OKR: descubra o que é e como utilizar este método

Objetivos e Resultados-Chave (OKR) é uma metodologia de gestão que visa determinar metas mensuráveis e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados. Criado pelo executivo Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, o OKR é um método desafiador, porque busca fazer as empresas conquistarem resultados de longo prazo em menos tempo.

Por isso, o OKR se destaca no ambiente empresarial como uma ferramenta estratégica para definir e alcançar objetivos de forma eficaz. Quer entender o que é essa metodologia, como ela funciona e como implementá-la? Então siga a leitura!

O que é a metodologia OKR?

OKR é um sistema de definição de metas, tanto individuais quanto coletivas, que se alinham aos objetivos gerais de uma organização. A metodologia envolve tanto o estabelecimento de metas quanto seu acompanhamento e análise posterior.

O diferencial do método está na ênfase no trabalho em equipe, simplicidade, foco e transparência na comunicação. Esses fatores o popularizaram de forma rápida, principalmente em empresas no Vale do Silício. Por exemplo, a metodologia OKR foi implementada no Google no início da empresa e é usada até hoje.

Qual diferença entre OKR e KPI?

A diferença entre OKR e KPI é que os OKRs são usados para definir e alcançar metas ambiciosas que inspiram a equipe, enquanto KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores específicos para mensurar o êxito e desempenho de ações em curso, oferecendo uma forma de manter o controle sobre as atividades.

Como funciona a metodologia OKR?

A metodologia OKR funciona através da gestão de metas e resultados de uma equipe e/ou empresa, com base em objetivos ambiciosos e motivadores. O progresso é acompanhado pelos resultados-chave – metas quantificáveis que, quando atingidas, contribuem para o sucesso do objetivo geral.

O processo é marcado por transparência e alinhamento organizacional, com ciclos regulares de definição e revisão de metas, permitindo ajustes conforme necessário.

Qual a diferença entre OKR e as metodologias tradicionais?

Os ciclos são menores e duram de 1 a 6 meses

Enquanto a metodologia tradicional consiste na gestão anual de metas, os OKRs são criados e reavaliados em menos tempo, com uma variação entre 1 e 6 meses por ciclo.

Promove a transparência das metas

Via de regra, os OKRs de todos os colaboradores são de conhecimento público na empresa, então há mais transparência nas metas. Contudo, alguns OKRs podem ser privados porque podem impactar diretamente (e de forma negativa) a estratégia competitiva do negócio se expostos.

Há mais flexibilidade e participação no estabelecimento de metas

Os OKRs são criados de maneira descentralizada, e os funcionários são encorajados a definir seus próprios objetivos. Isso vai contra outras metodologias que têm suas metas desdobradas do topo para baixo da hierarquia, com rigidez e formalidade.

Os resultados são a prioridade, e não a remuneração

Nos OKRs, o que importa são os resultados alcançados. Algumas organizações oferecem ganho financeiro ao conquistar metas, de forma que é comum funcionários buscarem metas mais fáceis e menos desafiadoras para aumentar as chances de atingi-las.

Como estruturar a metodologia OKR?

Estabeleça metas claras e distintas para evitar complicações desnecessárias

Seja específico desde objetivos primários até os resultados-chave. Isso é importante para que os colaboradores se mantenham alinhados e motivados para entregar o resultado almejado segundo a metodologia OKR.

A liderança define parte das metas da empresa e a equipe o restante

A metodologia OKR é colaborativa e descentralizada. Sendo assim, a liderança define apenas 40% dos OKRs, e o resto é definido pela equipe. Isso auxilia no senso de pertencimento e garante a utilidade do olhar de todos acerca do processo. 

Defina prazos curtos para não complicar o processo

Prazos mais curtos (como trimestrais, por exemplo) evitam que a eficiência seja comprometida. Isso auxilia na criação do senso de urgência da equipe e, mesmo assim, há tempo suficiente para que o trabalho seja feito.

Acompanhe os resultados semanalmente para garantir ajustes rápidos quando necessário

Se possível, avalie os resultados semanalmente. Dessa maneira, é possível fazer ajustes rápidos nos processos, ao passo que não aplica a pressão de análises diárias nos colaboradores.

Disponibilize os resultados dos OKRs para todos da empresa

Deixe toda a empresa a par dos resultados, afinal, todos os colaboradores estão compartilhando os mesmos objetivos e aspirações finais.

Entenda que esforço é diferente de resultado

Há algo errado se a sua equipe está se esforçando ao máximo, mas não alcança os resultados. Por isso a importância de focar nas métricas, e não apenas no sentimento de união de time.

Como medir os resultados na metodologia OKR?

A abordagem OKR define entre três a cinco metas de nível elevado, com 3 a 5 resultados-chave mensuráveis. Para alinhar os objetivos com os resultados e permitir sua avaliação, deve-se estabelecer um sistema de pontuação, que pode variar de 0,00 a 1,0 ou de 0% a 100%, por exemplo.

Nesse contexto, se a pontuação estiver na faixa de 0,6 a 1,0, considera-se um desempenho satisfatório. Caso esteja entre 0,4 e 0,6, é considerado apenas aceitável, e abaixo de 0,4 é aconselhável revisar e reformular a meta.

Quais são os benefícios da implementação da metodologia OKR?

Os benefícios da implementação da metodologia OKR são priorização de resultados de negócio, transparência na empresa e motivação dos profissionais, além da agilidade de processos e o foco nas metas.

Aumenta a produtividade com o foco em objetivos-chave

Metas aumentam o foco, então os OKRs ajudam as empresas a priorizarem os resultados mais importantes daquele período, o que auxilia na produtividade.

Problemas são identificados e solucionados rapidamente com a transparência dos OKRs

Os OKRs são abertos a todos. Essa transparência permite identificar, rapidamente, contradições e problemas para serem solucionados logo em seguida.

Motiva os profissionais por ter metas ambiciosas e realizáveis

Como OKRs funcionam mais como uma ferramenta de gestão, e não estão estritamente vinculados à compensação dos funcionários, estabelecer metas ambiciosas e alcançáveis pode estimular inovações no ambiente de trabalho.

Divisão da meta geral em metas específicas ajuda a otimizar esforços

A conexão entre o esforço aplicado e os resultados obtidos é sempre relativa e não absoluta. É crucial que os resultados-chave de uma equipe estejam vinculados a conquistas específicas para quem é responsável pelo OKR.

Portanto, se a equipe responsável por vendas realizadas por e-commerce parceiros precisa “aumentar a conversão de clientes por meio do parceiro x” (objetivo), o Resultado-Chave deve ser, por exemplo, “aumento de x% da taxa de conversão de clientes do parceiro x”.

Agilidade como consequência dos ciclos curtos

Em um ambiente com mudanças rápidas no mercado e nas estratégias, os OKRs devem ser avaliados em períodos curtos de planejamento e revisão, proporcionando flexibilidade para ajustar objetivos ou resultados-chave conforme necessário. Os planos costumam ser elaborados em intervalos de três a seis meses.

Quais são os erros mais comuns na implementação da metodologia OKR?

Um dos erros mais comuns na implementação da metodologia OKR é não monitorar periodicamente os objetivos definidos. Dessa forma, a meta cairá no esquecimento e não será alcançada. Outro equívoco é a ausência de liderança. O líder da implementação dos OKRs é muito mais do que um coordenador de projetos; ele deve ser o grande estimulador da mudança dos rumos da empresa.

Os OKRs são uma metodologia de gestão poderosa

A metodologia OKR é uma ferramenta poderosa para estabelecer, perseguir e alcançar metas importantes, promovendo uma cultura focada em resultados e adaptabilidade. Quando implementada corretamente, pode significativamente impulsionar o desempenho organizacional e a satisfação da equipe.

Quer ficar por dentro de assuntos e conteúdos de gestão? Então siga a Remessa Online nas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

Resumindo

O que é a metodologia OKR?

OKR é um sistema de definição de metas, tanto individuais quanto coletivas, que se alinham aos objetivos gerais de uma organização. A metodologia envolve tanto o estabelecimento de metas quanto seu acompanhamento e análise posterior.

Como funciona a metodologia OKR?

A metodologia OKR funciona através da gestão de metas e resultados de uma equipe e/ou empresa, com base em objetivos ambiciosos e motivadores. O progresso é acompanhado pelos resultados-chave – metas quantificáveis que, quando atingidas, contribuem para o sucesso do objetivo geral.

Qual diferença entre OKR e KPI?

A diferença entre OKR e KPI é que os OKRs são usados para definir e alcançar metas ambiciosas que inspiram a equipe, enquanto KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores específicos para mensurar o êxito e desempenho de ações em curso, oferecendo uma forma de manter o controle sobre as atividades.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar