O que é Banking as a Service e como ele está transformando o mercado financeiro?

Nos últimos anos, o mercado financeiro foi impactado por intensas transformações tecnológicas, acelerando o processo de digitalização de diversos segmentos. Esse movimento resultou em diversas mudanças, dentre elas a criação do BaaS, que surgiu com intuito de trazer mais competitividade ao mercado financeiro.

O BaaS (Banking as a Service) está mudando a dinâmica de consumo das pessoas e o modo como elas se relacionam com os serviços bancários tradicionais. Neste artigo, você vai entender como a implementação dessa solução pode ser um diferencial competitivo para as empresas. Saiba mais sobre o tema!

O que é o Banking As a Service?

Banking as a Service é um conceito em alta no mercado financeiro e que possibilita que qualquer empresa possa oferecer serviços financeiros aos seus clientes de forma personalizada e eficiente.

O BaaS (Banking as a Service) é uma das melhores alternativas para quem busca diversificar o portfólio de produtos oferecidos melhorando ainda mais a experiência do cliente final.

O processo de implementação do BaaS tem como principal característica a facilidade, ou seja, o serviço é integrado ao sistema da empresa via API, e não é preciso passar por trâmites de regulamentação nos órgãos competentes. 

Tudo acontece através de uma API (sigla que pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicativos), a empresa consegue adicionar esses serviços ao seu negócio de um jeito simples e descomplicado sem a necessidade de usar esforços internos para desenvolver a tecnologia.

Organizações de diferentes segmentos podem disponibilizar serviços financeiros sem a necessidade de criar um banco ou fintech, ou seja, ao plugar uma API de BaaS em sua empresa será possível oferecer serviços tradicionais como:

  • TED;
  • Arrecadação;
  • Pagamento de boletos;
  • Contas individuais;
  • Pix;
  • Transferências internacionais.

Para você ter uma ideia mais clara de como o BaaS funciona, empresas de varejo que antes apenas comercializavam seus produtos, agora podem oferecer uma conta bancária digital para sua base de clientes.

Deste modo, elas não apenas estão aumentando suas possibilidades de aumento de receita como também estão acompanhando o movimento de digitalização do varejo que está em curso.

Como funciona o Banking as a Service?

O Banking as a Service possibilita que qualquer empresa utilize uma API para oferecer serviços financeiros sem a necessidade de desenvolver toda tecnologia e inteligência de negócios, fazendo apenas o processo de integração entre o sistema da empresa com a ferramenta de BaaS. 

Após a integração com a plataforma de  Banking as a Service, todo fluxo de pagamentos de uma organização pode ser desenvolvido e gerenciado sem a intermediação de um banco nesse processo.

Toda jornada do cliente pode ser construída de forma personalizada, assim sua empresa ganha opções para se diferenciar no mercado e de imprimir sua marca fortalecendo ainda mais sua relação com o consumidor final. 

Tudo isso, sem precisar passar por um longo processo de regulamentação do serviço junto aos órgãos competentes, evitando que a sua empresa perca tempo e recursos com processos burocráticos.

Quais são as principais vantagens de utilizar o BaaS?

Implementar o BaaS é muito vantajoso para qualquer organização, é um jeito simples e rápido de aumentar sua gama de produtos e serviços sem ter que se preocupar com todo processo de desenvolvimento. 

Conheça os principais benefícios de aplicar o BaaS na sua empresa, confira!

  • Atração e retenção de clientes

Ofertar novos produtos para seus clientes ajuda a aumentar o processo de fidelização junto à sua marca, aumentando a confiança e fortalecendo o relacionamento.

  • Personalização dos serviços

Serviços personalizados tendem a ter mais assertividade, o perfil do público final mudou bastante nos últimos anos, personalizar a entrega conforme o comportamento é uma estratégia mais assertiva, pois, ao final, você entrega exatamente aquilo que o usuário precisa.

  • Melhor experiência do usuário

Quando a personalização dos serviços e o trabalho de atração e retenção são bem-feitos significa que o usuário teve uma boa experiência, esse é um dos aspectos mais importantes na atualidade que merece atenção, afinal, a satisfação do usuário está diretamente relacionada ao sucesso do seu negócio.

Conheça alguns casos reais do uso do Banking as a Service

Empresas no Brasil e no mundo já perceberam as vantagens de ampliar seu portfólio de produtos, para você entender como esses casos são mais comuns do que você imagina, listamos exemplos reais, confira os mais conhecidos.

Via Varejo

A Via Varejo é uma das maiores redes de varejo do país, ela lançou o banQi, uma conta digital criada para ampliar sua atuação junto aos seus clientes possibilitando que os usuários façam transações financeiras como pagamento de boletos, carnê digital, transferências e outros serviços.

Aplicativo Abastece aí

A rede de postos de gasolina Ipiranga criou o aplicativo Abastece Aí, com isso, os clientes tiveram acesso a uma conta digital e podem fazer pagamentos, transferências e diversas transações através do app.

Magazine Luiza

O Magalu Pay foi criado com intuito de oferecer uma carteira digital para seus clientes, a gama de serviços financeiros foi ampliada nos últimos anos devido ao surgimento de novas tecnologias como o PIX.

Conclusão

Todos esses casos são de empresas reais que perceberam a oportunidade de criar novos serviços e estreitar a relação com o seu público, o intuito é o mesmo em todos os exemplos e isso só foi possível através do BaaS.

Mas afinal, vale a pena usar o BaaS?

A possibilidade de ampliar a oferta de serviços financeiros para diversos mercados por si só já é extremamente positiva, é um exemplo claro de inovação e disrupção, pois através da tecnologia essas organizações podem criar novas possibilidades de relacionamento com seus clientes, tornando o seu negócio mais completo e rentável.

O mercado financeiro exige uma série de regulamentações que acabam complicando os processos na totalidade, com o BaaS, qualquer empresa pode ofertar serviços financeiros sem precisar de fato se tornar um banco, essa é a maior de todas as vantagens. 

Tudo isso de um jeito simples e prático, a transformação digital ampliou as possibilidades de atender às expectativas dos consumidores. 

Agora que você já sabe o que é Banking as a Service e as principais vantagens de utilizar esse conceito, que tal conhecer a API de câmbio da Remessa Online e dar mais um passo no processo de inovação da sua empresa?

Como funciona a solução de câmbio da Remessa Online?

Nossa API de câmbio é um cross entre três empresas, em que cada uma atua no seu eixo de especialização: especializado em pagamentos cross-border para o mercado enterprise, o  EBANX traz sua estrutura robusta, segura e escalável. A Remessa Online conduz o desenvolvimento operacional da tecnologia em transferências internacionais e o relacionamento comercial. E o Banco Topázio, do qual o EBANX é sócio desde o início de 2021, executa o processamento das operações de câmbio.

FAQ

O que é BaaS?

A sigla de Banking as a Service significa “bancos como serviços”, é um modelo que permite que empresas de diversos segmentos ofereçam serviços financeiros essenciais a seus clientes, integrando-se aos bancos através de APIs.

Quais são as principais vantagens do BaaS?

Além da digitalização do dinheiro e do aumento de receita, as principais vantagens do BaaS são: atração e retenção de clientes, personalização de serviços conforme o perfil do cliente e melhorias na experiência do usuário.

Como funciona o BaaS?

O Banking as a Service consiste no processo de integração da API de BaaS com o sistema das empresas.

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