Real vs Libra Esterlina: apreciação do Real

Um dos anúncios “quentes” da semana veio justamente da terra da rainha: a expansão da economia do Reino Unido no fim de 2020 foi  revisada para cima”. Pode parecer pouco, uma vez que se trata do crescimento passado e de um percentual relativamente pequeno da revisão (de 1% para 1,3%).

Mas o contexto cria significado e, nesse caso, a atual conjuntura britânica eleva o otimismo. Em janeiro, o país chegou a registrar mais de 1.200 mortes por dia decorrentes da Covid-19 e, em março, como relatamos neste espaço, o número já foi menor do que cem. 

Parte significativa desse bom desempenho tem sido a vacinação e o teste em massa. Esta semana, por exemplo, o primeiro ministro Boris Johnson anunciou que todos os moradores da Inglaterra poderão fazer um teste de Covid-19 duas vezes por semana.

Desse modo, com acompanhamento próximo e vacinação em curso, o Reino Unido estabeleceu um plano escalonado para aliviar as restrições nos próximos, indo na contramão de diversos países europeus que têm entrado em novos lockdowns para lidar com aumentos de casos.

Em meio a esse otimismo crescente com a economia britânica, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (5) cotada a R$ 7,8924. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (9), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,6470. Trata-se de uma apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 3,11%.

Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força em aproximadamente 0,67%.

Confira o De Olho no Câmbio #116, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024