IBC-Br: o que é, por que é importante acompanhar e como é calculado

Com impactos diretos no seu bolso, entender o que é o IBC-Br é bastante relevante para a sua educação financeira, ao saber como o seu patrimônio é afetado pela inflação e na rentabilidade de investimentos.

O IBC-Br demonstra como está a evolução da economia e o seu ritmo de crescimento, servindo como base para que o Banco Central adote medidas de controle da inflação. Assim, apesar de não ser observado por muitas pessoas, ele tem um papel essencial na economia.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona esse índice e por que é tão importante observá-lo, principalmente para quem atua como empreendedor ou investidor. Acompanhe!

O que é o índice IBC-Br?

O índice IBC-Br é um indicador que mede a evolução e o crescimento da atividade econômica nacional. O documento é divulgado desde março de 2010 e ele ajuda a elaborar a política monetária nacional. A sigla significa Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil.

Assim, o IBC-Br coleta os dados de diversos setores da economia, mede a evolução financeira do país e ajuda na política monetária brasileira. Além disso, ele também analisa as tendências de curto prazo.

Quando foi criado em 2003, o índice era divulgado por estado ou região do país, mas foi convertido e passou a ter caráter nacional em 2010. A divulgação ocorre sempre 45 dias após o mês da coleta dos dados de referência sobre a economia.

O IBC-Br desempenha importante contribuição para o Comitê de Política Monetária (Copom), no momento de definir a taxa de juros do Brasil, a Taxa Selic. Isso acontece, pois os dados do IBC-Br são utilizados para mensurar a atividade econômica e analisar a situação inflacionária do Brasil.

Como é calculado o IBC-Br?

O IBC-Br é calculado a partir de uma fórmula matemática que considera a arrecadação de impostos, as vendas no varejo, o crédito bancário, a produção industrial e outros fatores que influenciam a atividade econômica do país.

Esses dados são coletados mensalmente e, em seguida, o cálculo é realizado pelo Banco Central.

O Índice também considera as informações dos seguintes levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

Em épocas sazonais, como o Natal, são feitos dois cálculos. Um deles conta com os efeitos sazonais, enquanto o outro os exclui. Isso ajuda a entender de forma mais realista a situação econômica, além de revelar as tendências com mais exatidão.

Quem divulga o IBC-Br?

O IBC-Br é divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil. Diferentemente do indicador do PIB, o índice oficial da economia do Brasil, o qual é divulgado trimestralmente. A planilha do IBC-Br pode ser conferida por qualquer pessoa no site do Banco Central.

O Índice é acompanhado de perto pelos investidores, economistas e analistas de mercado, que utilizam os dados para fazer projeções sobre o desempenho da economia brasileira e para tomar decisões de investimento.

Por que é importante acompanhar o IBC-Br?

É importante acompanhar o IBC-Br, pois ele atesta como está o crescimento econômico do Brasil. Por isso, o IBC-Br é considerado um antecedente do PIB. O IBC-Br serve de referência para as condições do país de cumprir suas obrigações financeiras. Assim, torna-se essencial para investidores estrangeiros realizarem aportes no país.

Dessa maneira, quem tem investimentos ou negócios precisa acompanhar o IBC-Br para fazer previsões de mercado e tomar as melhores decisões financeiras. Porém, também é importante continuar acompanhando os demais dados para ter mais segurança ao investir.

Outra importância para acompanhar o Índice é a sua influência no Banco Central, servindo como base para o cálculo da Taxa Selic no controle da inflação e do consumo. Um resultado acelerado pode fazer com que as taxas de juros aumentem, enquanto a retração leva aos cortes.

Como a Selic é a taxa básica de juros, ela traz impactos diretos para grande parte dos investimentos, afetando os rendimentos obtidos, como na renda fixa.

Qual é a diferença entre o IBC-Br e o PIB?

Enquanto o IBC-Br tem cálculo mensal e possibilita acompanhar mais adequadamente a evolução da atividade econômica, o PIB tem frequência trimestral e detalha um quadro mais amplo da economia. O IBC-Br atua na tentativa de antecipar o resultado do PIB, publicado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE).

O Índice tem como base metodológica de cálculo o Sistema de Contas Nacional (SCN), porém não dispõe do mesmo painel de informações utilizado na compilação do PIB. O IBC-Br é calculado a partir da produção de agricultura, indústria e serviços, e não adota procedimentos de balanceamento entre oferta e demanda.

Já a estimativa do PIB equilibra dados da oferta com os da demanda. Logo, utiliza maior fluxo de informações do que o considerado pelo cálculo do Índice. Além disso, o Produto Interno Bruto também considera dados referentes ao consumo das famílias, além do gasto e investimentos do governo.

O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. Ademais, é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, com a missão de quantificar a atividade econômica de uma região.

Em suma, o IBC-Br e o PIB são indicadores agregados de atividade econômica com trajetórias similares no médio prazo. 

Como o IBC-Br interfere nos investimentos?

O IBC-Br interfere na rentabilidade dos investimentos, porque o indicador tem influência na determinação da taxa básica de juros. Esta, por sua vez, afeta os resultados dos investimentos, como os de renda fixa. Nesse caso, diversos títulos pós-fixados têm como referência a Taxa Selic, ou índices próximos a ela, por exemplo, o Certificado de Depósitos Interbancário (CDI).

As oscilações também atingem a Bolsa de Valores (B3). Os impactos são justificados por conta de ocasiões em que há queda de confiança na economia. Isso resulta na venda de ativos de maiores riscos, como as ações e os fundos imobiliários (FIIs).

Viu como é importante o investidor ter conhecimento sobre o IBC-Br? Além do aumento de patrimônio, é necessário saber como a rentabilidade dos seus ativos são afetados. Agora, aproveite e conheça a Remessa Online, a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil.

Resumindo

O que é IBC-Br?

O IBC-Br é um indicador que mede a evolução da atividade econômica no Brasil e participa na elaboração de estratégia de política monetária. Além disso, ele também analisa as tendências de curto prazo. A sigla é referente ao Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil.

Como é calculado o IBC-Br?

O IBC-Br é calculado a partir de uma fórmula matemática que considera a arrecadação de impostos, as vendas no varejo, o crédito bancário, a produção industrial e outros fatores que influenciam a atividade econômica do país.

Por que é importante acompanhar o IBC-Br?

É importante acompanhar o IBC-Br, pois ele atesta como está o crescimento econômico do Brasil. Por isso, o IBC-Br é considerado um antecedente do PIB. O IBC-Br serve de referência para as condições do país de cumprir suas obrigações financeiras. Assim, torna-se essencial para investidores estrangeiros realizarem aportes no país.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático