Real x Libra Esterlina: apreciação do Real

Tivemos uma apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 2,18%.

A expansão da economia do Reino Unido em 2020 foi revisada para cima pelo escritório de estatísticas do bloco. No 4º trimestre, a alta foi de 1,3%, por outro lado, o tombo do PIB foi revisado para uma queda de 9,8%, contra estimativa inicial de retração de 9,9%.

Adicionalmente, o índice de gerentes de compras (PMI industrial, em inglês) do Reino Unido subiu de 55,1 em fevereiro para 58,9 em março. O resultado animou os mercados e trata-se do maior nível desde fevereiro de 2011. Segundo a metodologia, pontuação maior que 50 indica que o setor manufatureiro britânico se expandiu no mês passado e em ritmo consideravelmente mais forte.

E em linha com o que trouxemos na semana passada, o Reino Unido conseguiu zerar o número de mortes. Isso aconteceu neste domingo, 28 de março, segundo dados da Public Health England (PHE). Os dados levam em conta pacientes que morreram até 28 dias após teste positivo de coronavírus.

Em meio a isso, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (29) cotada a R$ 7,939. Contudo, na abertura do pregão de quinta-feira (1), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,766. Trata-se de uma apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 2,18%. Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a LIbra perdeu 0,05% de seu valor para o par estadunidense.