O que é a TR (Taxa referencial)?

Você sabe o que é TR (Taxa Referencial) e como ela influencia nos seus investimentos? Essa taxa ainda é utilizada em aplicações muito populares no Brasil, como caderneta de poupança e FGTS, mas vem apresentando valores muito baixos nos últimos anos. 

Confira abaixo como funciona a TR, como ela é calculada e a maneira que ela impacta nos investimentos.

O que é Taxa Referencial?

A Taxa Referencial, conhecida como TR, é usada como um indicador para a atualização de algumas aplicações financeiras e operações de crédito, como FGTS, poupança e títulos de capitalização.

A TR foi criada na década de 1990 com o objetivo de controlar a inflação e desindexar a economia. Ela deveria ser uma taxa de juros de referência e servir de parâmetro para os juros praticados no Brasil naquela época, com um papel semelhante ao que a Taxa Selic exerce atualmente.

No entanto, ela sofreu várias alterações ao longo dos anos até se tornar o que é hoje, focada em outras áreas, como algumas aplicações financeiras. 

Como funciona a Taxa Referencial?

Atualmente, a Taxa Referencial funciona como um indicador para corrigir os valores de algumas aplicações ao longo do tempo. Ela pode ser usada até mesmo como parâmetro para um índice de inflação.  No entanto, a TR já não possui a mesma relevância porque outros indicadores assumiram esse papel. 

Entretanto, a TR continua sendo importante em aplicações financeiras populares no Brasil, como é o caso da poupança. Ela também é utilizada em alguns contratos e financiamentos imobiliários. 

Confira como a TR funciona em alguns investimentos e outros contratos em que ainda atua.

Caderneta de poupança

A caderneta de poupança ainda é o investimento mais popular no Brasil. Estima-se que mais de 67 milhões de brasileiros guardam, pelo menos, R$ 100 na poupança. Apesar de não ser o investimento mais rentável, é seguro e a TR está atrelada à remuneração da poupança. 

Desde 2012, a remuneração da poupança segue uma regra que muda de acordo com a Taxa Selic, da seguinte forma:

  • Se a Selic for maior ou igual a 8,5% ao ano: rendimento de 0,5% ao mês + TR
  • Para taxa Selic inferior a 8,5% ao ano: rentabilidade de 70% da taxa Selic + TR

Como vimos, a TR é utilizada para incrementar os rendimentos da poupança e é adicionada à Taxa Selic. Assim, quando a TR está zerada, o rendimento da poupança vai seguir apenas os valores da Selic. 

Confira quanto rende 80 milhões na poupança em 2022 e as melhores opções para investir.

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

O rendimento do FGTS também está atrelado à Taxa Referencial. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito trabalhista de todos os trabalhadores. 

Os empregadores devem depositar, mensalmente, 8% dos rendimentos brutos dos trabalhadores nesse fundo. O valor é acumulado mensalmente com um rendimento e o saque só pode ser feito em casos específicos como demissão sem justa causa, aposentadoria e situações excepcionais divulgadas pelo Governo Federal

O rendimento do FGTS é bastante simples: 3% ao ano + Taxa Referencial.  

Títulos de Capitalização

Títulos de Capitalização são aplicações oferecidas pelos bancos, onde o poupador pode concorrer ao sorteio de prêmios enquanto o dinheiro está aplicado. Apesar de não ser um investimento em si, é uma aplicação bastante comum e a rentabilidade também está atrelada à TR. 

Cada banco oferece uma rentabilidade diferente, mas normalmente é: TR + porcentagem fixa ao ano.

Financiamentos Imobiliários 

Atualmente, não é mais obrigatório indexar a Taxa Referencial aos financiamentos imobiliários. Isso porque, em 2018, o Bacen retirou essa regra, uma vez que os patamares da TR vêm sendo muito baixos ou até zerados. 

No entanto, ainda existem financiamentos imobiliários que podem ser corrigidos pelo indexador. Mas, para isso, é preciso formalizar uma solicitação da indexação da dívida à taxa. Atualmente, os financiamentos costumam seguir outros índices como o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) ou o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado). 

Contratos

Também é possível que alguns contratos tenham o reajuste de preço atrelado à Taxa Referencial. No entanto, essa não é uma prática muito comum, uma vez que o valor da TR tem sido muito baixo ou até zerado nos últimos anos. 

Desta forma, é mais vantajoso atrelar os reajustes de contratos a outras taxas que acompanham melhor a inflação. 

Qual o valor da TR para 2022?

Em julho de 2022, a TR está 0,1631% ao ano. Após mais de quatro anos com a taxa zerada, em 2022 ela está tendo alguns valores positivos, mas ainda assim são baixos e não chegam a 1%. O maior valor da TR em 2022, aconteceu em maio, quando chegou a 0,1663%. 

Confira na tabela abaixo o comportamento da Taxa Referencial ao longo de 2022. 

Mês de referência (2022)Taxa Referencial (em %)
Janeiro0,0605
Fevereiro0,0000
Março0,0971
Abril0,0555
Maio 0,1663
Junho0,1484
Julho0,1631

Qual o valor da TR em 2021?

Ao longo de 2021, a Taxa Referencial permaneceu zerada, até dezembro, quando foi 0,0488%. Aliás, a TR estava zerada desde outubro de 2017. Isso acontece porque quando ela foi criada, foi estabelecido pelo Banco Central do Brasil que ela não pode nunca ficar negativa. Sendo assim, sempre que isso acontece,  ela é zerada automaticamente. 

Dessa forma, você nunca terá rendimentos negativos em seus investimentos. Quando a TR está zerada, seus rendimentos são baseados apenas em outros indexadores, como a Selic, por exemplo.

Quem calcula a Taxa Referencial?

A Taxa Referencial é calculada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). A entidade faz os cálculos diariamente e divulga o valor mensalmente. 

Para calcular a TR, o Bacen primeiramente encontra outra taxa importante, a Taxa Básica Financeira (TBF). Para isso, a instituição faz o cálculo com base nas taxas de títulos públicos prefixados do Tesouro Nacional – as Letras do Tesouro Nacional, ou LTNs. 

Ao considerar os juros pagos por títulos públicos atrelados à taxa Selic, o Bacen tem o valor da TBF, que é a média destes juros e é divulgada diariamente. Com essa referência, é possível definir a TR com a seguinte fórmula: 

TR = 100 x {[(1 + TBF ÷ 100) ÷ R]  – 1} 

O “R” é um redutor aplicado pelo Bacen. Assim, a TR é sempre um pouco menor do que a TBF. Esse redutor é calculado através da seguinte fórmula:

R = (a + b) x TBF

  • a = um valor fixo igual a 1,005 (definido na criação da TR, para fazer com que a TR não tenha valores negativos); 
  • b  = depende do valor da TBF 

Porém, esses cálculos podem parecer um pouco complicados de entender. Mas, você não precisa entender exatamente como o cálculo é feito, isso porque o Bacen disponibiliza a Calculadora do Cidadão. Com ela, você consulta qual o valor da Taxa Referencial hoje e simula reajustes e rendimentos de aplicações que utilizam o indicador.

Também é importante lembrar que a TR nunca será negativa, o valor mínimo que ela pode chegar é zero. Sendo assim, é impossível ter rendimentos negativos em seus investimentos. 

Qual a diferença entre TR diária e TR mensal?

A diferença é muito simples, TR diária é o valor do índice a cada dia. Já a TR mensal é a soma de todas as TRs diárias do mês.  O Banco Central do Brasil calcula a Taxa Referencial em duas variações: a diária e a mensal. 

A taxa mensal é a mais utilizada, como na correção de investimentos que permanecem aplicados ao longo dos 30 dias do mês. Ela também é considerada para os cálculos da poupança e FGTS. 

Por outro lado, a TR diária é usada para o cálculo do resgate de investimentos que ficaram aplicados por menos de 30 dias. Também é ela que estudiosos utilizam para fazer projeções econômicas. 

Vale a pena fazer investimentos atrelados à TR?

Não vale a pena fazer investimentos atrelados à TR. A Taxa Referencial vem mantendo valores muito baixos, por isso, não deve ser o primeiro fator que você  precisa considerar ao fazer um investimento. 

A principal vantagem da TR é que ela não pode ser negativa, sendo assim, você nunca irá perder dinheiro. Mas, também pode não ganhar, já que seus valores costumam ser muito baixos. Vale lembrar que ela passou um longo período zerada (setembro de 2017 até novembro de 2021). 

Caso você prefira fazer um investimento atrelado a TR por conta da segurança da renda fixa, sabia que atualmente, existem opções mais vantajosas que a poupança, como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito Agropecuário (LCA) entre outros. 

Uma boa alternativa é investir em renda fixa no exterior, veja como investir nos Estados Unidos e se vale a pena investir na Poupança Norte Americana

FAQ – Perguntas frequentes

O que significa a TR?

TR é a sigla para Taxa Referencial, um índice criado na década de 1990 que, atualmente, é utilizado para reajuste de algumas aplicações financeiras, como caderneta de poupança e FGTS. 

Qual é o valor da TR hoje?

O valor da TR hoje é 0,1631%. Esse é o valor da taxa em julho de 2022. 

Qual a fórmula da TR?

A fórmula para calcular a TR é a seguinte: TR = 100 x {[(1 + TBF ÷ 100) ÷ R]  – 1}. Sendo que “TBF” é a Taxa Básica Financeira e o “R” é um valor redutor aplicado pelo Banco Central do Brasil. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático