O desempenho das ações da Zoom neste período de pandemia

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A pandemia da covid-19, doença respiratória grave provocada pelo novo coronavírus, transformou a comunicação virtual na forma mais segura de se entrar em contato com outras pessoas dada a necessidade do distanciamento social para a contenção do vírus.

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De reuniões de trabalho a festas de aniversário, passando por consultas médicas, atividades escolares e exercícios físicos, tudo tem sido feito por meio da internet e seus infindáveis recursos tecnológicos. E esse comportamento tem impacto direto nos resultados financeiros das empresas ligadas ao ramo das comunicações e da tecnologia.

Aplicativo mais badalado do momento, o Zoom está nadando de braçada na crise. Enquanto boa parte das empresas de capital aberto sofre um forte impacto e precisa lidar com a grande volatilidade, a plataforma tem conseguido resultados expressivos no mercado de ações.

Prova de que crise pode ser mesmo uma oportunidade é que o fundador, Eric Yuan, entrou pela primeira vez na famosa lista de bilionários da revista Forbes. Durante a pandemia, o patrimônio dele sofreu um salto, sendo estimado em quase US$ 8 bilhões.

O que é o Zoom?

A Zoom Video Communication é uma empresa de videoconferência que já era utilizada antes da pandemia por algumas empresários para a realização de reuniões com clientes, fornecedores e parceiros em outras cidades ou países.

Porém, o uso que era eventual, tornou-se parte da rotina das empresas de qualquer porte. Além disso, se antes a ferramenta era exclusiva do ambiente empresarial, agora faz parte também da esfera social, sendo usada para encurtar distâncias e fazer encontros virtuais com familiares e amigos.

O funcionamento é semelhante ao de outras soluções do segmento, no entanto, o Zoom é apontado pelos usuários como a melhor opção por oferecer funções diferenciadas, como o armazenamento de gravações ilimitado na nuvem e a separação dos participantes em grupos durante a reunião.

A fácil usabilidade e a possibilidade de reunir 500 participantes por encontro e 10 mil no modo webinar tem sido de grande valia para a realização de cursos, aulas remotas e workshops durante esse período em que eventos sociais estão impedidos para evitar as aglomerações, o principal meio de disseminação do novo coronavírus.

Além dos vídeos ao vivo, a solução permite ainda trabalhar em equipe em tempo real e trocar mensagens de texto.

Daí o sucesso da empresa na Bolsa de Valores.

Desempenho na Bolsa

A Zoom Video Comunnication abriu seu capital há pouco mais de um ano e o resultado dos primeiros cinco meses de 2020, impulsionado pelo novo coronavírus, superou expectativas.

A companhia viu seu valor de mercado crescer 191,5% nesse período. Assim como as demais empresas de tecnologia, seus papeis estão listados na Nasdaq.

Além do aumento da demanda pelo serviço de videoconferência disponibilizado pela Zoom, outro fator que contribuiu para o bom desempenho das ações foi a valorização do dólar frente ao real.

A startup norte-americana de vídeo conferência, atualmente, está valendo mais do que a Petrobrás. As ações da companhia acumularam uma alta de 155,36% no acumulado do ano. A empresa está valendo aproximadamente R$ 280 bilhões.

Apesar do crescimento, o sucesso da Zoom Comunnication não é uma novidade. A empresa é considerada um unicórnio, nome dado às startups que criam soluções inovadoras e conseguem ser avaliadas em US$ 1 bilhão antes de abrir o capital na Bolsa de Valores.

A empresa de colaboração atingiu essa marca ainda em 2017, apenas seis anos após sua criação. Desde a sua criação, a companhia de Eric Yuan vem dobrando sua receita ano a ano, tendo entrado com o pedido de abertura de capitais em 2019.

Nos três primeiros anos de sua criação, o crescimento foi de 450%, feito conquistado devido a uma estratégia bem estabelecida que se sustenta em três pilares:

  • Foco no cliente;
  • Excelência do produto;
  • Divulgação da marca.

Quando entrou no mercado de vídeo conferência, Yuan teve que enfrentar uma forte concorrência de gigantes do mercado, mas não se intimidou.

Desenvolveu o produto, promoveu melhorias para melhor atender a demanda do cliente, o que fez com que ele se vendesse praticamente sozinho.

Com os negócios cada vez mais globalizados e a internet norteando as relações, uma solução para reuniões em tempo real apesar da distância entre os participantes era urgente.

Assim, uma boa estratégia de marketing digital foi traçada para promover a marca e mostrar todo o potencial.

O resultado pode ser sentido agora. E a expectativa é de que essa não seja uma onda passageira para a startup, já que ainda não se sabe o que será considerado normalidade quando a tempestade da covid-19 passar.

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