Real vs Dólar: depreciação do Real

Nesta semana mais curta e com abalos na política, vimos uma forte depreciação do Real de aproximadamente 0,33%. Saiba mais!

Como investir no exterior

Nesta semana mais curta com feriado e, para alguns, com o mega feriado que começou na sexta passada (26/3), é inevitável não colocar a situação brasileira no centro da nossa leitura.

Além do pedido de demissão do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que abriu espaço para o diplomata de carreira, Carlos França, assumir o posto, outras mudanças abalaram o Planalto. 

Outros cinco ministros foram substituídos, quais sejam,  

  • na Casa Civil, o General Luiz Eduardo Ramos, no lugar de Braga Netto; 
  • na Justiça e Segurança Pública, o Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres; 
  • na Defesa, o General Braga Netto, no lugar de Azevedo e Silva; 
  • na Secretaria de Governo: deputada federal Flávia Arruda (PL-DF); 
  • e na Advocacia-Geral da União (AGU): André Mendonça, no lugar de José Levi Mello.

As mudanças são significativas,  especialmente por abrir espaço para o centrão no executivo com a deputada Flávia Arruda, ligada ao grupo do presidente da Câmara.

Mas ainda mais impactante foi a demissão quase que imediata do comando das Forças Armadas:  Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica).

Esta foi a primeira vez desde 1985, portanto, desde a retomada do regime democrático, que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

Mas não podemos deixar de lado também o anúncio de mais um pacote de mais 2 trilhões de dólares do governo Biden para fazer frente à combalida economia impactada pela pandemia.

A proposta contempla investimentos em infraestrutura para gerar empregos e movimentar a economia, além do aumento do imposto sobre lucros corporativos. Apesar de ter sido recebida com alguma resistência, parlamentares concordam que são ações necessárias. 

Em meio a esse cenário, a moeda estadunidense abriu a segunda-feira (29), cotada a R$ 5,755. Por outro lado, nesta quinta-feira (1), a moeda abriu o pregão cotada a R$ 5,7740. Com isso, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 0,33% ao longo desta semana.