Artigos

Qual é a taxa Selic hoje? Bacen subiu Selic em 0,5%

A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. Ela é definida a cada 45 dias pelo Copom e é o indicador que influencia as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até alguns investimentos. Mas, você sabe como ela funciona e como acompanhar a taxa Selic hoje?

Confira o artigo abaixo para entender melhor o que é a taxa Selic, qual o valor do indicador em 2022 e quais as previsões para seu comportamento ao longo do ano.

O que é a Selic e como funciona?

O termo Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação de Custódia. De forma simples, é o sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos da dívida do governo, emitida pelo Tesouro Nacional, comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

Primeiramente, é preciso entender que qualquer governo precisa de dinheiro para fazer investimentos e pagar dívidas. Então, além da arrecadação de impostos, esse dinheiro também chega por meio de empréstimos de títulos do Tesouro Nacional.

Esses títulos são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo próprio governo através do Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Mas a maioria deles é comprada por grandes instituições financeiras porque essas instituições são obrigadas, por lei, a depositar uma parcela dos depósitos recebidos no dia em uma conta no Banco Central. Isso controla a quantidade de dinheiro em circulação e evita o aumento da inflação.

Taxa Selic Over e Meta

Para cumprir essa determinação, essas instituições fazem empréstimos entre elas com prazos curtos, como 24 horas. Para esse empréstimo, é cobrada uma taxa de juros e usa, como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central, a chamada Taxa Selic Over. 

Já a Taxa Selic Meta é a principal. É ela que serve como parâmetro para outras taxas praticadas no mercado, e tende a ser a menor taxa na economia. Aliás, é ela que ajuda a controlar os preços e, consequentemente, a economia. 

Qual a importância da taxa Selic?

A taxa Selic é extremamente importante para a economia brasileira. Ela tem impacto direto:

  • No controle da inflação;
  • Nas demais taxas de juros da economia brasileira;
  • Nos rendimentos dos principais investimentos de renda fixa.

O que significa Selic alta?

De forma resumida, podemos dizer que a Selic alta significa que a inflação no país também está alta. Isso porque, essa é a principal ferramenta do Banco Central para controlar a alta de preços no país, ou seja, a inflação.  

Portanto, quando o Banco Central diminui a taxa Selic, os juros baixam. Assim, as pessoas têm mais dinheiro para fazer compras e investimentos e aquece a economia. Já quando o BC aumenta a Selic, os juros ficam mais altos e diminui o poder de consumo da população. Dessa forma, o BC usa a Selic para controlar o consumo do brasileiro, portanto, a inflação. 

Como a Selic é definida?

 A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que se reúne para avaliar o cenário econômico e decidir se a taxa deve subir, cair ou seguir no mesmo nível. 

Para isso, o Copom analisa diversos indicadores financeiros do país e a inflação é o principal deles. Outros fatores são o perfil dos títulos públicos federais negociados, o movimento do dólar, o nível de emprego e renda da população, entre outros.

Então, o Copom analisa a necessidade de aumentar, diminuir ou manter a Selic de acordo com os riscos e oportunidades no cenário macroeconômico. Sempre tendo em conta que o objetivo é manter a inflação no nível estabelecido pela meta que, atualmente, é de 3,5% ao ano para 2022.

Taxa Selic hoje em 2022

O valor da taxa Selic até o momento está em 13,25% ao ano. Esse valor foi definido no dia 04 de maio na reunião do Copom, subindo de 12,75% para 13,25%. Esse foi seu 11º aumento consecutivo – a maior série de altas da taxa de juros.

A próxima reunião do Copom para definir a Selic acontece nos dias 2 e 3 de agosto de 2022 e é esperado que mantenha-se estável em 13,25% ao ano.

Histórico da Selic em 2021

O ano de 2021 foi marcado por altas consecutivas na Taxa Selic. Em dezembro, o Copom definiu que a taxa básica iria subir para 9,25% ao ano, o maior  patamar desde julho de 2017, quando também esteve em 9,25% ao ano. 

