O que é e como funciona a carta de crédito de exportação

A carta de crédito de exportação é uma modalidade de crédito utilizada pelos importadores. Funciona como um crédito mesmo, cedido pelo banco, que se responsabiliza pelo pagamento da transação. 

Após finalizado todo o trâmite, o importador terá que pagar o débito diretamente para o banco que concedeu o crédito. É uma forma segura de garantir para o exportador que a carga será paga. Ao mesmo tempo, é uma solução de pagamento a longo prazo para o importador. Entenda melhor sobre o que é e como funciona a carta de crédito de exportação.

O que é a carta de crédito de exportação?

A carta de crédito de exportação é definida como uma operação financeira. Essa opção de crédito é utilizada pelo importador para garantir o pagamento pelos produtos comercializados pelo exportador. 

Ou seja, é um tipo de empréstimo bancário emitido por meio de uma carta de crédito. O responsável por emitir a carta é uma instituição bancária, a geração e o envio do documento comprovam a transação. 

Como a carta de crédito de exportação funciona?

O importador faz a solicitação junto ao banco de sua preferência, por sua vez, a instituição se responsabiliza por pagar ao exportador. Antes do pagamento ser confirmado, é necessário que o importador e o exportador cumpram com algumas exigências.

O banco pode fazer o pagamento à vista ou a prazo. No pagamento à vista, o banco deve depositar o dinheiro rapidamente e de uma vez na conta do vendedor. O pagamento a prazo deve ser feito por meio de operações de Letras de Câmbio, sendo de descontadas após um prazo determinado.

4 benefícios de usar a carta de crédito de exportação

Isenção de impostos

A carta de crédito de exportação é isenta de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito (IOF) e IOF de câmbio. O primeiro imposto é isento para a entrada do crédito, o segundo tem alíquota zero e o terceiro para quando o pagamento entrar no país.

Transação segura

Para o exportador, é uma das transações mais seguras. A carta de crédito de exportação garante que o exportador vai receber pela sua mercadoria em determinado prazo. O comprador também tem a segurança de que só terá que pagar a dívida, caso o exportador cumpra com todas as exigências determinadas no documento, incluindo prazo de entrega. 

Antecipação de crédito

Diversos bancos oferecem ao a possibilidade de antecipação do crédito ao exportador. O pagamento parcelado pode ser pago em uma única vez, mediante cobrança de taxas. Nesse caso, o importador pode solicitar o abatimento dos juros de sua dívida.

Processo flexível

Diferentemente de outras transações de crédito de exportação, com a carta de crédito, importadores e exportadores têm maior flexibilidade. Em caso de erros no documento ou falta de clareza, por exemplo, o exportador pode solicitar que uma emenda na carta seja feita. 

A solicitação deve ser feita ao importador, que deve repassar para a instituição financeira. Isso pode ser para alteração de qualquer informação da carta de crédito incluindo os valores podem ser alterados. Além disso, não há limite de alterações. 

Se preferir um método mais rápido e simples para receber o pagamento por suas importações, conte com a Remessa Online. Por meio da plataforma online, o importador faz o envio do dinheiro com toda segurança e as melhores taxas do mercado. Conheça a ferramenta e receba pagamento de suas exportações pela Remessa Online.

Related posts

8 ferramentas de SEO para você alcançar a 1ª posição

Rich Media: descubra o que é e quais são suas vantagens

Stock options: entendendo a estrutura desse modelo de incentivo