa extra, semelhante à taxa de embarque. O peso também diminuiu para 23 quilos por volume.
Em relação à bagagem de mão, também houve alteração na franquia. Antes das novas regras, a franquia era de 5 quilos e agora passa a ser de 10 quilos, tanto para voos domésticos quanto internacionais.
As especificações das companhias em relação às novas regras de bagagem em viagens internacionais
A mudança previstas pela ANAC prevê que as companhias apresentem ao cliente de forma detalhada sobre a cobrança por cada serviço da empresa desde o início, durante a consulta da passagem, e em todos os passos da compra.
Confira as novas regras de bagagem em viagens internacionais de cada companhia:
Azul
Em voos internacionais operados pela companhia para a Europa e Estados Unidos é permitido levar 2 volumes de 23 quilos na classe econômica e 3 volumes de 23 quilos na classe executiva.
Em voos para a América do Sul e Caiena é permitido um volume de 23 quilos na Tarifa Mais Azul.
Avianca
Em voos para a América Latina, nas tarifas Promo, Economy e Flex é permitido ao cliente levar um volume de até 23 quilos.
Para a Business Promo e Business o permitido é de dois volumes de 23 quilos.
Em viagens para os Estados Unidos, nas tarifas promo, economy e flex, o cliente pode levar dois volumes de 23 quilos.
Nas tarifas Business Promo e Business o passageiro pode levar 3 volumes de 23 quilos.
Gol
Em voos internacionais, as tarifas Promo e Light não incluem o despacho de bagagem.
Na Plus, a primeira bagagem é despachada gratuitamente. E na Max e Premium Economy a primeira e a segunda bagagens são despachadas gratuitamente.
O volume dessas bagagens é de 23 quilos. As bagagens podem ser compradas previamente com desconto nos canais digitais da companhia.
Latam
De acordo com as novas regras de bagagem em viagens internacionais, em voos internacionais para a América Latina, o cliente não tem direito a bagagem nas tarifas Promo e Light.
Na tarifa Plus, o cliente pode levar uma mala de 23 quilos e na tarifa Top duas malas de 23 quilos.
Na cabine Economy, o cliente tem direito a uma ou duas malas de 23 quilos, depende do destino.
E na cabine Business e Premium Economy para todas as rotas o cliente possui direito a três malas de 23 quilos.
Regras para o extravio de bagagem
Em caso de extravio da bagagem, a empresa continua a ter um prazo de 21 dias para devolver as malas extraviadas em voo internacionais.
No caso de não ter sua bagagem devolvida, a companhia deve indenizar o cliente em um prazo de 7 dias.
Vale lembrar que é entendido como extravio somente quando a bagagem não é localizada pela companhia.
Se sua bagagem foi entregue com danos ou você sentiu a ausência de algo, é necessário abrir uma reclamação na companhia aérea para ressarcimento dos valores. Não se preocupe, todas elas já tem formulário e procedimento padrão.
Em relação às novas regras de bagagem em viagens internacionais recomendamos atentar para as condições de cada companhia antes de finalizar a compra.
Vale ressaltar que a maioria delas dispõe a possibilidade de comprar antecipadamente bagagem com descontos de até 50% em relação ao valor cobrado no balcão.