Aliás, o ano fechou em alta após uma série histórica de aumentos consecutivos. Desde março, ao todo a Selic subiu 7,25 pontos percentuais em 2021, conforme observamos na tabela abaixo:  

Data da reunião do Copom (2021)Taxa Selic fixada em
20 de janeiro2%
17 de março2,75%
5 de maio3,5%
16 de junho4,25%
4 de agosto5,25%
22 de setembro6,25%
27 de outubro7,75%
8 de dezembro9,25%

O futuro da taxa Selic em 2022

As projeções são que inflação fique na casa dos 13,25% até o final de 2022 e de 2023. A expectativa de economistas é de que a Selic chegasse a 13% até o final de 2022, segundo a última pesquisa semanal Focus do Banco Central. A divulgação do boletim está irregular por conta da greve dos servidores e a taxa já ultrapassou a expectativa da última análise divulgada. As próximas reuniões do Copom acontecem nos dias:

  • 2 e 3 de agosto;
  • 20 e 21 de setembro;
  • 25 e 26 de outubro;
  • 6 e 7 de dezembro.

A última reunião do Copom ocorreu 14 e 15 de junho de 2022.

Como investir na Taxa Selic?

É possível investir em Títulos Públicos e Privados atrelados à Selic ou ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Para investir na Taxa Selic, você pode investir em:

  1. Letra Financeira do Tesouro (LFT), conhecido como Tesouro Selic que fica disponível na plataforma do Tesouro Direto;
  2. Certificado de Depósito Bancário (CDBs);
  3. Tesouro Direto;
  4. Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  5. Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Quer investir mais e melhor? Então, acompanhe as principais notícias do mercado financeiro no blog da Remessa Online.

FAQ – Perguntas frequentes

O que é a Taxa Selic?

Taxa Selic é a taxa de juros básica do Brasil. Ela é definida a cada 45 dias pelo Copom e é usada para controlar a inflação. 

Qual o valor da Taxa Selic hoje (2022)?

A última reunião do Copom, em março de 2022, definiu a Selic em 12,75%, com aumento pela décima vez consecutiva. A próxima reunião acontece em junho e o relatório da Focus prevê que a Selic deve chegar a 13% até o final de 2022.

Como investir na Taxa Selic?

Para investir na Taxa Selic, é preciso fazer investimentos em títulos atrelados a ela, como o Tesouro Selic.  

Andrea Cortes

Jornalista por formação, e de coração, deixou o Brasil para morar na Inglaterra. Produtora de conteúdo com destaque para as áreas de economia, finanças, empreendedorismo, turismo e desenvolvimento pessoal. Escritora, contadora de histórias, leitora e apaixonada por conhecimento.

Artigos recentes

  • Pessoa Física

Airbnb proíbe festas de forma permanente em imóveis reservados na plataforma

O Airbnb determinou a proibição de festas em imóveis alugados na sua plataforma. Saiba tudo…

3 horas ago
  • Artigos

Conheça os 10 homens mais ricos do Brasil em 2022 e como eles investem

Você sabe quais são os homens mais ricos do Brasil em 2022, e como eles…

4 horas ago
  • Economia e mercado

Alemanha em ritmo da festa junina: a inflação está caindo…é mentira

Alemanha em ritmo da festa junina: a inflação está caindo…é mentira. Confira agora a análise…

4 horas ago
  • Pessoa Física

Quem tem direito à Restituição do Imposto de Renda e como ela é realizada

Neste artigo, vamos te ajudar a entender quem tem direito à restituição do Imposto de…

4 horas ago
  • Pessoa Física

O IOF é cobrado em toda transferência internacional?

Se você já fez uma transferência internacional ou começou a pesquisar sobre as taxas cobradas…

4 horas ago
  • Artigos

Saiba como funciona investir na Bolsa de Valores

Saber como funciona a bolsa de valores é essencial para quem deseja iniciar um investimento,…

5 horas ago

Simule suas transferências internacionais com as melhores taxas e prazos!

Simule como PJ
Simule como PF