Real x Euro: apreciação semanal do Real

Tivemos uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,63%.

Na Zona do Euro, o escritório de estatísticas divulgou o resultado do nível de preços do bloco. A inflação saltou em março, o que deve ser uma alta forte mas temporária repetindo os movimentos vistos em meses anteriores nos últimos anos. 

A percepção de alta temporária se dá por conta dos elementos que puxaram os preços, quais sejam, energia e alimentos não processados. De todo modo, esse movimento deve aproximar o nível de preços da meta do Banco Central Europeu de 2% para 2021.

Paralelamente, a União Europeia encerrou o primeiro trimestre da campanha de vacinação sem cumprir as metas que tinha estabelecido. Em linha com o que trouxemos há algumas semanas, houve escassez de vacinas na região que impactou nesse processo e, portanto, teve reflexo no não atingimento das metas da campanha. 

Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (29) cotado a R$ 6,785. Mas na abertura desta quinta-feira (1), a cotação foi de R$ 6,6064. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,63%. Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar se fortaleceu ao longo da semana. O Euro, portanto, perdeu valor em aproximadamente 0,58%.