O que são Objetivos de Marketing? Entenda!

Entender e definir quais são os objetivos de marketing é o primeiro passo de qualquer estratégia. Isso porque eles servirão como guia para as práticas adotadas pela empresa. Assim, ficará mais fácil garantir campanhas efetivas e que possam gerar os resultados esperados.

No entanto, nem sempre as empresas trabalham com foco nesses objetivos, prejudicando o desempenho das medidas adotadas. Portanto, não basta saber o que é marketing e adotar práticas gerais para aplicá-lo na empresa. É fundamental entender o que ele pode alcançar e como isso é possível.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que são objetivos de marketing, a sua importância, como defini-los e os principais tipos existentes. Confira!

O que são objetivos de marketing?

A palavra marketing deriva de market — que significa mercado. Esse tipo de estratégia envolve o conjunto de técnicas que analisa as necessidades do mercado e seus componentes, como público, produtos, serviços etc., e como a empresa lida com tudo isso.

Assim, as estratégias de marketing são aquelas utilizadas para atrair e fidelizar clientes. Isso é feito por meio de estratégias que geram valor sobre uma marca, seus produtos ou serviços. Nesse sentido, é preciso saber que elas podem ter diferentes finalidades.

Os objetivos de marketing são as metas que a empresa pretende alcançar por meio das estratégias adotadas. Eles podem ser bastante diversos, a depender do tipo de negócio, do público-alvo, do posicionamento no mercado e outros fatores.

Por que eles são tão importantes?

Ao adotar uma estratégia na empresa, é preciso fazer investimentos, ainda que eles sejam indiretos. Pode ser necessário comprar equipamentos, contratar mão de obra, adquirir serviços ou, ao menos, fazer com que a equipe dedique tempo à realização das tarefas relacionadas, certo?

Logo, se é preciso investir em uma medida, você deve saber o que você deseja alcançar com ela. Caso contrário, não será possível medir o retorno obtido, identificar se o desempenho está adequado ou realizar melhorias no processo visando adequar as estratégias.

Para que isso seja possível, os objetivos são fundamentais. Afinal, como visto, eles demonstram o propósito que leva a tomar cada medida na empresa. A partir da definição dessas metas, a empresa terá melhores condições para identificar as ações mais adequadas, aproveitando diversos benefícios. 

Veja os principais:

  • garantir alinhamento dos objetivos com as metas da empresa;
  • dar um direcionamento melhor à equipe para que ela busque as realizações desejadas;
  • ajudar a definir indicadores de desempenho para acompanhar resultados;
  • identificar pontos de melhoria para otimizar as estratégias;
  • proporcionar oportunidades para identificar soluções mais adequadas para cada meta;
  • ampliar as chances de que as estratégias adotadas tenham sucesso.

Como definir os objetivos de marketing?

Entendendo a importância dos objetivos de marketing, é preciso saber como defini-los. Isso é fundamental para que a empresa consiga determinar metas que sejam adequadas e funcionem para o negócio.

Uma dica interessante para ajudar nessa tarefa é adotar o método SMART. Ele foi desenvolvido para ajudar na definição de metas e objetivos bem direcionados e que permitam o acompanhamento da evolução pela empresa.

Para entender como ela funciona, vale conferir como a sigla é formada. Veja só:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time-based (ter um prazo para ser alcançado).

Esses cinco itens funcionam como pilares da metodologia. Entenda mais detalhes sobre cada um deles!

Específico

Primeiro, cada objetivo precisa ser específico, determinando qual problema a estratégia de marketing deve resolver ou que tipos de oportunidades serão aproveitadas. Ele também deve ser detalhado e claro, para que todos da equipe compreendam com facilidade o objetivo.

Logo, ao definir um objetivo específico, os responsáveis devem indicar também as ações que serão adotadas para essa conquista. Inclusive, esse é um passo importante para garantir que ele seja viável para a empresa.

Mensurável

O objetivo também deve ser mensurável. Isso significa que a empresa precisa ter meios para acompanhar a sua evolução por meio da coleta de dados e indicadores. Somente assim será possível identificar se a estratégia está entregando os resultados esperados ou se ela necessita de adaptações.

Atingível

O sucesso de uma meta depende, entre outros fatores, de ela ser realista. Ao definir objetivos que não são realmente atingíveis, a empresa passa por uma série de problemas. Primeiro, as estratégias utilizadas não entregarão os resultados desejados, o que pode significar prejuízos.

Depois, a equipe envolvida tende a ficar desmotivada, já que as metas propostas não eram realistas. No longo prazo, isso pode prejudicar o clima interno e a conquista de outros objetivos pela empresa.

Relevante

Se a realização de objetivos exige investimentos, ele precisa ser relevante para a empresa. Ou seja, ele deve permitir que a empresa (e os envolvidos no processo) receba algum resultado como recompensa.

Com prazo definido

Por fim, é importante ter um prazo para o cumprimento de cada objetivo. Ele servirá como fator motivador, ajudando todos os envolvidos a se manterem engajados na meta proposta. Além disso, isso ajudará a entender o que priorizar em relação aos processos da empresa. Vale destacar que o prazo também deve ser realista.

Quais são os principais tipos de objetivo de marketing?

Não há uma lista limitada e pré definida em relação aos objetivos de marketing que a empresa pode adotar. No entanto, existem algumas finalidades que são mais comuns ao adotar estratégias.

Conheça os principais tipos de objetivo de marketing!

Aumentar as vendas na empresa

Esse é um dos objetivos mais comuns de um negócio. Afinal, costuma ser interessante buscar formas de ampliar o faturamento e melhorar os resultados financeiros. Aqui, as estratégias usadas devem ser amplas, considerando diversas questões.

Em geral, é preciso garantir um preço competitivo, saber direcionar as campanhas para o público certo e distribuir a oferta nos espaços ou canais que gerem maior potencial de compra.

Fidelizar clientes

Fidelizar clientes tem um custo menor do que adquirir novos consumidores. Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc.

Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.

Aumentar a visibilidade da marca, produtos ou serviços

O marketing também pode ser usado para que a sua marca, produtos ou serviços sejam conhecidos por mais pessoas. Ao mesmo tempo, é necessário criar uma imagem mais forte e positiva, para que o público seja atraído pelas suas soluções.

Gerenciar ou fortalecer uma marca

Outro objetivo do marketing pode ser fortalecer a marca no mercado, criando uma percepção positiva no público. Desse modo, é feito um gerenciamento para desenvolver o Branding da empresa — que deve agregar e refletir os valores de uma marca para o público.

Construir boas relações no mercado

O marketing também pode ajudar a criar relacionamentos. Isso porque ele pode atuar em toda a jornada de compra — antes, durante e após as vendas —, criando proximidade com o público para desenvolver relações mais positivas. Isso ainda colabora com as estratégias de fidelização, fortalecimento da marca, entre outros.

Educar o mercado e o público-alvo

Também é possível utilizar o marketing para educar o público — como ao utilizar o marketing de conteúdo. Nesse caso, a ideia é fornecer conteúdos e materiais educativos, ajudando os leitores a identificar e solucionar as suas dores.

Engajar os colaboradores

Sabia que o marketing pode ter objetivos internos? Existem estratégias voltadas ao engajamento dos colaboradores. Assim, a ideia é fazer com que eles fiquem mais motivados com a empresa e se tornem porta-vozes positivos da companhia.

Como resultado, há chances de atrair e reter talentos, ter um ambiente mais harmonioso, aumentar a produtividade e otimizar resultados.

Por fim, vale destacar que podem existir outros objetivos e que a empresa pode ter mais de uma meta simultaneamente. Contudo, é fundamental ter todas bem definidas para que conseguir desenhar estratégias mais efetivas para conquistar os propósitos da companhia.

Pronto! Agora que você já sabe o que são objetivos de marketing e a sua importância, já pode adotar essa prática na sua empresa para direcionar as estratégias. Para isso, você pode seguir as nossas dicas sobre como definir as metas e se inspirar nas finalidades mais comuns que mostramos neste post!

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Resumindo

O que são objetivos de marketing?

Os objetivos de marketing são as metas que a empresa pretende alcançar ao adotar estratégias de marketing no negócio.

Por que os objetivos de marketing são importantes?

Eles servem como guia para as ações que serão adotadas pelo negócio, trazendo uma série de benefícios para a gestão.

Quais são os principais objetivos do marketing?

– Aumentar a visibilidade da marca, produtos ou serviços;
– Gerar ou fortalecer uma marca;
– Construir boas relações no mercado;
– Educar o mercado e o público-alvo;
– Engajar os colaboradores;
– Fidelizar clientes;
– Aumentar as vendas na empresa.

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