O que é Ahrefs: saiba para que serve e como pagar menos

Atualmente, ter um site não é suficiente para uma boa estratégia de marketing. É importante que ele esteja devidamente otimizado com recursos de SEO (Search Engine Optimization) para estar nas primeiras páginas de pesquisas do Google. Para isso, existem ferramentas como o Ahrefs, que permite uma análise profunda de SEO de um site. 

O Ahrefs é uma das principais ferramentas de auditoria de SEO. Quando usado corretamente, ajuda a alcançar excelentes resultados. Entenda abaixo o que é, quais as funcionalidades e quanto custa a plataforma. Confira!

O que é Ahrefs?

Como mencionado anteriormente, o Ahrefs  é uma ferramenta para pesquisa de links e análise de SEO de um site, fornecendo informações sobre backlinks, palavras-chave orgânicas, tráfego, entre outros. 

Uma excelente ferramenta de marketing, é indicada para profissionais que querem garantir que seus esforços de SEO tenham um impacto real em sua estratégia.

Quais as funcionalidades do Ahrefs?

O Ahrefs possui uma série de ferramentas que permitem fazer diferentes tipos de análises técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Confira quais são as principais. 

Auditoria de backlink

Backlinks são links externos que você coloca em seu site. Por exemplo, você está escrevendo sobre uma nova lei e coloca em seu site um link direcionando seus leitores para a página oficial dessa lei, esse é um backlink. O mesmo acontece quando alguém menciona seu site em outro local. 

Assim, o Ahrefs permite realizar pesquisas e análises de backlinks.  Com a ferramenta é possível:

  • Analisar o tráfego e os backlinks de uma página ou site;
  • Ter uma excelente base para uma estratégia de link building;
  • Ver quais páginas do seu site tem mais links recebidos, graças à ferramenta best by links;
  • Verificar links quebrados;
  • Conferir em quais sites seus concorrentes estão sendo mencionados. 

Referring Domains

Informa o número total de domínios exclusivos que apontam para o site.

DR (Domain Rating)

É a métrica que mede a força ou autoridade de um site em uma escala de 0 a 100. Essa métrica estima a capacidade de um site em obter tráfego orgânico.

Pesquisa de palavras-chave

Apesar de esse não ser o foco principal da ferramenta, é possível fazer uma pesquisa dos termos mais usados ​​para pesquisa de palavras-chave em vários idiomas e encontrar ideias de conteúdo. 

Com a pesquisa de palavras-chave, é possível criar uma estratégia de marketing eficiente.

Esse recurso permite:

  • Ideias de palavras-chave: confira  ideias de palavras-chave, incluindo correspondência de frase, sinônimos, sugestões de pesquisa, entre outras;
  • Métrica de cliques: além do volume de pesquisa para suas palavras-chave, você também pode visualizar  os dados do fluxo de cliques para calcular os volumes de pesquisa com mais precisão;
  • Listas de palavras-chave: após criar ideias de palavras-chave, você pode salvá-las em uma lista para consultá-la sempre que for necessário;
  • Pontuação de dificuldade de palavra-chave: a pontuação de dificuldade de palavra-chave (KD) do Ahrefs é uma estimativa de quão difícil seria classificar na primeira página da pesquisa orgânica do Google para uma determinada palavra-chave. É medido em uma escala de 1 a 100 (de baixa dificuldade a alta dificuldade);
  • Visão geral da SERP e histórico de posição: o relatório de visão geral da SERP da Ahrefs reúne todas as principais métricas de SEO para ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre a dificuldade de uma determinada SERP.

Também é possível ver as palavras-chave para as quais seus concorrentes estão classificando e quanto tráfego eles recebem.

Alertas

Você pode receber uma variedade de notificações sobre backlinks novos e perdidos. A plataforma também permite o monitoramento de menções em redes sociais, suas e de seus concorrentes.

Ainda, é possível inserir palavras-chave relacionadas ao seu negócio para receber notificações sempre que um concorrente mencionar, ajudando, até mesmo, a identificar um novo nicho de clientes.

Content Explorer

Permite saber quais conteúdos as pessoas mais procuram sobre determinado tema. Basta digitar qualquer tópico na barra de pesquisa e a plataforma oferece uma lista baseada em tráfego orgânico, domínios de referência e compartilhamentos.

Também é possível filtrar os resultados por data de postagem, idiomas, número de compartilhamentos, classificação de domínio, tráfego orgânico e contagem de palavras.

Auditoria do site

O Ahrefs também possui uma ferramenta de verificação de sites. Ela pode ajudar a melhorar o desempenho técnico de SEO de qualquer site. Essa auditoria revela alguns pontos como:

  • Todos os erros 404 e páginas ausentes no site;
  • Páginas com conteúdo duplicado;
  • Erros de marcação HTML, Tags HTML ausentes, muito longas, entre outras;
  • Meta descrições ausentes e tags H1 mal escritas;
  • Erros de SEO na página;
  • Desempenho geral (velocidade da página, CSS ou HTML muito grande);
  • Qualidade geral do conteúdo, como contagem de palavras ou páginas duplicadas;
  • Problemas com imagens.

Essa função permite monitorar constantemente como um site está posicionado em relação aos seus concorrentes.

Rank Tracker

Por fim, com o recurso Rank Tracker do Ahrefs, é possível rastrear sua posição e a de seus concorrentes em mecanismos de pesquisa em 189 países.

Outra possibilidade é analisar e medir facilmente seus esforços e progresso em termos de SEO. A ferramenta fornece alguns dados como a porcentagem de cliques obtidos graças ao tráfego orgânico, sua posição média em um determinado mecanismo de pesquisa ou até a distribuição de posições por meio de grupos predefinidos.

Vantagens e desvantagens do Ahrefs

Uma das principais vantagens do Ahrefs é que o rastreador do site é uma ferramenta robusta, fazendo dela uma referência quando se fala em backlinks. 

Além disso, basta inserir um endereço URL para fazer análises profundas, sem ter a necessidade de entender códigos de programação, por exemplo. 

Outra vantagem é a possibilidade de analisar todos os domínios, mesmo que você não seja o proprietário. Como o Ahrefs possui um enorme banco de dados, é possível analisar as estratégias de marketing e atividades de seus concorrentes. 

Ainda, a função Explorador de palavras-chave permite que você encontre rapidamente os termos nos quais seu site pode ser classificado, graças à análise de quase 20 bilhões de palavras-chave no mundo todo. 

Desvantagens do Ahrefs

Já entre as desvantagens podemos destacar:

  • Os preços são altos, sendo mais indicados para profissionais;
  • Como há muitas funcionalidades, acaba sendo um pouco complexo;
  • Sua complexidade exige treinamento para aprender a usar a ferramenta;
  • Diferente de seus concorrentes, como o Semrush, não há nenhuma avaliação gratuita está disponível;
  • Se você quiser mais de uma conta de usuário, deverá adquirir um plano mensal de pelo menos US$ 399;
  • Não tem relatórios ou recursos de gerenciamento de palavras-chave.

Como usar o Ahrefs?

Para começar a usar o Ahrefs, comece criando uma conta, são quatro opções de planos de acordo com seu perfil. Entenda o passo a passo:

  1. Acesse o site do Ahrefs e vá em “Inscrever-se”;
  2. Escolha uma das quatro opções de plano e vá em “Subscrever”;
  3. Escolha o método de pagamento, insira seu e-mail e vá em “Continuar”;
  4. Aceite os termos de uso;
  5. Insira suas informações pessoais e de pagamento. Finalize a criação da conta;
  6. Após criar sua conta, adicione um primeiro projeto a ela, ou seja, o site que deseja impulsionar (mantendo o protocolo “http + https” inserido por padrão) e nomeie-o;
  7. Adicione as palavras-chave para as quais deseja classificar e também as que estão relacionadas à sua marca, que você seguirá;
  8. Adicione os concorrentes que deseja monitorar (coloque os que você já conhece e veja quais a própria plataforma indica);
  9. Pronto, seu projeto está criado e você pode analisar e editar sempre que precisar. 

Quanto custa o Ahrefs?

O Ahrefs possui planos que custam entre US$ 99 e US$ 999 por mês. Cada um possui funcionalidades específicas. Todos os planos contam com alguns recursos como:

  • Painel de SEO;
  • Explorador de sites básico;
  • Explorador de palavras-chave;
  • Auditoria de sites;
  • Rastreador de classificação;
  • Alerta;
  • Atualização semanal.

Entenda os principais diferenciais de cada plano:

LiteStandartAvançadoEnterprise
Preço mensalUS$ 99US$ 199US$ 399US$ 999
Resultados por relatórioAté 2.500Até 30 mil Até 75 mil Até 150 mil 
Resultados de relatórios mensais500 mil1,5 milhão4 milhões10 milhões
Limite de palavras-chave rastreadas7502 mil5 mil10 mil
Número máximo de páginas que podem ser rastreada25 mil50 mil250 mil5 milhões
Listas de palavras-chave550100250
Explorador de sites terceirosNãoNãoSimSim
Valor para adicionar atualização diáriaUS$ 100US$ 150US$ 200US$ 250

Vale apontar que os valores indicados são válidos para os planos mensais. Quem desejar fazer um contrato anual, recebe um desconto de 16,6%. 

Todos os pagamentos são feitos nas seguintes moedas, apenas: dólar americano (USD), Euro (EUR), Libra Esterlina (GBP) e Iene Japonês (JPY).

Como economizar no pagamento do Ahrefs

Como mencionamos, os planos do Ahrefs só podem ser pagos em moedas estrangeiras, tornando a plataforma um pouco mais cara. Isso porque, taxas adicionais podem ser aplicadas no Brasil, especialmente no pagamento com o cartão de crédito em moedas internacionais que possuem taxas altas. 

A plataforma AHREFs é uma ótima alternativa para criar um site otimizado e ranquear no Google.

Por exemplo, o IOF (Imposto sobre operações financeiras) pode chegar a 6,38% e também é cobrada uma taxa na conversão da moeda. 

No entanto, para tornar essas operações mais econômicas, é possível usar a Remessa Online, que gera uma economia de até 30% para os clientes na hora de pagar as invoices de serviços internacionais. 

Com a plataforma, não há cobrança de Imposto de Renda, o IOF é de apenas 0,38% e, ainda, a conversão da moeda é feita com o câmbio comercial, ou seja, sem margem de lucro. 

Para usar a Remessa Online e economizar em pagamentos com moeda estrangeira, basta fazer um cadastro gratuito no site

Perguntas frequentes

O Ahrefs  é uma ferramenta para pesquisa de links e análise de SEO de um site. Ela permite analisar os links, fornecendo informações sobre backlinks, palavras-chave, tráfego, entre outros. 

Quanto custa o Ahrefs?

Os planos do Ahrefs custam: Lite- US$ 99, Standard – US$ 199, Avançado – US$ 399 e Enterprise – US$ 999. Ainda, quem opta pelo pagamento anual possui um desconto de 16,6%.

Vale a pena usar o Ahrefs?

Sim. Apesar do preço da ferramenta e de não oferecer nenhum plano gratuito, os recursos para análises de SEO podem fazer toda diferença em seu site. No entanto, é mais indicada para profissionais. 

Como economizar no pagamento do Ahrefs?

Para economizar com o pagamento do Ahrefs é possível usar a Remessa Online para pagar invoices internacionais e economizar até 30% na compra. 

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